Currículo

Avaliação das Organizações Escolares 01681

Contextos

Groupo: Escola de Gestão > Optativas > Departamento de Recursos Humanos e Comportamento Organizacional > 2º Ciclo

ECTS

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

No final da UC, os/as estudantes deverão ser capazes de: OA1 – Identificar a organização escolar enquanto entidade de gestão democrática e autónoma, num contexto internacional, nacional e regional. OA2 – Identificar os diversos tipos de avaliação (por objetivos, objetos, natureza) de organizações escolares, relacionando o conceito de Avaliação com os conceitos de Qualidade e de Planeamento Estratégico. OA3 – Distinguir autoavaliação de avaliação externa contextualizando os dois processos no caso português. OA4 – Conceber/Executar processos de avaliação de organizações escolares, considerando as mais-valias/desafios a potenciar/contornar.

Programa

CP1 – Escolas como organizações: 1.1. Evolução histórica do conceito de escola, 1.2. Escola como organização de gestão democrática e autónoma, embora sob influência internacional, nacional e regional. CP2 – Modelos de Avaliação: 2.1. O conceito de Avaliação e em articulação com a Qualidade e o Planeamento Estratégico, 2.2. Os vários tipos de Avaliação (por objetivos, objetos, natureza), 2.3. Processos e abordagens de avaliação em organizações escolares. CP3 – Autoavaliação e Avaliação externa em organizações escolares: 3.1. Conceitos e evolução histórica, 3.2. O caso português: história, enquadramento, dimensões de análise, atores. CP4 – Processos de Avaliação em organizações escolares: 4.1. As fases de Avaliação: Diagnóstico, Decisão/Planeamento, Implementação/Monitorização, Avaliação, 4.2. Estratégias metodológicas por fase: como programar a avaliação, potenciando as oportunidades e superando os desafios, 4.3. A importância da participação nos processos de Avaliação.

Método de Avaliação

O sistema de avaliação desta Unidade Curricular foi concebido para medir o progresso dos/das estudantes de forma abrangente ao longo dos semestres e prevê as duas modalidades no Regulamento Geral da Avaliação de Conhecimentos e Competências: 1. Avaliação ao Longo do Semestre, que inclui os instrumentos indicados de seguida com as respetivas ponderações para o cálculo da nota final (entre 0 e 20 valores): - Assiduidade e Participação (10%): os/as estudantes são aconselhados a participar regularmente de forma presencial nas aulas para que tenham a possibilidade de adquirir as competências necessárias, não apenas para concluir a Unidade Curricular, mas também para aplicar nas suas profissões. - Trabalhos individuais (40%): Cada estudante terá de entregar, através do moodle, um mínimo de três trabalhos individuais, ao longo do semestre, que serão propostos todas as semanas pelo docente e selecionados de acordo com os gostos e tempos dos/das estudantes. Estes trabalhos consistem em análises de casos práticos de processos de avaliação de organizações escolares, ou mini ensaios sobre os conteúdos programáticos da Unidade Curricular (com o máximo de 2 páginas para cada trabalho individual). O/A estudante que assim o entenda, pode realizar mais trabalhos além do número mínimo para a obtenção da nota instrumento de avaliação; o docente dará feedback individualizado a todos os trabalhos entregues através do moodle. A nota a este instrumento será calculada a partir da média aritmética dos três trabalhos entregues através do moodle que tiveram as notas mais elevadas. - Trabalho de grupo (50%): Ensaio de reflexão crítica sobre um caso prático de processo de avaliação de uma organização escolar, com apresentação e discussão em aula, antes da entrega final em data a determinar (máximo de 12 páginas). O processo de avaliação ao longo do semestre, vulgo contínua, alinha-se com o processo de feedback, no sentido da promoção de uma aprendizagem progressiva e contínua, e que se prevê realizar informalmente, nas componentes participativas e ativas das aulas, e formalmente, aos trabalhos individuais e à apresentação e ao ensaio/trabalho de grupo. A avaliação contínua exige uma nota mínima de 7 valores em cada instrumento de avaliação para aprovação. 2. Avaliação por Exame (100%): para estudantes que optarem por esta modalidade de avaliação ou que não atinjam os critérios mínimos na Avaliação ao Longo do Semestre. O Exame final terá uma duração de 2 horas e cobrirá todos os conteúdos programáticos lecionado ao longo do semestre.

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 131.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • Capucha, L., Caramelo, S. (2024). Ciências Sociais Aplicadas – Planeamento e Avaliação de Políticas Públicas. Almedina. Capucha, L. e Sebastião, J. (2018). Políticas de educação, processos de gestão e avaliação das escolas em Portugal. Revista de Administração e Emprego Público, 4, p. 57-67. Fernandes, D. (2018). Contributos das perspetivas orientadas por/para uma agenda social. Imprensa da Universidade de Lisboa. Ferrarotto, L. (2022). As Repercussões das Avaliações Externas em Larga Escala na Organização do Trabalho Pedagógico: Uma Possibilidade de Discussão a Partir do Estágio Supervisionado. Educação em Revista, 38. Nogueira, A., Gonçalves, M., Costa, J. (2019). A Intervenção da Inspeção na AEE: um estudo com base nas perceções de diretores de escolas. Revista Portuguesa de Educação, 32(2), p. 171-187. Ramalho, B., Vera, M. (2023). Gestão Educacional e a Defasagem na Aprendizagem: A Atuação dos Dirigente Escolares para a Superação das Fragilidades Educacionais. SciELO Preprints.:

Secundária

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Disciplinas de Execução

2020/2021 - 2º Semestre

2021/2022 - 2º Semestre