Currículo

Gestão de Pessoas, Liderança e Gestão de Equipas 01860

Contextos

Groupo: Escola de Gestão > Optativas > Departamento de Recursos Humanos e Comportamento Organizacional > 2º Ciclo

ECTS

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

OA1-Identificar características individuais relevantes para o trabalho e suas consequências para a gestão de pessoas OA2-Caracterizar os novos desafios na área da gestão de pessoas OA3-Descrever as principais abordagens no estudo da liderança OA4-Diferenciar abordagens de liderança baseadas em traços de abordagens baseadas em comportamentos, dando exemplos de modelos pertencentes a cada uma OA5-Explicar a diferença entre abordagens universalistas e abordagens contingenciais, dando exemplos de modelos pertencentes a cada uma OA6-Descrever os processos de trabalho em grupo e suas consequências para o desempenho OA7-Identificar os principais preditores do sucesso das equipas OA8-Explicar como os processos de liderança afetam o comportamento de indivíduos e grupos no trabalho.

Programa

Módulo A. Gestão de Pessoas Abordagens à gestão de pessoas Especificidade do fator humano Desafios na gestão de pessoas Módulo B. Introdução ao Estudo da Liderança Abordagens e teorias clássicas da liderança Abordagens contemporâneas da liderança Módulo C. Gestão de Equipas Definições e modelos de eficácia de equipas Processos e estados emergentes Liderança de equipas

Método de Avaliação

A avaliação na UC segue as modalidades de avaliação previstas no RGACC, especificamente a avaliação ao longo do semestre e a avaliação por exame. A avaliação ao longo do semestre implica a assiduidade em, pelo menos, 80% das aulas. Compreende os seguintes instrumentos de avaliação: trabalho de grupo com relatório escrito (30%) e apresentação na aula (10%); teste escrito individual sem consulta (60%). Em cada instrumento a classificação deverá ser igual ou superior a 8 valores. A aprovação é obtida com classificação final igual ou superior a 9,5 valores. A avaliação por exame integra a realização de uma prova individual escrita sem consulta (100%). Esta corre, exclusivamente, durante o período de avaliações e incide sobre toda a matéria lecionada na UC. A aprovação é obtida com classificação igual ou superior a 9,5 valores. São admitidos/as a esta modalidade de avaliação os/as estudantes que por ela tenham optado e os/as estudantes que não tenham obtido aprovação na modalidade de avaliação ao longo do semestre. Para além do RGACC, outros documentos de referência para o processo de avaliação são o Regulamento de Estudantes com Estatuto Especial (REEE) e o Código de Conduta Académica, cuja leitura se recomenda.

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 125.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • Northouse, P. G. (2019). Leadership: Theory and practice. Sage. West, M. A. (2012). Effective teamwork: Practical lessons from organizational research. Balckwell. Yukl, G. A., & Gardner, W. L. (2020). Leadership in Organizations. Pearson Education, Inc.:

Secundária

  • Burke, C. S., Stagl, K. C., Klein, C., Goodwin, G. F., Salas, E., & Halpin, S. M. (2006). What type of leadership behaviors are functional in teams? A meta-analysis. The Leadership Quarterly, 17(3), 288-307. Cascio, W. F., & Montealegre, R. (2016). How technology is changing work and organizations. Annual Review of Organizational Psychology and Organizational Behavior, 3, 349-375. Hartog, Den, D. N. (2015). Ethical Leadership. Annual Review of Organizational Psychology and Organizational Behavior, 2(1), 409-434. Kelemen, T. K., Matthews, S. H., Matthews, M. J., & Henry, S. E. (2023). Humble leadership: A review and synthesis of leader expressed humility. Journal of Organizational Behavior, 44(2), 202-224. Klock, E. A. (2019). Embracing complexity: Reviewing the past decade of team effectiveness research. Annual Review of Organizational Psychology and Organizational Behavior, 6(1), 17-46. Kozlowski, S.W.J., Mak, S., & Chao, G.T. (2016). Team-centric leadership: An integrative review. Annual Review of Organizational Psychology and Organizational Behavior, 3, 21-54. Marks, M. A., Mathieu, J. E., & Zaccaro, S. J. (2001). A Temporally Based Framework and Taxonomy of Team Processes. Academy of Management Review, 26(3), 356 - 376. Mathieu, J. E., Gallagher, P. T., Domingo, M. A., & Klock, E. A. (2019). Embracing complexity: Reviewing the past decade of team effectiveness research. Annual Review of Organizational Psychology and Organizational Behavior, 6, 17-46. Matshoba-Ramuedzisi, T., De Jongh, D., & Fourie, W. (2022). Followership: A review of current and emerging research. Leadership & Organization Development Journal, 43(4), 653-668. Morgeson, F. P., DeRue, D. S., & Karam, E. P. (2010). Leadership in Teams: A Functional Approach to Understanding Leadership Structures and Processes. Journal of Management, 36(1), 5 - 39. Roberson, Q. M. (2019). Diversity in the workplace: A review, synthesis, and future research agenda. Annual Review of Organizational Psychology and Organizational Behavior, 6, 69-88.:

Disciplinas de Execução

2024/2025 - 2º Semestre

2025/2026 - 2º Semestre

2019/2020 - 2º Semestre

2020/2021 - 2º Semestre

2021/2022 - 2º Semestre

2022/2023 - 2º Semestre

2023/2024 - 2º Semestre