Currículo
Gestão de Empresas Familiares GEF
Contextos
Groupo: Escola de Gestão > Optativas > Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral > 2º Ciclo
ECTS
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
No final do período curricular desta UC, os estudantes deverão ser capaz de: OA1. Identificar as ferramentas teóricas essenciais à gestão de empresas familiares; OA2. Compreender e aplicar as metodologias de avaliação estratégica das empresas familiares, visando a sustentabilidade do negócio; OA3. Aplicar, de um modo concreto, rigoroso e detalhado, as metodologias de gestão de empresas familiares.
Programa
1. Empresas Familiares - Importância, Definições e Características 2. Sistema Família - Empresa e a Complexidade e o Risco Estrutural das Empresas Familiares 3. Governance da Família e Modelos de Governance das Empresas Familiares 4. Modelos e Processos de Planeamento e Gestão Estratégica de Empresas Familiares 5. Estratégias de Crescimento das Empresas Familiares 6. Gestão da Inovação e da Tecnologia nas Empresas Familiares 7. Preparação, Avaliação e Decisão sobre Investimentos nas Empresas Familiares 8. Gestão do Património da Família - As Family Offices 9. Comunicação, Relacionamento e Gestão de Conflitos nas Empresas Familiares 10. Processo de Sucessão e Continuidade nas Empresas Familiares
Método de Avaliação
A avaliação desta unidade curricular considera as duas modalidades previstas no Regulamento Geral de Avaliação de Conhecimentos e Competências (RGACC): 1. Avaliação ao longo do semestre: - Trabalho de grupo, com a ponderação de 50%. Os estudantes deverão analisar um caso cedido pelo docente da UC, que implica a pesquisa e a análise do caso, através de pesquisa bibliográfica e documental, para as diferentes questões definidas. O trabalho de grupo deverá ser apresentado por escrito. - Trabalho individual, com a ponderação de 50%. Os estudantes deverão dar respostas às questões individuais do estudo de caso fundamentadas teoricamente (2 páginas, no máximo, para cada uma das questões), cujo contributo individual será partilhado pelos restantes elementos do grupo e integrado no trabalho de grupo, constituindo-se como uma estratégia de trabalho colaborativo. A avaliação ao longo do semestre exige uma assiduidade mínima de 2/3 da aulas e a nota mínima de 9,5/20 valores em cada componente para a avaliação. Prevê-se a realização de prova oral, como instrumento de avaliação complementar às provas, sempre se justifique a confirmação de uma classificação. 2. Avaliação por exame: - Exame final - representa 100% da nota final para os estudantes que optarem por esta modalidade ou que não atingirem os critérios mínimos na avaliação ao longo do semestre. O exame final terá a duração de 1 hora e 30 minutos e cobrirá todos os conteúdos programáticos da unidade curricular. Dependendo dos instrumentos de avaliação em consideração e do momento do semestre, o feedback pode ser formal ou informal, formativo ou sumativo, de acordo com o previsto no modelo pedagógico do Iscte.
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 119.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- - Lannon, F., Lyons, R., & O'Connor, C. (2024). Generation AI and family business: a perspective article. Journal of Family Business Management, 14(3), 470-474. - Lorange, P., & Mugnaini, K. (2023). Essential Books to Learn About the Family Business: An Inspiring Source. In The Future-Ready Leader: Accelerated Learning for Business Success (pp. 201-224). Cham: Springer Nature Switzerland. - Todo Bom, L. (2020). Manual de Gestão de Empresas Familiares. Lisboa: Sílabo. - Zellweger, T. (2017). Managing the Family Business: Theory and Practice. Massachusetts: Edward Elgar.:
Secundária
- - Carlock, R.S. & Ward, J. (2010). When Family Businesses are Best. London: Palgrave Macmillan. - Gimeno, A; Boulenar, G. & Coma-Cros, J. (2010). Family Business Models. London: Palgrave Macmillan. - Poza, E.J. (2007). Family Business. South Western: Macmillan Publishing Solutions.: