Currículo

Avaliação do Desempenho e de Competências em Educação 01682

Contextos

Groupo: Escola de Gestão > Optativas > Departamento de Recursos Humanos e Comportamento Organizacional > 2º Ciclo

ECTS

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

O estudante que conclua com sucesso esta unidade curricular será capaz de: OA1. Identificar os diferentes objectivos que possam existir para um sistema de avaliação de desempenho; OA2. Caracterizar os sistemas de avaliação de desempenho mais comuns e a sua validação; OA3. Caracterizar as principais componentes que devem ser abordadas na avaliação de desempenho.

Programa

P1. As abordagens da avaliação de desempenho e de competências P2. Os componentes críticos do sistema de avaliação e gestão do desempenho e de competências P3. Como criar indicadores e métricas na gestão do desempenho e de competências P4. Como gerir o processo com qualidade e equidade: princípios e procedimentos

Método de Avaliação

Avaliação periódica: Trabalho de grupo (40%); teste de frequência (60%). Os alunos que tenham menos de 9 valores em qualquer momento de avaliação ou mais de 33% de absentismo serão excluídos da avaliação periódica. Os estudantes excluídos da avaliação periódica poderão efectuar um exame final (100%)

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 131.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • - Trost, A. (2017). The end of performance appraisal: a practitioners' guide to alternatives in agile organizations. Cham: Springer. - Peterson, K.D. e Peterson, C. A. (2006). Effective Teacher Evaluation: A Guide For Principals. Thousand Oaks, CA: Corwin Press. - Nascimento, G., Pereira, A. (2015). GRH para gestores in Ferreira,A., Martinez, L., Nunes, F. e Duarte, H. (org.). Lisboa: RH Editora. - Danielson Charlotte and Thomas L. McGreal, (2007). Teacher Evaluation to Enhance Professional Practice. Alexandria, VA: ASCD:

Secundária

  • - OECD (2013), Teachers for the 21st Century: Using Evaluation to Improve Teaching, OECD Publishing. - Murphy K. and Cleveland, J. (1995). Understanding performance appraisal. Sage Publication. - Jawahar, I.M. (2006). An investigation of potential consequences of satisfaction with appraisal feedback. Journal of Leadership and Organizational Studies, 2006; 13, 2: 14-28. - Díaz Alcaraz, Francisco (2007), Modelo para autoevaluar la prática docente. Madrid: Praxis. - Aguinis, H. (2013). Performance Management. Harlow: Pearson.:

Disciplinas de Execução

2024/2025 - 2º Semestre

2020/2021 - 2º Semestre

2021/2022 - 2º Semestre

2022/2023 - 2º Semestre

2023/2024 - 2º Semestre