Currículo

Psicologia dos Recursos Humanos M8218

Contextos

Groupo: Escola de Gestão > Optativas > Departamento de Recursos Humanos e Comportamento Organizacional > 2º Ciclo

ECTS

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

O aluno que complete com sucesso esta Unidade Curricular será capaz de: OA1 - Identificar e integrar teoricamente a evolução das práticas de gestão de recursos humanos com os instrumentos legais de reporte. OA2 - Descrever métodos e analisar técnicas e instrumentos de recrutamento e selecção. OA3 - Planear e realizar diagnósticos de necessidades de formação. OA4 - Descrever e aplicar métodos de avaliação de eficácia da formação. OA5 - Conceber e avaliar criticamente instrumentos e sistemas de avaliação de desempenho.

Programa

CP1 - GRH: da problematização teórica à operacionalização das práticas 1. A GRH como sistema integrado de práticas 2. Produção e utilização da informação sobre GRH; o caso específico do Relatório Único CP2 - Recrutamento e selecção 1. Processo de recrutamento e selecção 2. Elaboração do relatório de selecção CP3 - Avaliação do desempenho 1. Métodos de avaliação do desempenho 2. Operacionalização de um sistema de avaliação de desempenho CP4 - Formação profissional 1. Pressupostos e tendências da formação profissional 2. Diagnóstico de necessidades de formação 3. Avaliação da formação

Método de Avaliação

Um trabalho de grupo (50%) e um teste individual (50%), sobre todos os conteúdos programáticos. A aprovação é obtida com a média ponderada das 2 componentes igual ou superior a 9,5 valores e igual ou superior a 8 valores em cada uma das componentes da avaliação. Nos exames de qualquer das épocas existirá apenas um instrumento de avaliação (100%). Será mantido o critério mínimo de 9,5 valores para aproveitamento.

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 125.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • Wilkinson, A., Redman, T. & Dundon, T. (2017). Contemporary Human Resource Management (5 ed.). Harlow: Pearson. Gómez-Mejía, L. R., Balkin, D. B., & Cardy, R. L. (2014). Managing human resources (8 ed.) Boston: Pearson. Ferris, G. & Buckley, M. (1996). Human Resources Management: perspectives, context, functions and outcomes, (3 ed.), New Jersey: Prentice Hall. Dessler, G. (2020). Human Resource Management (16 ed.). New York: Pearson. Cascio, W. & Aguinis, H. (2014). Applied Psychology in Personnel Management (7 ed). Harlow: Pearson. Caetano, A. & Vala, J. (2007). Gestão de recursos humanos (3ª ed.). Lisboa: RH Editora.:

