Currículo
Capital Intelectual e Gestão da Mudança 04701
Contextos
Groupo: Escola de Gestão > Optativas > Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral > 2º Ciclo
ECTS
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
01. Compreender a importância da gestão do capital intelectual como fator mobilizador de inovação, competitividade e a sustentabilidade. 02. Aplicar conceitos gestão do capital intelectual no contexto de gestão da mudança. 03. Analisar diferentes métodos de reporte e medição do capital intelectual e seus impactos na mudança organizacional.
Programa
1. Fundamentos da gestão do capital intelectual e da mudança 2. Ativos do capital intelectual (capital humano, capital estrutural, capital relacional, redes e tecnologias) 3. Gestão da mudança e inovação 4. Gestão do capital intelectual e capacidades dinâmicas 5. Gestão do capital intelectual na sustentabilidade 6. Reporte e auditoria na gestão da mudança
Método de Avaliação
Avaliação ao longo do semestre: - Trabalho de grupo - 35% - nota mínima 10 - Elaboração individual de uma comunicação ou estudo de caso - 55% - nota mínima 10 - Assiduidade e participação nas aulas – 10% Mínimo de 2/3 de presenças Avaliação final: - Exame - 100% - nota mínima 10
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 1.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- - Dalkir, K. (2023). Knowledge Management in Theory and Practice (4th ed.). Cambridge, Massachusetts: The MIT Press. - Cameron, E., & Green, M. (2019). Making Sense of Change Management: A Complete Guide to the Models, Tools, and Techniques of Organizational Change (5th ed.). Kogan Page. - Matos, F., Selig, P., & Henriqson, E. (2022). Resilience in a Digital Age: Global Challenges in Organisations and Society. Springer International Publishing. - Matos, F., Vairinhos, V., Selig, P., & Edvinsson, L. (2019). Intellectual Capital Management as a Driver of Sustainability: Perspectives for Organizations and Society. Springer International Publishing.:
Secundária
- - Kotter, J. P., & Rathgeber, H. (2016). Our Iceberg Is Melting: Changing and Succeeding Under Any Conditions. Penguin Putnam. - Kotter, J. P. (1996). Leading Change. Harvard Business School Press. - Matos, F., Vairinhos, V., Salavisa, I., Edvinsson, L., & Massaro, M. (2020). Knowledge People and Digital Transformation: Approaches for a Sustainable Future. Springer International Publishing. - Nonaka, I., & Takeuchi, H. (1995). The Knowledge-Creating Company: How Japanese Companies Create the Dynamics of Innovation. Oxford University Press. - Stewart, T. (1997). Intellectual Capital: The New Wealth of Organizations. New York: Doubleday/Currency. - Ordóñez de Pablos, P., & Edvinsson, L. (2020). Intellectual Capital in the Digital Economy (1st ed.). Routledge.: