Currículo
Turismo Electrónico 03444
Contextos
Groupo: Escola de Gestão > Optativas > Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral > 2º Ciclo
ECTS
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
1. Diferenciar os principais tipos de transações modelos de negócio em comércio eletrónico 2. Sintetizar os tipos de mercados eletrónicos e descrever as suas características 3. Explicar a intermediação online e a sua caracterização 4. Diferenciar os principais tipos de modelos de negócio de e-commerce no setor da hotelaria e turismo. 5. Explicar as características dos principais modelos eletrónicos de B2B. 6. Planear aplicações de m-commerce 7. Definir a Web 2.0 e a revolução nas redes sociais 8. Diferenciar o processo de tomada de decisão dos consumidores, estudos de mercado e principais métodos publicitários utilizados na Internet
Programa
1. Introduçao ao Comercio Eletrónico em Hotelaria e Turismo (E-Tourism) 2. E-Marketplaces 3. E-Tailing 4. Comercio Eletrónico B2B 5. Sistemas de Comercio Eletrónico Inovadores 6. M-Commerce 7. Web 2.0 e Redes Sociais 8. Comportamento do Consumidor Online, Estudos de Mercado eletrónicos e Publicidade na Internet
Método de Avaliação
O sistema de avaliação avaliação ao longo do semestre inclui: Teste individual - 60% (nota mínima 8,5); Trabalho(s) de Grupo - 30% (n. mín. 10); Estudos de caso e análise de artigos - individual e/ou em grupo - 10% (n. mín. 10). A assiduidade mínima é de 2/3 das aulas. A UC contempla avaliação por Exame. São admitidos nesta modalidade os estudantes que por ela tenham optado, bem como os estudantes que não tenham obtido aprovação na avaliação ao longo do semestre. Nesta modalidade de avaliação, o Exame corresponde a 100% da nota final.
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 120.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- Xiang, Z., Fuchs, M., Gretzel, U., & Höpken, W. (Eds.). (2022). Handbook of e-Tourism. Springer Cham: Switzerland. https://doi.org/10.1007/978-3-030-48652-5:
Secundária
- Bilro, R. G., Loureiro, S. M. C., & Guerreiro, J. (2018). Exploring online customer engagement with hospitality products and its relationship with involvement, emotional states, experience and brand advocacy. Journal of Hospitality Marketing & Management, 28(2), 147–171. https://doi.org/10.1080/19368623.2018.1506375 Laudon Kenneth, Traver Carol (2014) E-Commerce Essentials (1/E). Pearson. Bilro, R.G. and Loureiro, S.M.C. (2023), "I am feeling so good! Motivations for interacting in online brand communities", Journal of Research in Interactive Marketing, Vol. 17 No. 1, pp. 61-77. https://doi.org/10.1108/JRIM-07-2021-0182 Hamid, R. A., Albahri, A. S., Alwan, J. K., Al-Qaysi, Z. T., Albahri, O. S., Zaidan, A. A., ... & Zaidan, B. B. (2021). How smart is e-tourism? A systematic review of smart tourism recommendation system applying data management. Computer Science Review, 39, 100337. https://doi.org/10.1016/j.cosrev.2020.100337 Gretzel, U., Fuchs, M., Baggio, R., Hoepken, W., Law, R., Neidhardt, J., ... & Xiang, Z. (2020). e-Tourism beyond COVID-19: a call for transformative research. Information Technology & Tourism, 22(2), 187-203. https://doi.org/10.1007/s40558-020-00181-3: