Currículo
Métodos Quantitativos Avançados em Gestão MQAG
Contextos
Groupo: Escola de Gestão > Optativas > Departamento de Métodos Quantitativos para Gestão e Economia > 3º Ciclo
ECTS
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Decorrida a unidade curricular, o aluno deverá ser capaz de: OA1. Conhecer e definir os conceitos base subjacentes a modelos com equações estruturais; OA2. Analisar e interpretar literatura publicada sobre modelos com equações estruturais; bem como de avaliar, e explicar os seus conteúdos; OA3. Distinguir a abordagem confirmatória da análise fatorial face à análise exploratória clássica; OA4. Conhecer e saber construir modelos de análise fatorial confirmatória e modelos estruturais; OA5. Ser capaz de utilizar o software estatístico R (package lavaan) para implementar e estimar modelos com equações estruturais; OA6. Elaborar e escrever um relatório individual, em formato de artigo científico, utilizando modelos com equações estruturais.
Programa
Serão cobertos os seguintes Conteúdos Programáticos (CP): CP1. Introdução aos Modelos com equações estruturais: principais referências bibliográficas e software estatístico disponível. Exemplos vários de modelos com equações estruturais aplicados à Gestão. CP2. Principais Conceitos e Notação. CP3. Da Análise Fatorial Clássica à Análise Fatorial Confirmatória. Equações, Pressupostos do Modelo, Identificação, Estimação e Interpretação do Modelo de Medida / Análise Fatorial Confirmatória. CP4. Do Modelo de Regressão Linear à Path Analysis e ao Modelo Estrutural com Variáveis Latentes. Equações, Pressupostos do Modelo, Identificação, Estimação, Qualidade do Ajustamento e Interpretação das estimativas e do modelo estimado. CP5. Efeitos mediadores e efeitos moderadores em modelos com equações estruturais. CP6. Modelos com Trajetória Latente. CP7. Aplicações com recurso ao software estatístico R.
Método de Avaliação
Avaliação ao longo do semestre: A avaliação será feita através de um relatório individual (com um máximo de 12 páginas) de análise crítica de um artigo científico, publicado na literatura, e escolhido pelo aluno com a anuência da docente. Caso o docente considere necessário, o referido relatório será sujeito a discussão oral. A assiduidade mínima é de 2/3 das aulas.
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 131.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- - Bollen, K.A. (1989), Structural Equations with Latent Variables, John Wiley & Sons. - Gana, K. and Broc, G. (2019), Structural Equation Modeling with lavaan, John Wiley & Sons. - Schumacker, R.E. and Lomax, R.G. (2016), A Beginners Guide to Structural Equation Modeling, 4ª ed., Taylor & Francis. - Whittaker, T.A. and Schumacker, R.E. (2022), A Beginners Guide to Structural Equation Modeling, 5ª ed., Taylor & Francis. - Students will also receive coursenotes, prepared by the teacher.:
Secundária
- - Beaujean, A.A. (2014), Latent Variable Modeling using R: a Step by Step Guide, Taylor & Francis. - Chapman, C. e Feit, E.M. (2019), R for Marketing Research and Analytics, 2ª ed., Springer. - Finch, W.H. e French, B.F. (2015), Latent Variable Modeling with R, Taylor & Francis. - Mair, P. (2018), Modern Psychometrics with R, Springer. - Thakkar, J.J. (2020), Structural Equation Modelling: Applications for Research and Practice with AMOS and R, Springer.: