Currículo
Avaliação e Gestão da Performance de Negócio 02436
Contextos
Groupo: Escola de Gestão > Optativas > Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral > 2º Ciclo
ECTS
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
No final da unidade curricular, cada estudante deverá ser capaz de atingir os seguintes objetivos de aprendizagem (OA) : OA1. Identificar o que deve ser mensurado e gerido. OA2. Compreender as razões que levam à implementação de sistemas de mensuração da performance. OA3. Compreender o papel dos sistemas de avaliação do desempenho na monitorização e na melhoria das práticas de gestão. OA4. Entender como a mensuração do desempenho pode suportar a implementação estratégica através da elaboração de um mapa estratégico de performance.
Programa
Os conteúdos programáticos (CP) são os seguintes: CP1. Introdução -Complementos de gestão estratégica -A necessidade de processos de mensuração do desempenho e de apoio à tomada de decisão -Principais dificuldades num processo de decisão -Diferentes abordagens de apoio à tomada de decisão CP2. O processo de mensuração e apoio à decisão -Os stakeholders e os aspetos comportamentais da decisão -Principais paradigmas e convicções -Etapas do processo de avaliação da performance -Métodos de estruturação -Representação do problema de decisão enquanto problema complexo CP3. Decisão com múltiplos critérios -Objetivos e atributos -Avaliação multicritério e trade-offs -Construção de funções de valor -Software para decisões com múltiplos objetivos CP4. Implementação do processo de mensuração -Pré-análise -Avaliação de resultados -Formulação de recomendações CP5. Aplicações e discussão de casos de estudo -Estudo de caso na banca de retalho -Estudo de caso no mercado de habitação
Método de Avaliação
Opção 1 (Avaliação ao longo do semestre ) i. Teste escrito individual 50% ii. Trabalho de grupo 50% Aprovação: Média ponderada de 10 valores ou superior, com a nota mínima de 8 em cada uma das componentes da avaliação. Opção 2 (Avaliação por exame) Aprovação: 10 valores ou superior
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 119.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- Murcia, N.; Ferreira, F. & Ferreira, J. (2022). Enhancing strategic management using a 'quantified VRIO': Adding value with the MCDA approach. Technological Forecasting & Social Change, 174, 1-9. Grant, R. (2021). Contemporary Strategy Analysis (11th Edition), Wiley. Doumpos, M.; Ferreira, F & Zopounidis, C. (2021). Multiple Criteria Decision Making for Sustainable Development: Pursuing Economic Growth, Environmental Protection and Social Cohesion. Germany: Springer.:
Secundária
- Ackerman, F. & Eden, C. (2011). Making Strategy: Mapping Out Strategic Success. London: Sage. Ferreira, F. (2011). Avaliação Multicritério de Agências Bancárias: Modelos e Aplicações de Análise de Decisão (1st Edition), Faro: Universidade do Algarve e FCT. Madhavan, R.; Tunstel, E. & Messina, E. (2009), Performance Evaluation and Benchmarking of Intelligent Systems, Springer.: