Currículo
Turismo de Compras e Gestão de Retalho de Luxo 03442
Contextos
Groupo: Escola de Gestão > Optativas > Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral > 2º Ciclo
ECTS
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
OA1. Identificar as principais características dos mercados de luxo OA2. Analisar o consumo e a experiência do consumidor de luxo OA3. Compreender os modelos de negócio para as marcas de luxo OA4. Ajuizar o turismo de compras OA5. Elaborar estratégias para gerir retalho de luxo
Programa
[I] Gestão de retalho de luxo 1. Criação de valor e estratégias de competitividade 2. Estrutura do mercado por indústria 3. Noção de produtos de luxo 4. Cultura e apropriação cultural [II] Turismo de compras 5. Tendências nos mercados de luxo 6. Modelos de distribuição para o retalho de luxo 7. Comportamento do consumidor e experiência de compra 8. Turismo de compras e eventos
Método de Avaliação
Avaliação ao longo do semestre: Teste escrito individual - 50% (nota mínima 8,5); Trabalhos de Grupo- 50% (nota mínima 10); A assiduidade mínima é de 2/3 das aulas. Avaliação por exame: Teste escrito - 100% (nota minima 10)
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 120.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- Berghaus, B., Müller-Stewens, G., & Reinecke, S. (Eds.). (2018). The management of luxury: an international guide. Kogan Page Publishers.:
Secundária
- Turunen, L. L. M., & Pöyry, E. (2019). Shopping with the resale value in mind: A study on second-hand luxury consumers. International Journal of Consumer Studies, 43(6), 549-556. Iloranta, R. (2019). Luxury tourism service provision-Lessons from the industry. Tourism Management Perspectives, 32, 100568. Brochado, A., Oliveira, C., Rita, P., & Oliveira, F. (2019). Shopping centres beyond purchasing of luxury goods: a tourism perspective. Annals of Leisure Research, 22(4), 484-505. Hung, K., Ren, L., & Qiu, H. (2021). Luxury shopping abroad: What do Chinese tourists look for?. Tourism Management, 82, 104182.: