Currículo

Modelos de Aceitação e Uso da Tecnologia 03228

Contextos

Groupo: Escola de Tecnologias e Arquitetura > Optativas

ECTS

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Com esta unidade curricular o aluno deverá ficar apto a: OA1. Identificar e caracterizar teorias e modelos de Aceitação e Uso da Tecnologia; OA2. Identificar e compreender as aplicações dos modelos de Aceitação e Uso da Tecnologia; OA3. Utilizar modelos de Aceitação e Uso da Tecnologia para representar situações reais.

Programa

Os principais conteúdos programáticos a abordar são: 1. Teoria da Ação Racional (TRA) ? Fishbein & Ajzen 1975 2. Modelo de Aceitação da Tecnologia (TAM) ? Davis 1989 3. Modelo Motivacional (MM) ? Vallerand 1997 4. Framework de Tecnologia, Organização e Ambiente (TOE) ? Tornatzky & Fleischer 1990 5. Teoria do Comportamento Planificado (TPB) ? Ajzen 1985, Ajzen 1991 6. Modelo Combinado TAM-TPB ? Taylor & Tood 1995 7. Modelo de Utilização do PC (MPCU) ? Thompson, Higgins & Howell 1991 8. Teoria de Difusão da Inovação (DOI) ? Rogers 1995 9. Teoria Social Cognitiva (SCT) ? Bandura 1986, Compeau & Higgins 1995 10. Teoria Unificada de Aceitação e Uso da Tecnologia (UTAUT) ? Venkatesh et al 2003 11. Modelo de Sucesso dos Sistemas de Informação (MISS) ? DeLone & McLean 1992 12. Modelo do Impacto Organizacional dos Sistemas ? Gorla, Somers & Wong 2010

Método de Avaliação

Nas aulas teórico-práticas serão utilizadas as seguintes metodologias de ensino-aprendizagem (ME): 1. Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência; 2. Participativas, com análise e resolução de exercícios práticos; 3. Ativas, com realização de trabalhos práticos. 4. Trabalho Autónomo: Além da assiduidade às aulas espera-se do aluno um tempo de trabalho autónomo de cerca de 10 horas semanais. | Avaliação Contínua: - Relatório individual, cujo conteúdo será acordado com o docente (60%); - Apresentação e discussão do relatório (40%). A média ponderada das notas dos elementos de avaliação (não inferior a 8 valores em cada um dos elementos de avaliação) constituirá a nota final deste regime. Exame Final: Os alunos vão a exame final caso tenham optado por este regime ou não tenham obtido nota positiva na avaliação contínua.

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 125.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • - Sandaire, Johnny (2014). Usage Intention Framework: A Fuzzy Logic Interpretation Of The UTAUT Model, LAP LAMBERT Academic Publishing, ISBN: 978-3659519697.:

Secundária

  • - Venkatesh, V., Thong J.Y.L. & Xu, X. (2012) .Consumer Acceptance and Use of Information Technology: Extending the Unified Theory of Acceptance and Use of Technology. MIS Quarterly, Vol. 36, No. 1 pp 157-178. - Venkatesh, V., Morris, Michael G., Davis, Gordon B. & Davis, Fred D. (2003). User acceptance of information technology: toward a unified view. MIS Quarterly, Minneapolis, Vol. 27, No. 3, pp 425?478. - Vallerand, R. J. (1997). Toward a hierarchical model of intrinsic and extrinsic motivation. In M. P. Zanna (Ed.),Advances in experimental social psychology, Vol. 29, pp. 271-360, New York: Academic Press. - Tornatzky, L. & Fleischer, M. (1990). The process of technology innovation, Lexington, MA, Lexington Books. - Thompson, R. L., Higgins C. A. & Howell, J. M. (1991). Personal computing: toward a conceptual model of utilization, MIS Quarterly, Vol. 15, No. 1, pp 124-143. - Taylor, S. & Todd P. A. (1995). Understanding information technology usage: a test of competing models, Information Systems Research, Vol. 6, No. 2, pp 144-176. - Rogers, E.M. (1995). Diffusion of innovations, Fourth Edition ed., New York: Free Press. - Moore, G. & Benbasat I. (1991). Development of an instrument to measure the perceptions of adopting and information technology innovation, Information Systems Research, Vol. 2, No. 3, pp 192-222. - Gorla, N., Somers, T. M., & Wong, B. (2010). Organizational impact of system quality, information quality, and service quality. Journal of Strategic Information Systems, Vol. 19, No. 3, pp 207-228. - Fishbein, M. & Ajzen I. (1975). Belief, attitude, intention, and behavior: an introduction to theory and research, Reading: Addison-Wesley. - DeLone, W. H., & McLean, E. R. (1992). Information systems success: The quest for the dependent variable, Information Systems Research, Vol. 3, No. 1, pp 60-95. - Davis, F.D., Bagozzi, R.P. & Warshaw, P.R. (1989). User acceptance of computer-technology - a comparison of 2 theoretical-models, Management Science, Vol. 35, No. 8, pp 982-1003. - Davis, F.D. (1989). Perceived usefulness, perceived ease of use, and user acceptance of information technology, MIS Quarterly, Vol. 13, No. 3, pp 319-340. - Davis, F.D. (1986). A technology acceptance model for empirically testing new end-user information systems: Theory and results, Sloan School of Management, Massachusetts Institute of Technology. - Compeau, D. R. & Higgings C. A. (1995). Computer self-efficacy: development of a measure and initial test. MIS Quaterly, Vol. 19, No. 2, pp 189-211. - Bandura, A. (1986). Social foundations of thought and action: A social cognitive theory, Englewood Cliffs, NJ: Prentice Hall. - Ajzen, I. (1991). The theory of planned behavior, "Organizational Behavior and Human Decision Processes", Vol. 50, pp 179-211. - Ajzen, I. (1985). From intentions to actions: A theory of planned behavior, Berlin, Springer. :

Disciplinas de Execução

2019/2020 - 2º Semestre