Currículo

Psicologia Organizacional M8217

Contextos

Groupo: Escola de Gestão > Optativas > Departamento de Recursos Humanos e Comportamento Organizacional > 2º Ciclo

ECTS

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

No final da UC cada estudante deverá ser capaz de: OA1 discutir as expectativas sobre o papel das organizações na sociedade e o contributo para um desenvolvimento mais sustentáveis; OA2 dar exemplos de práticas organizacionais sustentáveis; OA3 sintetizar as implicações das práticas sustentáveis nas atitudes e comportamentos dos indivíduos; OA4 explicar os tipos de inovação existentes; OA5 descrever as fases do processo empreendedor; OA6 dar exemplos de fatores organizacionais promotores de processos de inovação e de empreendedorismo; OA7 comparar abordagens teóricas à qualidade organizacional e de serviço; OA8 dar exemplos de indicadores de qualidade; OA9 conceber um processo de diagnóstico da qualidade de serviço com base nas ferramentas disponibilizadas; OA10 contrastar diferentes modelos de eficácia organizacional; OA11 dar exemplos de indicadores de eficácia; OA12 conceber um processo de diagnóstico de eficácia com base nas ferramentas disponibilizadas.

Programa

Módulo A- Sustentabilidade e Responsabilidade social das organizações Módulo B - Inovação organizacional e empreendedorismo Módulo C - Qualidade organizacional e de serviço Módulo D - Eficácia organizacional

Método de Avaliação

A avaliação na UC segue as modalidades de avaliação previstas no RGACC, especificamente a avaliação ao longo do semestre e a avaliação por exame. A avaliação ao longo do semestre implica a assiduidade em, pelo menos, 80% das aulas. Compreende os seguintes instrumentos de avaliação: trabalho de grupo com relatório escrito (40%) e apresentação na aula (10%); teste escrito individual sem consulta (50%). Em cada instrumento a classificação deverá ser igual ou superior a 8 valores. A aprovação é obtida com classificação final igual ou superior a 9,5 valores. A avaliação por exame integra a realização de uma prova individual escrita sem consulta (100%). Esta corre, exclusivamente, durante o período de avaliações e incide sobre toda a matéria lecionada na UC. A aprovação é obtida com classificação igual ou superior a 9,5 valores. São admitidos/as a esta modalidade de avaliação os/as estudantes que por ela tenham optado e os/as estudantes que não tenham obtido aprovação na modalidade de avaliação ao longo do semestre. Para além do RGACC, outros documentos de referência para o processo de avaliação são o Regulamento de Estudantes com Estatuto Especial (REEE) e o Código de Conduta Académica, cuja leitura se recomenda.

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 125.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • Rasche, A., Morsing, M., & Moon, J. (2017). Corporate Social Responsibility: Strategy, Communication, Governance. Cambridge: Cambrigde University Press. Ones, D., Anderson, N., Viswesvaran, C., & Sinangil, H. (2018). The SAGE Handbook of Industrial, Work & Organizational Psychology. Los Angeles: Sage. Neves, J., & Vinagre, H. (2018). Qualidade de Serviço: Diagnosticar para Intervir. Lisboa: Sílabo. Gonçalves, S.P. (Coord.) (2014). Psicossociologia do Trabalho e das Organizações: Princípios e Práticas. Lisboa: Pactor.:

Secundária

  • Amabile, T. M., Conti, R., Coon, H., Lazenby, J. & Harron, M. (1996). Assessing the work environment for creativity. Academy of Management Journal, 39 (5), 1154-1184. Antoncic, B. (2020). Entrepreneurship/intrapreneurship, personality correlates of. The Wiley Encyclopedia of Personality and Individual Differences: Personality Processes and Individual Differences, 143-147. Baron, R. A. (2006). Opportunity recognition as pattern recognition: How entrepreneurs connect the dots to identify new business opportunities. Academy of Management Perspectives, 20(1), 104-119. Onkila, T., & Sarna, B. (2022). A systematic literature review on employee relations with CSR: State of art and future research agenda. Corporate Social Responsibility and Environmental Management, 29(2), 435-447. Parasuraman, A., Zeithaml, V.A. & Berry, L. L.(1985). A Conceptual Model of Service Quality and Its Implications for Future Research. Journal of Marketing, 49 (4), 41-50. Quinn, R. E. & Rohrbaugh, J. (1983). A spatial model of effectiveness criteria: towards a competing values approach to organizational analysis. Management Science, 29, 363-377. Savoie, A. & Morin, E. (2001). Representações da eficácia organizacional: Desenvolvimentos recentes. Psychologica, 27, 7-29. Urbano, D., Turro, A., Wright, M., & Zahra, S. (2022). Corporate entrepreneurship: a systematic literature review and future research agenda. Small Business Economics, 1-25. West, M. A. & Altink, M. M. (1996). Innovation at work: individual, group, organizational, and socio-historical perspectives. European Journal of Work and Organizational Psychology, 5 (1), 3-11.:

Disciplinas de Execução

2024/2025 - 1º Semestre

2020/2021 - 1º Semestre

2021/2022 - 1º Semestre

2022/2023 - 1º Semestre

2023/2024 - 1º Semestre