Currículo
Gestão de Equipas L7004
Contextos
Groupo: Escola de Gestão > Optativas > Departamento de Recursos Humanos e Comportamento Organizacional > 1º Ciclo
ECTS
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
No final da unidade curricular, os alunos devem ser capazes de: OA1. Conhecer e avaliar criticamente os fundamentos teóricos do trabalho em equipa. OA2. Conhecer os processos cognitivos, motivacionais, afetivos e de coordenação adequados que promovem a eficácia das equipas em contexto organizacional. OA3. Conhecer e utilizar instrumentos e técnica para promover o trabalho em equipa nas organizações
Programa
1. O trabalho em equipa nas organizações 2. Aspetos estruturais no funcionamento das equipas 3. Processos cognitivos, motivacionais, afetivos e de coordenação de equipas eficazes 4. Gestão de grupos e equipas de trabalho em contexto organizacional.
Método de Avaliação
Trabalho de grupo: 50% Trabalho individual: 50% O guião dos trabalhos será fornecido durante as aulas. O trabalho de grupo e o trabalho individual constituem critérios suficientes e únicos de avaliação, salvaguardando o regulamento de avaliação da Escola de Gestão.
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 113.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- - Mathieu, J. E., Gallagher, P. T., Domingo, M. A., & Klock, E. A. (2019). Embracing Complexity: Reviewing the Past Decade of Team Effectiveness Research. Annual Review of Organizational Psychology and Organizational Behavior, 6(1), 17–46. doi:10.1146/annurev-orgpsych-012218-015106 - Marks, M. A., Mathieu, J. E., & Zaccaro, S. J. (2001). A Temporally Based Framework and Taxonomy of Team Processes. Academy of Management Review, 26, 356-376. - Salas,E., Goodwin,G., & Burke,C. (2009). Team effectiveness in complex organizations. New York: Psychology Press. - Thompson, L. (2018).Making the team: A guide for managers. New Jersey: Pearson Education:
Secundária
- - Marques-Quinteiro, P., Rico, R., Passos, A. M., & Curral, L. (2019). There is light and there is darkness: On the temporal dynamics of cohesion, coordination and performance in business teams. Frontiers in Psychology, 10. doi: 10.3389/fpsyg.2019.00847 - Marques-Quinteiro, P., Uitdewilligen, S., Costa, P., & Passos, A. M. (2022). Learning through time: The role of team reflexivity and virtuality in decision-making teams. The Learning Organization, 29(1), 69–82. https://doi.org/10.1108/tlo-09-2020-0157 - 3. Maynard, M. T., Kennedy, D. M., Sommer, S. A., & Passos, A. M. (2015). Team Cohesion: A Theoretical Consideration of Its Reciprocal Relationships within the Team Adaptation Nomological Network. In E. Salas, W. B. Vessey, & A. X. Estrada (Eds.), Research on Managing Groups and Teams, 17, 83–111. doi:10.1108/s1534-085620150000017005 - Santos, C., Uitdewilligen, S., Passos, A. M., Marques-Quinteiro, P., & Maynard, M. T. (2021). The effect of a concept mapping intervention on shared cognition and adaptive team performance over time. Group & Organization Management, 46(6), 984–1026. https://doi.org/10.1177/ 1059601120981623.: