Currículo

Desenvolvimento de Novos Produtos M8497

Contextos

Groupo: Escola de Gestão > Optativas > Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral > 2º Ciclo

ECTS

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Os Mestrandos devem ser capazes de... 1. Compreender o desenvolvimento de produtos e serviços no âmbito do negócio, quer considerando todas as áreas funcionais da empresa, quer como um processo que começa com a percepção de uma oportunidade de mercado e acaba na venda e entrega do produto que a satisfaz. 2. Descrever, compreender e aplicar um conjunto de métodos e ferramentas utilizados nas actividades de desenvolvimento de produto; planear e avaliar diferentes tarefas de natureza interdisciplinar, em ambiente de trabalho de equipa, orientadas para um objectivo final, por vezes com informação limitada. 3. Descrever, discutir e analisar as implicações das decisões tomadas nos estágios iniciais de desenvolvimento de produto, nas operações a jusante, quando se desenvolvem novos modelos de negócio.

Programa

1. Introdução ao processo de desenvolvimento de produto (DP). 1.1. Inovação, conhecimento, productos e marcas e, DNP. 1.2. DP como um processo. 1.3. Métricas do processo de DP: qualidade, produtividade e "time-to-market". 2. Planeamento de produto 2.1. Necessidades do utilizador 2.2. Especificações de produto 2.3. Geração de conceitos 2.4. Selecção de conceitos 2.5. Especificiades no planeamento de serviços 3. Arquitectura de produto 3.1. Gestão do processo de desenvolvimento do produto 3.2. Concepção industrial 3.3. Concepção para X e a perspectiva de ciclo de vida 4. Prototipagem real e virtual 5. Patentes e propriedade industrial 6. Planos de negócio e modelos financeiros´ 6.1. Modelo financeiro 6.2. Análise de sensibilidades 6.3. Compromissos do projecto 6.4. Factores qualitativos 7. Desenvolvimento de serviços. 7.1. Diferentes tipologias de serviços 7.2. Processo de desenvolvimento de novos serviços 7.3. Inovação em serviços e o consumidor

Método de Avaliação

A) Avaliação contínua: 1.Participação, assiduidade (80% min) e pontualidade. 2.Trabalhos de Grupo (50%): min 8.5 val. 3.Avaliação individual dentro do projecto de grupo (30%): min 8.5 val. 4.Casos individuais (20%): min 8.5 val. Sem teste final B) Final (Para alunos que não obtiveram aprovação em avaliação contínua): Os estudantes podem concluir ou submeter os componentes 2. 3. ou 4. A comp. 2 poderá ser individual por opção do aluno. Média ponderada terá de ser superior a 10 val.

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 119.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • Bento, P., 2013. New product development @ IBS. Lisboa: Pearson Custom Publishing. (ISBN 978-1-78016-308-6) Ulrich, K. and Eppinger, S., 2012. Product Design and Development. 5th Edition. McGraw-Hill/Irwin. :

Secundária

  • Pahl, G. Beitz, W., Schulz, H. and Jarecki, U., 2007. Engineering Design: A Systematic Approach. Springer. 3rd edition Otto, K. and Wood, K., 2001. Product Design. Prentice Hall. Cagan J. and Vogel C., 2001. Creating Breakthrough Products: Innovation from Product Planning to Program Approval. FT Press. Bettencourt, L., 2010. Service Innovation: How to Go from Customer Needs to Breakthrough Services, McGraw-Hill. Trott, P. 2011. Innovation management and new product development, 5th edition. FT Press/ Prentice Hall Kelley, T., 2001. The Art of Innovation. Crown Business :

Disciplinas de Execução

2024/2025 - 2º Semestre

2020/2021 - 2º Semestre

2021/2022 - 2º Semestre

2022/2023 - 2º Semestre

2023/2024 - 2º Semestre