Secundária

  • Revista de Gestão dos Países de Língua Portuguesa (RGPLP) Revue Française de Gestion Recursos Humanos Magazine Human Resources Management Human Relations Revistas cuja leitura e consulta se recomenda Woodruffe, C. (1990). Assessement centres: identifying and developing competence. London, Institute of Personnel Management. Truelove, S. (1995). The Handbook of training and development, 2ª ed. Blackwell Publishers, Oxford. Salas, E. & Cannon-Bowers, J. (2001). The science of training-a decade of progress. Annual Review of Psychology, 52: 471-499. Phillips, J. (1996). Handbook of training evaluation and measurement methods. London, Kogan Page. Noe, R. (2017). Employee training & development (7ª ed.). New York: McGraw Hill Education. Neves, J. G. (2003). Formação profissional: novas formas de actividade e implicações na concepção de modelos de intervenção formativa, Recursos Humanos Magazine, ano 4, nº. 25, Março/Abril, 30-37. Kirkpatrick, D. (1996). Evaluating training programs. Berrett-Koehler publishers. S. Francisco Cruz, J. (1998). Formação profissional em Portugal: do levantamento de necessidades à avaliação. Lisboa, Edições Sílabo. Caetano, A. (Coord.) (2007). Avaliação da formação profissional ? Estudos em organizações Portuguesas. Lisboa: Livros Horizonte. Buckley,R, & Caple, J. (2004). The theory and practice of training (5th ed.). London: Kogan Page. Alvarez, K., Salas, E. & Garofano, C. M. (2004). An integrated model of training evaluation and effectiveness, Human Resource Development Review, 3, 4, 385-416. Módulo 4 ? Formação e Desenvolvimento Van den Broeck, A., Carpini, J., Leroy, H. & Dieffendorff, J. (2017). How much effort will I put into my work? It depends on your type of motivation. In N. Chmiel, F. Fraccaroli & M. Sverke (eds). An introduction to work and organizational psychology (354-372). Hoboken: Wiley. Neves, J. G., Garrido, M. & Simões, J. E. (2006). Manual de competências pessoais, interpessoais e instrumentais: teoria e prática. Lisboa, Edições Sílabo. Cap. 12 Lees, C.D. & Cordery, J. L. (2000). Job analysis and design. In N.Chmiel (Ed.) Introduction to Work and Organizational Psychology ? a European perspective (pp. 45-68). Oxford: Blackwell Kirkpatrick, D. Kressler, H. W. (2003). Motivate and reward : performance appraisal and incentive systems success, New York, Palgrave. Gómez-Mejía, L. R., Balkin, D. B., & Cardy, R. L. (2014). Managing human resources (8 ed.) Boston: Pearson. Caetano, A. (1995). Processos sociocognitivos e avaliação de desempenho. Lisboa: RH Editora, Cap. 1 e 2 Módulo 3 ? Avaliação do Desempenho Taylor, I. (2007). A practical guide to Assessment Centres and selection methods. London: Kogan Page. Silvester, J., Anderson-Gough, F. M., Anderson, N. R. & Mohamed, A. R. (2002). Locus of control, attributions and impression management in the selection interview, Journal of Occupational and Organizational Psychology, 75, 59-76. Ryan, A. M. & Tippins N. T. (2004). Attracting and selecting: what psychological research tells us, Human Resource Management, 43, 4, 305-308. Posthuma, R. A., Morgeson, F. P & Campion, M. A. (2002). Beyond employment interview validity : a comprehensive narrative review of recent research and trends over time, Personnel Psychology, 55, 1-81. Nikolau, I. & Oostrom, J. (2015). Employee recruitment, selection, and assessment: Contemporary issues for theory and practice. London: Psychology Press. Neves, J. G., Garrido, M. & Simões, J. E. (2006). Manual de competências pessoais, interpessoais e instrumentais: teoria e prática. Lisboa, Edições Sílabo. Cap. 11 Goldstein, H. Passmore, J., Pulakos, E., & Semedo, C. (2017). Wiley Handbook of the Psychology of Recruitment, Selection and employee retention. Chichester: Wiley. Carless, S. A. (2005). Person-job fit versus person-organization fit as predictors of organizational attraction and job acceptance intentions: A longitudinal study, Journal of Occupational and Organizational Psychology, 78, 411-429. Caetano, A & Vala, J. (2007). Gestão de recursos humanos. Lisboa: RH Editora, Cap. 9 Anderson, N. & Cunningham-Snell, N. (2014). Personnel Selection. In N. Chmiel, (Ed.) An Introduction to Work and Organizational Psychology ( pp. 69-99). Oxford: Wiley. Módulo 2 ? Recrutamento e Seleção Wright, P. M., Garden, T. M., Moynihan, L. M. & Allen M. R. (2005). The relationship between HR practices and firm performance: examining causal order, Personnel Psychology, 58, 409-446. Troth, A. & Guest, D. (2019). The case for Psychology in human resource management research. Human Resource Management Journal, 30, 34-48. Tambe, P., Cappelli, P., & Yakubovich, V. (2019). Artificial intelligence in human resources management: Challenges and a path forward. California Management Review, 61(4), 15-42. Strohmeier, S. & Piazza, F. (2015). Artificial intelligence techniques in Human Resource Management: A conceptual exploration. In (149-172). In C. Kahraman & S. Onar (eds). Intelligent techniques in engineering management: Theory and applications. Cham: Springer. Neves, J.G. & Gonçalves, S. (2009). A investigação de GRH em Portugal: resultados e tendências. Revista Portuguesa e Brasileira de Gestão, 8 (4), 66-83. Martín-Alcázar, F., Romero-Fernandez, R. & Sánchez-Gardey, G. (2008). Human Resource Management as a Field of Research, British Journal of Management, 19, 103-119. Kreutzer & Sirrenberg (2020). Fields of Application of artificial intelligence: Health care, education and Human Resource Management. In Understanding Artificial Intelligence (167-193), Cham: Springer. Huselid, M. A. (1995). The impact of human resource management practices on turnover, productivity and corporate financial performance. Academy of Management Journal, 38, (3), 635-672. Gómez-Mejía, L. R., Balkin, D. B., & Cardy, R. L. (2014). Managing human resources (8 ed.) Boston: Pearson. Ferris, G. R., Hall, A. T., Todd Royle, M. & Martocchio, J. J. (2004). Theoretical development in the field of human resources management: issues and challenges for the future, Organizational Analysis, 12, 3, 231-254. DeNisi, A. S., Wilson, M. S., & Biteman, J. (2014). Research and practice in HRM: A historical perspective. Human Resource Management Review, 24(3), 219-231. Delery, J. E. & Doty, D. H. (1996). Modes of theorizing in strategic human resource management: tests of universalistic, contingency and configurational performance predictions. Academy of Management Journal, 39, (4), 949-969. Boselie, P., Dietz, G. & Boon, C. (2005). Commonalities and contradictions in research on human resource management and performance, Human Resource Management Journal, 15 (3), 67-94. Boon, C., Den Hartog, D. N., & Lepak, D. P. (2019). A systematic review of human resource management systems and their measurement. Journal of management, 45(6), 2498-2537. Bondarouk, T., Parry, E., & Furtmueller, E. (2017). Electronic HRM: four decades of research on adoption and consequences. The International Journal of Human Resource Management, 28(1), 98-131. Bondarouk, T., & Brewster, C. (2016). Conceptualising the future of HRM and technology research. The International Journal of Human Resource Management, 27(21), 2652-2671. Módulo 1 ? A natureza da GRH:

Disciplinas de Execução

2024/2025 - 1º Semestre

2020/2021 - 1º Semestre

2021/2022 - 1º Semestre

2022/2023 - 1º Semestre

2023/2024 - 1º Semestre