Currículo

Ferramentas de Comunicação de Marketing M8506

Contextos

Groupo: Escola de Gestão > Optativas > Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral > 2º Ciclo

ECTS

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

No final do período curricular desta UC, o estudante deverá: O1. Analisar a estratégia de comunicação com a estratégia de marketing e sustentabilidade, considerando aspetos éticos O2. Compreender a natureza e as estratégias de comunicação O3. Compreender as principais ferramentas de comunicação e o seu papel O4. Conhecer as características da personalidade do vendedor e analisar com os instrumentos da promoção de venda O5. Analisar e avaliar anúncios publicitários sem esquecer diferenças culturais O6. Avaliar os principais conceitos associados à marca na perspetiva da comunicação: identidade, imagem e reputação da marca 07. Conhecer os principais meios e formas de Relações públicas e analisar patrocínio e mecenato O8. Conhecer a evolução do marketing direto e analisar com formas online e offline do marketing interativo e integrado e da criação de uma experiência

Programa

CP1-DA ESTRATÉGIA DE MARKETING À DA COMUNICAÇÃO Estratégia, sustentabilidade e aspetos éticos Processo de decisão CP2-NATUREZA DA COMUNICAÇÃO Processo e sistema de comunicação:push, pull, profile CP3-MIX DA COMUNICAÇÃO Meios, formas e papel das variáveis do mix da comunicação CP4- FORÇA DE VENDA E PROMOÇÃO DE VENDA Estrutura da força de venda e personalidade Objetivos e instrumentos:promoção de venda CP5-AVALIAÇÃO DE ANÚNCIOS PUBLICITÁRIOS Criatividade, emoções, personalidade, cultura dos países: avaliação da eficácia CP6-COMUNICAÇÃO DA MARCA Identidade, imagem, personalidade reputação, credibilidade e equity da marca Marcas corporativas versus produto Tec VR, AR, AI na comunicação da marca CP7-RELAÇÕES PÚBLICAS NA COMUNICAÇÃO Meios e formas de comunicação com a comunicação social Patrocínio versus Mecenato CP8-MARKETING DIRETO, COMUNICAÇÃO ONLINE, MARKETING INTERATIVO E INTEGRADO Do catálogo ao online Blogs, redes sociais e outros Co-criação de experiência e passa-palavra

Método de Avaliação

Trabalhos elaborados e apresentações (60% de ponderação- 25% trabalho temático); Prova escrita individual-(40% de ponderação). Na avaliação dos trabalhos, apresentações e da prova escrita é atribuída uma classificação de 0-20. Em nenhum destes elementos de avaliação a classificação poderá ser inferior a 7,5 valores. Avaliação contínua, assiduidade mínima de 2/3 das aulas. Alunos que reprovarem na época normal:exame com ponderação de 100%,nota mínima de 9,5.

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 119.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

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Secundária

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Disciplinas de Execução

2024/2025 - 2º Semestre

2019/2020 - 2º Semestre

2020/2021 - 2º Semestre

2021/2022 - 2º Semestre

2022/2023 - 2º Semestre

2023/2024 - 2º Semestre