Currículo

Avaliação do Desempenho e de Competências em Educação 01682

Contextos

Groupo: Escola de Gestão > Optativas > Departamento de Recursos Humanos e Comportamento Organizacional > 2º Ciclo

ECTS

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

O estudante que conclua com sucesso esta unidade curricular será capaz de: OA1. Identificar os diferentes objetivos que possam existir para um sistema de avaliação de desempenho; OA2. Caracterizar os sistemas de avaliação de desempenho mais comuns e a sua validação; OA3. Caracterizar as principais componentes que devem ser abordadas no processo de gestão e avaliação de desempenho dos docentes.

Programa

1. As abordagens da gestão e avaliação de desempenho e de competências 2. Os componentes críticos do sistema de gestão e avaliação de desempenho e de competências 3. Como criar indicadores e métricas na gestão de desempenho e de competências 4. Como gerir o processo com qualidade e equidade: princípios e procedimentos

Método de Avaliação

A avaliação desta unidade curricular considera as duas modalidades previstas no Regulamento Geral de Avaliação de Conhecimentos e Competências (RGACC): 1. Avaliação ao longo do semestre: - Trabalho de grupo, com a ponderação de 40%. Os estudantes deverão identificar uma organização escolar para a realização de um trabalho de campo, que implica o contacto e análise de uma situação real de um sistema de gestão e avaliação de desempenho e a apresentação de uma proposta de intervenção adequada. O trabalho de grupo deverá ser apresentado por escrito. - Prova individual, representa os restantes 60% da nota final. O teste terá a duração de 1 hora e 30 minutos e cobrirá as diferentes componentes do programa. A avaliação ao longo do semestre exige uma assiduidade mínima de 2/3 da aulas e a nota mínima de 9,5/20 valores em cada componente para a avaliação. Prevê-se a realização de prova oral, como instrumento de avaliação complementar às provas, sempre se justifique a confirmação de uma classificação. 2. Avaliação por exame: - Exame final - representa 100% da nota final para os estudantes que optarem por esta modalidade ou que não atingiremos critérios mínimos na avaliação ao longo do semestre. O exame final terá a duração de 2 horas e cobrirá todos os conteúdos programáticos da unidade curricular. Dependendo dos instrumentos de avaliação em consideração e do momento do semestre, o feedback pode ser formal ou informal, formativo ou sumativo, de acordo com o previsto no modelo pedagógico do Iscte.

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 131.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • - Danielson Charlotte and Thomas L. McGreal, (2007). Teacher Evaluation to Enhance Professional Practice. Alexandria, VA: ASCD - Al Maktoum, S. B., & Al Kaabi, A. M. (2024). Exploring teachers’ experiences within the teacher evaluation process: A qualitative multi-case study. Cogent Education, 11(1), 2287931. - Kim, J., Li, X., & Bergin, C. (2024). Characteristics of effective feedback in teacher evaluation. Educational Assessment, Evaluation and Accountability, 1-23. - Nascimento, G., Pereira, A. (2015). GRH para gestores in Ferreira,A., Martinez, L., Nunes, F. e Duarte, H. (org.). Lisboa: RH Editora. - Peterson, K.D. e Peterson, C. A. (2006). Effective Teacher Evaluation: A Guide For Principals. Thousand Oaks, CA: Corwin Press. - Soni, L. N., & Pawar, R. S. (2023). Job Satisfaction and Performance Appraisal. Ashok Yakkaldevi. - Trost, A. (2017). The end of performance appraisal: a practitioners' guide to alternatives in agile organizations. Cham: Springer.:

Secundária

  • - Díaz Alcaraz, Francisco (2007), Modelo para autoevaluar la prática docente. Madrid: Praxis. - Aguinis, H. (2013). Performance Management. Harlow: Pearson. - Etkina, E., & Planinsic, G. (2024). The Investigative Science Learning Environment: A Guide for Teacher Preparation and Professional Development. IOP Publishing. - Jawahar, I.M. (2006). An investigation of potential consequences of satisfaction with appraisal feedback. Journal of Leadership and Organizational Studies, 2006; 13, 2: 14-28. - Murphy K. and Cleveland, J. (1995). Understanding performance appraisal. Sage Publication. - OECD (2013), Teachers for the 21st Century: Using Evaluation to Improve Teaching, OECD Publishing.:

Disciplinas de Execução

2024/2025 - 2º Semestre

2025/2026 - 2º Semestre

2020/2021 - 2º Semestre

2021/2022 - 2º Semestre

2022/2023 - 2º Semestre

2023/2024 - 2º Semestre