Currículo

Avaliação e Gestão da Performance de Negócio 02436

Contextos

Groupo: Escola de Gestão > Optativas > Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral > 2º Ciclo

ECTS

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Depois do curso, os alunos devem estar preparados para: a) Identificar o que deve ser mensurado e gerido. b) Compreender as razões que levam à implementação de sistemas de mensuração da performance. c) Compreender o papel dos sistemas de avaliação da performance na monotorização e na melhoria das práticas de gestão. d) Entender como a mensuração da performance pode suportar a implementação estratégica através da elaboração de um mapa estratégico de performance.

Programa

1) Introdução -Complementos de gestão estratégica -A necessidade de processos de mensuração do desempenho e de apoio à tomada de decisão -Principais dificuldades num processo de decisão -Diferentes abordagens de apoio à tomada de decisão 2) O processo de mensuração e apoio à decisão -Os stakeholders e os aspetos comportamentais da decisão -Principais paradigmas e convicções -Etapas do processo de avaliação da performance -Métodos de estruturação -Representação do problema de decisão enquanto problema complexo 3) Decisão com múltiplos critérios -Objetivos e atributos -Avaliação multicritério e trade-offs -Construção de funções de valor -Software para decisões com múltiplos objetivos 4) Implementação do processo de mensuração -Pré-análise -Avaliação de resultados -Formulação de recomendações 5) Aplicações e discussão de casos de estudo -Estudo de caso na banca de retalho -Estudo de caso em finanças empresariais -Estudo de caso no mercado de habitação

Método de Avaliação

Opção 1 (Avaliação Contínua) - Trabalho de Grupo: 40%. - Teste Escrito Individual: 60%. Aprovação: Média ponderada de 10 valores ou superior, com a nota mínima de 8 em cada uma das componentes de avaliação contínua. Opção 2 (Exame Final) Aprovação: 10 valores ou superior.

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 119.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • Murcia, N.; Ferreira, F. & Ferreira, J. (2022); Enhancing strategic management using a 'quantified VRIO': Adding value with the MCDA approach; Technological Forecasting & Social Change; Vol. 174, 1-9. Howick, S.; Ackermann, F.; Walls, L.; Quigley, J. & Houghton, T. (2017), Learning from mixed OR method practice: The NINES case study, Omega - The International Journal of Management Science, Vol. 69, 70-81. Doumpos, M.; Ferreira, F & Zopounidis, C. (2021), Multiple Criteria Decision Making for Sustainable Development: Pursuing Economic Growth, Environmental Protection and Social Cohesion, Springer, Germany.:

Secundária

  • Madhavan, R.; Tunstel, E. & Messina, E. (2009), Performance Evaluation and Benchmarking of Intelligent Systems, Springer. Grant, R. (2018), Contemporary Strategy Analysis (10th Edition), Wiley. Ferreira, F. (2011), Avaliação Multicritério de Agências Bancárias: Modelos e Aplicações de Análise de Decisão, Universidade do Algarve e FCT, 1st Ed. Ackerman, F. & Eden, C. (2011), Making Strategy: Mapping Out Strategic Success, Sage, London.:

Disciplinas de Execução

2024/2025 - 2º Semestre

2019/2020 - 2º Semestre

2020/2021 - 2º Semestre

2021/2022 - 2º Semestre

2022/2023 - 2º Semestre

2023/2024 - 2º Semestre