Currículo
Empreendedorismo Estratégico 01968
Contextos
Groupo: Escola de Gestão > Optativas > Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral > 2º Ciclo
ECTS
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
1. Conhecer os principais conceitos e tipologias em torno do empreendedorismo em geral e da inovação 2. Conhecer o essencial dos contornos e atividades do empreendedorismo empresarial 3. Compreender as problemáticas essenciais do empreendedorismo estratégico 4. Compreender os antecedentes e a realidade da empresa, bem como aplicar as ferramentas mais relevantes ao diagnóstico da envolvente 5. Compreender e utilizar o modelo de negócio Canvas 6. Compreender e utilizar o modelo de negócio numa perspetiva Oceano Azul 7. Compreender e utilizar as ferramentas mais apropriadas à avaliação e gestão de modelos de negócio
Programa
1. Empreendedorismo e inovação 2. Empreendedorismo empresarial 3. Empreendedorismo estratégico 4. Antecedentes e envolventes 5. Modelo de negócio Canvas 6. Modelo de negócio numa perspetiva Oceano Azul 7. Avaliação e gestão de modelos de negócio
Método de Avaliação
PERIÓDICA INDIVIDUAL-40%: Participação e assiduidade (mínimo 9,5/20) - 10% Discussão individual (mínimo 9,5/20) - 25% Dinâmica de grupo (mínimo 9,5/20) - 5% EM GRUPO-60%: Apresentação e discussão de um novo modelo de negócio (mínimo 9,5/20) - 20% Relatório de um novo modelo de negócio (mínimo 9,5/20) - 40% FINAL Exame escrito - apenas estatutos especiais (mínimo 9,5/20) - 100%
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 119.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- Faghih, N., & Forouharfar, A., Strategic Entrepreneurship: Perspectives on Dynamics, Theories, and Practices, 2021, Springer, Bento, P., Fundamentos de Empreendedorismo Empresarial, 2023, Edições Sílabo, :
Secundária
- Osterwalder, A., Pigneur, Y., Smith, A., & Etiemble, F., The invincible company: How to constantly reinvent your organization with inspiration from the world?s best business models, 2020, Wiley, Ahmetoglu, G., Chamorro-Premuzic, T., Klinger, B., & Karcisky, T. (Eds.)., The Wiley handbook of entrepreneurship, 2017, John Wiley & Sons, Bland, D. J., & Osterwalder, A., Testing business ideas: A field guide for rapid experimentation, 2019, Wiely, Gupta, V., Goktan, A., Shirokova, G., & Karna, A. (Eds.)., Research handbook on strategic entrepreneurship, 2022, Elgar Publishers, Hitt, M. A., Ireland, R. D., Camp, S. M., & Sexton, D. L., Strategic entrepreneurship: Creating a New Mindset, 2017, Wiley, Lewrick, M., Link, P., & Leifer, L., The design thinking playbook: Mindful digital transformation of teams, products, services, businesses and ecosystems, 2018, Wiley, Osterwalder, A., & Pigneur, Y., Bernarda, G., Smith, A., & Papadakos, T., Value proposition design: How to create products and services customers want, 2014, Wiley, :