Currículo

Marketing Social M7201

Contextos

Groupo: Escola de Gestão > Optativas > Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral > 2º Ciclo

ECTS

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

No final do período curricular desta UC, o aluno deverá: OA1. Compreender o conceito de marketing e as características de uma orientação para o mercado, com aplicação específica na área social; OA2. Identificar a necessidade de uma orientação de marketing nas empresas da Economia Social e Solidária; OA3. Conhecer e saber implementar as principais variáveis de um plano de marketing social; OA4. Distinguir entre decisões estratégicas e decisões operacionais num plano de marketing social; OA5. Analisar tendências no marketing social.

Programa

P1. Introdução ao conceito de marketing social e do marketing sustentável P2. Áreas de abrangência do marketing e do marketing social na sociedade P3. O marketing de causas e comportamentos P4. O marketing na Economia Social e Solidária P5. O marketing para os objectivos do Milénio P6. O plano de marketing social P6.1 Definição de objetivos P6.2 Diagnóstico situacional P6.3 O mercado e os públicos no marketing social P6.4 Decisões estratégicas - Segmentação e Posicionamento P6.5 A concorrência no marketing social P6.6 Decisões operacionais: O produto/serviço no marketing social P6.7 Preço e distribuição no marketing social P6.8 A comunicação no marketing social P6.9 Política e parcerias no marketing social P7. Outros conceitos do marketing na Economia solidária: o Comércio justo P8.Tendências e desafios do marketing social

Método de Avaliação

Avaliação Contínua (obriga a presença mínima de 80% aulas): - Assiduidade e participação nas aulas - 20% da nota final - nota mínima - 10 valores - Trabalho de grupo - 30% da nota final - nota mínima - 10 valores - Teste - 50% da nota final - nota mínima - 7,5 valores Avaliação Final: - Exame - 100% - nota mínima - 10 valores

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 129.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • - Pringle and Thompson (2000), Marketing Social, Makron Books, São Paulo - Eagle et al. (2013), Social Marketing, Pearson, Harlow, England - Kotler and Lee (2016), Social Marketing - Influencing Behaviors for Good, 5ª Ed., Sage Publications, USA :

Secundária

  • - Papers disponíveis na Base de dados: ABInform/Proquest, SCOPUS e Web of Science, entre outras. Para aprofundamento de temas sobre marketing social: :

Disciplinas de Execução

2019/2020 - 2º Semestre