Currículo

Empreendedorismo Estratégico 01968

Contextos

Groupo: Escola de Gestão > Optativas > Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral > 2º Ciclo

ECTS

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

No final da UC, cada aluno deverá ser capaz de: 1. Lembrar os principais conceitos e tipologias em torno do empreendedorismo e da inovação 2. Compreender o essencial dos contornos e atividades do empreendedorismo empresarial 3. Compreender as problemáticas essenciais do empreendedorismo estratégico 4. Descrever os antecedentes e a realidade da empresa, bem como aplicar as ferramentas mais relevantes ao diagnóstico da envolvente 5. Compreender e usar o modelo de negócio Canvas 6. Exemplificar modelos de negócio numa perspetiva Oceano Azul

Programa

1. Empreendedorismo e inovação 2. Empreendedorismo empresarial 3. Empreendedorismo estratégico 4. Antecedentes e envolventes 5. Modelo de negócio Canvas 6. Modelo de negócio numa perspetiva Oceano Azul

Método de Avaliação

1 AO LONGO DO SEMESTRE 1.1 INDIVIDUAL - 35%: 1-1-1 Participação competente e assiduidade - 15% 1.1.2 Teste individual escrito (mínimo 9,5/20) - 20% 1.2 EM GRUPO - 65%: 1.2.1 Apresentação e discussão (mínimo 9,5/20) - 15% 1.2.2 Relatório (mínimo 9,5/20) - 50% 2 EXAME Exame individual escrito (mínimo 9,5/20) - 100%

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 119.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • - Bento, Paulo (2023), Fundamentos de Empreendedorismo Empresarial, Edições Sílabo. - Faghih, N., & Forouharfar, A., (2021), Strategic Entrepreneurship: Perspectives on Dynamics, Theories, and Practices, Springer.:

Secundária

  • - Ahmetoglu, G., Chamorro-Premuzic, T., Klinger, B., & Karcisky, T. (Eds.). (2017), The Wiley handbook of entrepreneurship, John Wiley & Sons. - Bland, D. J., & Osterwalder, A. (2019). Testing business ideas: A field guide for rapid experimentation, Wiely. - Gupta, V., Goktan, A., Shirokova, G., & Karna, A. (Eds.). (2022), Research handbook on strategic entrepreneurship, Elgar Publishers, - Hisrich, Robert D.; Peters, Michael P.; Shepherd, Dean A. (2020), Entrepreneurship, 11th Edition, McGraw Hill. - Hitt, M. A., Ireland, R. D., Camp, S. M., & Sexton, D. L., (2017). Strategic entrepreneurship: Creating a New Mindset, Wiley. - Lewrick, M., Link, P., & Leifer, L., The design thinking playbook: Mindful digital transformation of teams, products, services, businesses and ecosystems, 2018, Wiley. - Osterwalder, A., & Pigneur, Y., Bernarda, G., Smith, A., & Papadakos, T. (2014). Value proposition design: How to create products and services customers want, Wiley. - Osterwalder, A., Pigneur, Y., Smith, A., & Etiemble, F. (2020). The invincible company: How to constantly reinvent your organization with inspiration from the world’s best business models, Wiley. - Scarborough, Norman M.; Cornwall, Jeffrey R. (2019), Essentials of Entrepreneurship and Small Business Management, 9th Edition, Pearson.:

Disciplinas de Execução

2024/2025 - 2º Semestre

2025/2026 - 2º Semestre

2019/2020 - 2º Semestre

2020/2021 - 2º Semestre

2021/2022 - 2º Semestre

2022/2023 - 2º Semestre

2023/2024 - 2º Semestre