Currículo
Ferramentas de Comunicação de Marketing M8506
Contextos
Groupo: Escola de Gestão > Optativas > Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral > 2º Ciclo
ECTS
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
No final do período curricular desta UC, o estudante deverá: OA1. Analisar a estratégia de comunicação com a estratégia de marketing e sustentabilidade, considerando aspetos éticos OA2. Compreender a natureza e as estratégias de comunicação OA3. Compreender as principais ferramentas de comunicação e o seu papel OA4. Avaliar os principais conceitos associados à marca na perspetiva da comunicação: identidade, imagem e reputação da marca OA5. Analisar e avaliar anúncios publicitários sem esquecer diferenças culturais OA6. Conhecer as características da personalidade do vendedor e analisar com os instrumentos da promoção de venda 0A7. Conhecer os principais meios e formas de Relações públicas e analisar patrocínio e mecenato OA8. Conhecer a evolução do marketing direto e analisar com formas online e offline do marketing interativo e integrado e da criação de uma experiência
Programa
CP1-DA ESTRATÉGIA DE MARKETING À DA COMUNICAÇÃO Estratégia, sustentabilidade e aspetos éticos Processo de decisão CP2-NATUREZA DA COMUNICAÇÃO Processo e sistema de comunicação:push, pull, profile CP3-MIX DA COMUNICAÇÃO Meios, formas e papel das variáveis do mix da comunicação CP4-COMUNICAÇÃO DA MARCA Identidade, imagem, personalidade reputação, credibilidade e equity da marca Marcas corporativas versus produto Tec. VR, AR, AI na comunicação da marca CP5-AVALIAÇÃO DE ANÚNCIOS PUBLICITÁRIOS Criatividade, emoções, personalidade, cultura dos países: avaliação da eficácia CP6- FORÇA DE VENDA E PROMOÇÃO DE VENDA Estrutura da força de venda e personalidade Objetivos e instrumentos:promoção de venda CP7-RELAÇÕES PÚBLICAS NA COMUNICAÇÃO Meios e formas de comunicação com a comunicação social Patrocínio versus Mecenato CP8-MARKETING DIRETO, COMUNICAÇÃO ONLINE, MARKETING INTERATIVO E INTEGRADO Do catálogo ao online Blogs, redes sociais e outros Co-criação de experiência e passa-palavra
Método de Avaliação
Avaliação ao longo do semestre: trabalhos elaborados e apresentações (50% de ponderação- 30% trabalho temático); Prova escrita individual-(50% de ponderação). Na avaliação dos trabalhos, apresentações e da prova escrita é atribuída uma classificação de 0-20. Em nenhum destes elementos de avaliação a classificação poderá ser inferior a 7,5 valores. Avaliação ao longo do semestre, assiduidade mínima de 2/3 das aulas. Alunos que reprovarem na avaliação ao longo do semestre: exame com ponderação de 100%,nota mínima de 9,5.
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 119.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- Flynn, T. R., Smith, J.M., & Walsh, M.F. (2021). Integrated Marketing Communication: A Consumer-Centric Approach for the Digital. Kendall Hunt Publishing Campbell, C. (2025). Whether We Know It or Not, We’re All Slowly Befriending AI Agents. Journal of Advertising Research, 65(2), 143–145. Loureiro, S.M.C. et al. (2023). How can brands encourage consumers to donate data to a data-driven social partnership? An examination of hedonic vs. functional categories, Journal of business research, 164, 113958 https://doi.org/10.1016/j.jbusres.2023.113958 Loureiro, S.M.C. et al. (2021). Artificial Intelligence in Business: State of the Art and Future Research Agenda. Journal of Business Research, 129, 911-926 tom Dieck, M. C. et al. (2021). Augmented Reality and Virtual Reality: New Trends in Immersive Technology. Springer:
Secundária
- Loureiro, S.M.C., & Kaufmann, H.R. (2019). Exploring the Power of Electronic Word-of-Mouth in the Services Industry. IGI Global Leung, X. Y. et al. (2024). Immersive Advertising through Co-Creation: Lessons from the Visitor Economy: How to Enhance Experiential Competitiveness With an “Attract, Convert, and Delight” Strategy. Journal of Advertising Research, 64(3), 319–334. doi: 10.2501/JAR-2024-019 Nascimento,J.,&Loureiro,S.M.C.(2024).Mapping the sustainability branding field: emerging trends and future directions. Journal of Product and Brand Management, 33(2), 234-257. doi: 10.1108/JPBM-02-2023-4349 Batra, R., & Keller, K.L. (2016). Integrating Marketing Communications: New Findings, New Lessons, and New Ideas. Journal of Marketing, 80(6),122-145 Aaker, D. (2002), Building strong brands. Free Press Business Keller, K. L. (1993). Conceptualizing, Measuring, and Managing Customer Based Brand Equality. Journal of Marketing, 57, 1-22. Mooij, M. de, & Hofstede, G. (2010). The Hofstede model Applications to global branding and advertising strategy and research. International Journal of Advertising, 29(1), 85-110 Pieters, R. Wedel, M., & Batra, R. (2010). The Stopping Power of Advertising: Measures and Effects of Visual Complexity, Journal of Marketing, 74, 48-60 Watson, T. (2012). The evolution of public relations measurement and evaluation. Public Relations Review, 38, 390- 398 Guerreiro, J. Loureiro, S.M.C., & Ribeiro, C. (2022). Advertising Acceptance via Smart Speakers. Spanish Journal of Marketing (published 28 of October 2022) doi: 10.1108/SJME-02-2022-0028 Branca, G., Rescinity, R., & Loureiro, S.M.C. (2022). Virtual is so real! Consumers’ evaluation of product packaging in Virtual Reality. Psychology & Marketing, 14(3), 596-609. doi: 10.1002/mar.21743: