Currículo

Fraude e Reporting Financeiro FRF

Contextos

Groupo: Escola de Gestão > Optativas > Departamento de Contabilidade > 2º Ciclo

ECTS

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

LG1: Examinar um fato padrão ou cenário para identificar uma situação potencialmente fraudulenta. LG2: Identificar os três componentes do triângulo da fraude no contexto de um determinado cenário; LG3: Identificar os três elementos da fraude baseados num fato padrão ou cenário de fraude. Identificar vários atos de fraude baseados em padrões de fatos, probabilidade de ocorrência e significância de perdas potenciais; LG4: Identificar quais bandeiras vermelhas que podem indiciar atos e esquemas específicos de fraude e os tipos de controlos necessários para mitigar esses esquemas de fraude; LG5: Identificar e descrever esquemas de fraude financeira. da gestão; LG6:. Prevenir e deter os esquemas específicos de fraude como base para a detecção, investigação e reparação de fraudes.

Programa

Parte I - Compreender o fenómeno fraude: os elementos da fraude, estatísticas de fraude; o triângulo da fraude; e o conceito básico de "bandeiras vermelhas" (fatores de risco de fraude), relações anómalas, eventos, condições ou sintomas que indiciam uma maior probabilidade de fraude. Parte II - Técnicas de detecção e investigação. Parte III - Esquemas com rédito. Parte IV ? Esquemas com activos. Parte V ? Esquemas com gastos e passivos. Parte VI ? Outros esquemas de fraude financeira.

Método de Avaliação

A avaliação contínua inclui a realização de: A) Um exame individual (50%). (LG 1, 2, 3, 4, 5 e 6). B) Trabalho em equipe (50%). (LG 1, 2, 3,4, 5 e 6). C) Presença dos alunos em pelo menos 80% das aulas. D) Nota mínima de 7,5 pontos no exame individual e de 10 pontos nos trabalhos em equipa. Exame final: Os alunos que reprovam no sistema de avaliação contínua ou no exame final de 1ª época, podem frequentar um exame de 2ª época.

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 119.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • Association for Certified Fraud Examiners. Fraud Examiners Manual, 2016. Zack, G. M. (2012). Financial statement fraud: strategies for detection and investigation (Vol. 632). John Wiley & Sons. Wells, Joseph T. Principles of Fraud Examination. Hoboken, NJ: John Wiley & Sons, 4th edition, 2014.:

Secundária

  • Friedman, Jack P. Litigation Services Handbook Case Studies: Accounting, Economic, and Financial Issues in Litigation Support Research. Hoboken, NJ: John Wiley & Sons, 2016. Crumbley, D. Larry, Lester E. Heitger, and G. Stevenson Smith. Forensic and Investigative Accounting. Chicago: CCH Incorporated, 2015. Cheffers, Mark, and Michael Pakaluk. Understanding Accounting Ethics. Manchaug, Allen David Press, 2007. Bologna, G. Jack, and Robert J. Lindquist. Fraud Auditing and Forensic Accounting. Hoboken, NJ: John Wiley & Sons, 3rd edition, 2006. Anastasi, Joe. The New Forensics: Investigating Corporate Fraud and the Theft of Intellectual Property. Hoboken, NJ: John Wiley & Sons, 2003. Albrecht, W. Steve, and Chad 0.Albrecht. Fraud Examination &Prevention. Mason, OH: Thomson South-Western, 2004. Albrecht, W. Steve, Conan C. Albrecht, and Chad 0.Albrecht. Fraud Examination. Revised Mason, OH: Thomson South-Western, 4th edition, 2012. Beasley, Mark S.,Frank A. Buckless, Steven M. Glover, and Douglas F. Prawitt. Auditing Cases: An Active Learning Approach, Second Ed Upper Saddle River, NJ: Prentice Hall, 6th edition, 2014. Cases on auditing, fraud and forensic accounting published in Issues in Accounting Education. :

Disciplinas de Execução

2024/2025 - 2º Semestre

2020/2021 - 2º Semestre

2021/2022 - 2º Semestre

2022/2023 - 2º Semestre

2023/2024 - 2º Semestre