Currículo

Enoturismo e Negócio do Vinho 03440

Contextos

Groupo: Escola de Gestão > Optativas > Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral > 2º Ciclo

ECTS

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Compreender as tendências na indústria global dos vinhos Definir os conceitos de wine marketing Compreender as componentes do plano de marketing para a indústria dos vinhos Identificar o papel dos vinhos como uma forma de desenvolvimento da agricultura, desenvolvimento sustentável, enoturismo e marca do destino

Programa

[I] Enoturismo 1.Características do enoturista, comportamento e segmentos 2.Planeamento e marketing de eventos vínicos 3.Gestão da marca do destino 4.Impacto económico do enoturismo nas economias locais [II] Wine business 5.Produção e consumo 6.Mercados internacionais 7.Plano de marketing na indústria dos vinhos 8.Provas de vinhos

Método de Avaliação

O sistema de avaliação contínua é composto por: Teste escrito - 50% (nota mínima 8,5); Trabalho de Grupo- 45% (nota mínima 10); Participação (individual)- 5% (nota mínima 10). A assiduidade mínima é de 2/3 das aulas. Esta UC contempla a avaliação por Exame (nota mínima 10). São admitidos a esta modalidade de avaliação os estudantes que por ela tenham optado, bem como os estudantes que não tenham obtido aprovação na avaliação contínua. Nesta modalidade de avaliação, o Exame corresponde a 100% da nota final.

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 120.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • Lamy, J. L. (2018). The Business of Winemaking. Board and Bench Publishing: USA:

Secundária

  • Iaia, L., Vrontis, D., Maizza, A., Fait, M., Scorrano, P., & Cavallo, F. (2019). Family businesses, corporate social responsibility, and websites: The strategies of Italian wine firms in talking to stakeholders. British Food Journal. Obermayer, N., K?vári, E., Leinonen, J., Bak, G., & Valeri, M. (2022). How social media practices shape family business performance: the wine industry case study. European Management Journal, 40(3), 360-371. Morkel, A., Nienaber, H., & McNeill, R. (2021). TIME FOR CHANGE: TOOLS ENHANCING COMPETITIVE ADVANTAGE IN THE WINE BUSINESS. Journal of Global Business and Technology, 17(2), 20-40.:

Disciplinas de Execução

2024/2025 - 2º Semestre

2019/2020 - 2º Semestre

2020/2021 - 2º Semestre

2021/2022 - 2º Semestre

2022/2023 - 2º Semestre

2023/2024 - 2º Semestre