Currículo

Gestão da Qualidade (2º Ciclo) M0653

Contextos

Groupo: Escola de Gestão > Optativas > Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral > 2º Ciclo

ECTS

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

No final da UC, o Estudante deverá ser capaz de adquirir o seguinte conhecimento: OA1: Explicar os conceitos-chave da gestão da qualidade e a evolução do pensamento da qualidade; OA2: Analisar criticamente os contributos dos principais autores da área; OA3: Aplicar ferramentas da qualidade na análise e melhoria de processos; OA4: Avaliar a aplicação de sistemas de gestão da qualidade em diferentes organizações.

Programa

CP1: Introdução à Qualidade, à Gestão da Qualidade e à Gestão da Qualidade Total (TQM); CP2: Principais autores do movimento da Qualidade: As referências Ocidentais e as Japonesas; CP3: Ferramentas da Qualidade; CP4: Qualidade em Serviços: dimensões, desafios e modelos de avaliação; CP5: Sistemas de Gestão da Qualidade: ISO 9001 e Modelos de Excelência (EFQM).

Método de Avaliação

OPÇÃO 1: Avaliação ao Longo do Semestre (*) i)Trabalho de grupo (entrega de apresentação e de relatório): 30% - Apresentação com participação de todos os estudantes; - Entrega antecipada do relatório (na semana anterior à apresentação), com entrega do documento de suporte (slides, ppt, etc) no dia apresentação; - Nota mínima: 10 valores ii)Teste individual final: 70% - Nota mínima: 8,5 valores Classificação ponderada mínima final para aprovação: 10 valores OPÇÃO 2: Exame no final do semestre (*) i)Exame individual final: 100% -Nota mínima para aprovação: 10 valores (*) Nota: Estudantes com resultados finais iguais ou superiores a 17 valores poderão ser convocados para uma prova oral de aferição. Os estudantes podem escolher ser dispensados da prova oral e ficar com a classificação de 16 valores.

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 119.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • António, N, A. Teixeira e A. Rosa (2016). Gestão da Qualidade: de Deming ao modelo de excelência da EFQM, Ed. Sílabo Foster, S. (2013) Managing Quality: Integrating the Supply Chain 5th Edition, Pearson ISO. (2023). ISO 9001: Quality Management Systems – Requirements. ISO. Juran, J. M., & Godfrey, A. B. (1999). Juran's Quality Handbook (5th ed.). McGraw-Hill. Kiran, D.R. (2016). Total Quality Management: Key Concepts and Case Studies. Butterworth-Heinemann Pires, A. (2012) Sistemas de Gestão da Qualidade, Ed. Sílabo:

Secundária

  • Deming, E. (1986) Out of crisis, Cambridge University Press Imai, M. (2012) Gemba Kaizen, McGraw-Hill Zeithamal, V., A. Parasuraman & L. Berry (1990) Delivering Quality Service, Free Press:

Disciplinas de Execução