Currículo

Tecnologias Computacionais para Arquitetura: do BIM aos Motores de Jogos 03211

Contextos

Groupo: Escola de Tecnologias e Arquitetura > Optativas

ECTS

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

OA1. Metodologia BIM e programação visual para sua manipulação; OA2. Técnicas computacionais para modelação de fenómenos físicos e utilização de programas de simulação baseados na metodologia BIM; OA3. Ferramentas de geração de modelos virtuais de edifícios usando motores de jogos, interação com o edifício, simulação de agentes.

Programa

CP1. Metodologia BIM como o novo paradigma de suporte ao ciclo de vida dos edifícios: história, modelação paramétrica, interoperabilidade e formatos, usos BIM na conceção, projeto, construção e gestão, tendências presentes e futuras. CP2. Dynamo para REVIT. Programação visual e clássica para manipulação e geração de geometria e informação dos modelos. CP3. Estado da arte da simulação através de modelos físicos e computacionais, projeto suportado pela simulação. CP4. Motores de jogos – Unity3D – para geração de modelos de realidade virtual para Oculus Rift, projeção 2D e 3D, dispositivos móveis e HoloLens. Técnicas de navegação e interação. CP4. Desenvolvimento de um projeto pessoal.

Método de Avaliação

De acordo com a natureza tutorial da unidade curricular, é adotado o seguinte processo de ensino-aprendizagem: PA1. Exposições orais de enquadramento, pelo docente responsável e convidados investigadores e especialistas; PA2. Pesquisa e apresentação de trabalhos técnicos e científicos relevantes para o projeto; PA3. Acompanhamento do projeto pessoal. | A avaliação é realizada com base num projecto definido entre o docente e o aluno. O peso relativo de cada componente do trabalho é o seguinte: •Componente teórica / Estado da arte: 25%; •Desenvolvimento de metodologia inovadora: 75%.

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 132.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • Agarwal, R., Chandrasekaran, S., Sridhar, M. Imagining construction’s digital future, 2016. Menges, M., Ahlquist, S. (ed) Computational Design Thinking. London: John Wiley & Sons, 2011. HM Government. Construction 2025 - Industrial Strategy: government and industry in partnership, 2013. Klaschka, R. BIM in small practices: Illustrated Case Studies. NBS, 2014. World Economic Forum. Shaping the Future of Construction – Inspiring innovators redefine the industry, 2017. Holzer, D. The BIM Manager’s Handbook: Guidance for Professionals in Architecture, Engineering and Construction, Willey, 2016. Economist Intelligence Unit. Rethinking productivity across the construction industry: The challenge of change, 2015. Garber, R. BIM Design. Realising the creative potential of building information modelling. Willey, 2014. Eastman, C. et al. BIM Handbook, 2nd Edition. Willey2008. :

Secundária

  • Rifkin, J. The Third Industrial Revolution: How Lateral Power Is Transforming Energy, the Economy, and the World. St. Martin's Griffin, 2013. Oxman, R. 2008. Digital Architecture as a challenge for design pedagogy: theory, knowledge, models and medium. In Design Studies, p. 99-120.Negroponte, N. (ed), 1975. Computer aids to design and architecture. New York, Petrocelli. :

Disciplinas de Execução

2019/2020 - 2º Semestre