Currículo
Estratégia Empresarial L0510
Contextos
Groupo: Escola de Gestão > Erasmus e Similares
Groupo: Escola de Gestão > Erasmus e Similares
ECTS
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
No final da UC, cada estudante deverá ter adquirido as competências necessárias para: 1. Efetuar as análises fundamentais necessárias para fazer escolhas estratégicas 2. Avaliar as opções estratégicas disponíveis para as empresas a nível empresarial e corporativo e os benefícios e riscos associados a cada uma delas 3. Compreender a importância da implementação e do controlo da estratégia 4. Justificar a importância de considerar o impacto ético, social e ambiental das decisões da empresa 5. Discutir temas e considerações atuais na gestão estratégica
Programa
1. Conceitos Básicos 2. Formulação da Estratégia - Visão, missão e valores 3. Ética, RSE e Sustentabilidade 4. A Visão Baseada nos Recursos e as Capacidades Dinâmicas 5. Análise da envolvente externa (mediata, indústria e concorrentes) 6. Escolha de estratégias competitivas 7. Escolha das estratégias corporativas 8. Implementação 9. Controlo Estratégico e Balanced Scorecard 10. Governação Empresarial 11. Problemáticas atuais na Gestão Estratégica
Método de Avaliação
Opção 1 (Avaliação ao longo do semestre) -50%: Teste Final Individual -25%: Trabalho de grupo (aplicação dos conteúdos a uma empresa) -25%: Trabalho individual (reflexão sobre o jogo de simulação) Aprovação: Média ponderada de 10 val. ou superior; não podendo a avaliação em nenhuma das componentes ser inferior a 8 valores. Assistência mínima: 75% das aulas Opção 2 (Exame final) Aprovação: 10 valores no exame final.
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 95.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- Barney, J. & Hesterley, W. (2021) Strategic Management and Competitive Advantage: Concepts and Cases. Pearson Thompson, A., Peteraf, M., Gamble, J. & Strickland III, A. J. (2021). Crafting and Executing Strategy The Quest for Competitive advantage, McGraw Hill Lasserre, P. (2022) Global Strategic Management, Bloomsbury:
Secundária
- António, N. (2012) Estratégia Organizacional: do mercado à ética. Escolar Editora., António, N. (2015) Estratégia Organizacional - do Posicionamento ao Movimento, 3ª Edição, Edições Sílabo. Chandler, D. (2022). Strategic corporate social responsibility: Sustainable value creation . Sage Publications Ferrell, O. C., & Fraedrich, J. (2021) Business ethics : Ethical decision making and cases. Cengage learning Kim, W. C. & Mauborgne, R. (2005) Blue Ocean Strategy: From Theory to Practice. California Management Review, Spring 2005, Vol. 47(3):105-121 Pearce, J. A. & Robinson, R.B. (2014) Strategic Management Formulation, Implementation and Control, 7th edition, McGraw hill International Editions Porter, M. E., & Kramer, M. R. (2011). Creating shared value: Redefining capitalism and the role of the corporation in society. Harvard Business Review , 89(1/2), 62 77: