Currículo
Sistemas Inteligentes Aplicados à Gestão Empresarial SIAGE
Contextos
Groupo: Escola de Gestão > Optativas > Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral > 2º Ciclo
ECTS
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
(1) Apresentar os principais conceitos de sistemas inteligentes com aplicação à gestão (2) Identificar as áreas de negócio em que os sistemas inteligentes podem criar valor (3) Desenhar modelos conceptuais para a integração de sistemas inteligentes nos processos de gestão (4) Ter autonomia para planear os seus processos de aprendizagem para avançar os seus conhecimentos na área em estudo e desenvolvimento contínuo.
Programa
I. Os sistemas inteligentes e a gestão II. Sistemas Inteligentes nas PME III. Aplicação de Sistemas inteligentes à gestão IV. Sistemas Inteligentes e Sustentabilidade
Método de Avaliação
Avaliação contínua -50% Teste Final Individual -35% Média das apresentações de casos com respetivos relatórios + apresentações de temas teóricos com respetivos relatórios -15% Ficha de leitura de grupo + participação nas aulas Para aprovação: Média ponderada de 10 valores ou superior, com nota de qualquer componente não inferior a 8 valores Para se manterem em AC os estudantes devem ter uma assiduidade obrigatória em aula de 2/3 Avaliação por exame final Para aprovação: 10 valores ou superior
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 129.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- Renato Lopes da Costa, Rui Gonçalves, Leandro Pereira (fothcoming). Sistemas inteligentes aplicados à Gestão empresarial, Actual Editora, Coimbra.:
Secundária
- Singh, S., Sharma, P. K., Yoon, B., Shojafar, M., Cho, G. H., & Ra, I. H. (2020). Convergence of blockchain and artificial intelligence in IoT network for the sustainable smart city. Sustainable Cities and Society, 63, 102364 Rikhardsson, P., & Yigitbasioglu, O. (2018). Business intelligence & analytics in management accounting research: Status and future focus. International Journal of Accounting Information Systems. 29:37-58 Rybicka, K. (2018). New Technologies ? the Impact on Contemporary Management Accounting. Prace Naukowe Uniwersytetu Ekonomicznego We Wroc?awiu, 515, 26?36. Barta, G. (2018). THE INCREASING ROLE OF IT AUDITORS IN FINANCIAL AUDIT: RISKS AND INTELLIGENT ANSWERS. Business, Management and Education, 16(1), 81?93 Creating Value with Artificial Intelligence: A Multi-stakeholder Perspective. Journal of Creating Value, 6(1), 72?85. Research and Implementation of Intelligent ERP Platform for SMEs Based on Cloud Computing. IOP Conference Series: Materials Science and Engineering, 646(1). Luburi?, R. (2017). Strengthening the Three Lines of Defence in Terms of More Efficient Operational Risk Management in Central Banks. Journal of Central Banking Theory and Practice, 6(1), 29?53. LOPES DA COSTA, R.; Á. Dias; L. Pereira; J. Santos; A. Capelo (2019). The impact of artificial intelligence on commercial management. Problems and Perspectives in Management, Vol. 17 (4), 441-452 Davenport, T., Guha, A., Grewal, D., Bressgott, T. (2020). How artificial intelligence will change the future of marketing. In Journal of the Academy of Marketing Science 48:24?42. https://doi.org/10.1007/s11747-019-00696-0 Kietzmann, J., Paschen, J., & Treen, E. (2018). Artificial Intelligence in Advertising: How Marketers Can Leverage Artificial Intelligence Along the Consumer Journey. Journal of Advertising Research, 58(3), 263-267 Finlay, S. (2018). Artificial Intelligence and Machine Learning for Business. In Artificial Intelligence and Machine Learning for Business for Non-Engineers (3rd ed.). Relativistic. Davenport, T. H., & Ronanki, R. (2018). Artificial intelligence for the real world. Harvard Business Review, January-February 2018 Kietzmann and Leyland Pitt (2019) Artificial intelligence and machine learning: What managers need to know, Business Horizons 63(2) DOI: 10.1016/j.bushor.2019.11.005 António, N (2012) (coord) Estratégia Organizacional: do negócio à ética, Escolar Editora, Lisboa Nelson António e Renato Lopes da Costa (2017). Aprendizagem Organizacional ? Ferramenta no processo de mudança, Actual Editora, Coimbra: