Currículo

Turismo Electrónico 03444

Contextos

Groupo: Escola de Gestão > Optativas > Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral > 2º Ciclo

ECTS

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

1.Descrever os principais tipos de transações modelos de negócio em comércio eletrónico 2.Listar os tipos de mercados eletrónicos e descrever as suas características 3.Descrever a intermediação online e a sua caracterização 4. Identificar os principais tipos de modelos de negócio de e-commerce no setor da hotelaria e turismo. 5.Explicar as características dos principais modelos eletrónicos de B2B. 6.Discutir aplicações de m-commerce 7.Compreender a Web 2.0 e a revolução nas redes sociais 8.Compreender o processo de tomada de decisão dos consumidores, estudos de mercado e principais métodos publicitários utilizados na Internet

Programa

1.Introduçao ao Comercio Eletrónico em Hotelaria e Turismo (E-Tourism) 2.E-Marketplaces 3.E-Tailing 4.Comercio Eletrónico B2B 5.Sistemas de Comercio Eletrónico Inovadores 6.M-Commerce 7.Web 2.0 e Redes Sociais 8.Comportamento do Consumidor Online, Estudos de Mercado eletrónicos e Publicidade na Internet

Método de Avaliação

O sistema de avaliação contínua inclui: Teste - 50% (nota mínima 8,5); Trabalho de Grupo - 35% (n. mín. 10); Estudos de caso e análise de artigos - individual e/ou em grupo - 15% (n. mín. 10). A assiduidade mínima é de 2/3 das aulas. A UC contempla avaliação por Exame. São admitidos nesta modalidade os estudantes que por ela tenham optado, bem como os estudantes que não tenham obtido aprovação na avaliação contínua. Nesta modalidade de avaliação, o Exame corresponde a 100% da nota final.

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 120.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • Xiang, Z., Fuchs, M., Gretzel, U., & Höpken, W. (Eds.). (2022). Handbook of e-Tourism. Springer International Publishing.:

Secundária

  • Laudon Kenneth, Traver Carol (2014) E-Commerce Essentials (1/E). Pearson. Alcántara-Pilar, J. M., del Barrio-García, S., Crespo-Almendros, E., & Porcu, L. (2017). Toward an understanding of online information processing in e-tourism: does national culture matter?. Journal of Travel & Tourism Marketing, 34(8), 1128-1142. https://doi.org/10.1080/10548408.2017.1326363 Hamid, R. A., Albahri, A. S., Alwan, J. K., Al-Qaysi, Z. T., Albahri, O. S., Zaidan, A. A., ... & Zaidan, B. B. (2021). How smart is e-tourism? A systematic review of smart tourism recommendation system applying data management. Computer Science Review, 39, 100337. https://doi.org/10.1016/j.cosrev.2020.100337 Gretzel, U., Fuchs, M., Baggio, R., Hoepken, W., Law, R., Neidhardt, J., ... & Xiang, Z. (2020). e-Tourism beyond COVID-19: a call for transformative research. Information Technology & Tourism, 22(2), 187-203. https://doi.org/10.1007/s40558-020-00181-3:

Disciplinas de Execução

2024/2025 - 2º Semestre

2019/2020 - 2º Semestre

2020/2021 - 2º Semestre

2021/2022 - 2º Semestre

2022/2023 - 2º Semestre

2023/2024 - 2º Semestre