Currículo
Som, Vídeo e Autoria de Conteúdos Digitais SVACD
Contextos
Groupo: Escola de Tecnologias e Arquitetura > Optativas > Departamento de Ciências e Tecnologias da Informação > 2º Ciclo
ECTS
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
No fim da UC o aluno deverá ser capaz de: OA1: Especificar o projecto, definindo o meio em função dos objectivos e do público-alvo; OA2: Estruturar a planificação de sequências e planos, utilizando a gramática e linguagem audiovisual; OA3: Adquirir, seleccionar e montar vídeo e áudio digitais; OA3: Optimizar a codificação e compressão final do projecto.
Programa
CP1: Storyline/Sinopse, guião, storyboard, etapas de produção, planificação. CP2: Técnica: Aquisição, suportes, fita/DVD, HD, SSM, implicações; imagem e enquadramento, 4/3, 16/9, "safe area" em aquisição; varrimento progressivo e entrelaçado; tipos de microfones, ruído; Transcrição de áudio e vídeo, largura de banda, dropped frames e implicações; edição à frame, NLE. CP3: Conteúdo: Sequências e Planos, travelings, panorâmicas, picado e contra-picado, plano e contra-plano; Enquadramento e espaço imagem: cinema, vídeo, vídeo para multimédia, implicações; Linguagem e narrativa vídeo e áudio; Tipos de som; mistura, equalização, filtragem; redução/remoção de ruído. CP4: Montagem e pós-produção; Repicagem de som, montagem à banda sonora, sincronização e pós-sonorização; Ritmo; Transições, corte, Chromakey, transparência, motion, titulagem e "safe area" em montagem CP5: Codificação e compressão, selecção do CODEC, "Constant Bit Rate", "Variable Bit Rate", "1 pass / 2 pass coding", implicações
Método de Avaliação
Avaliação por Exame (100%) – 1ª Época, 2ª Época e Época Especial, – ou Avaliação ao longo do semestre composta por: Projeto em Grupo (80% da Nota Final, avaliado semanalmente, sem nota mínima) e Avaliação Individual por Teste (20% da Nota Final, sem nota mínima). A Nota Final da Avaliação ao longo do semestre tem de ser igual ou superior a 9.5 valores. O Projeto em Grupo baseia-se no desenvolvimento faseado de Projeto, acompanhado, analisado e avaliado todas as semanas, etapa a etapa. A avaliação semanal do Projeto em Grupo implica obrigatoriamente estar integrado num grupo para realizar o Projeto em Grupo até à 2ª semana de aulas. A não integração em Grupo implica realizar a avaliação da UC por Exame. O Projeto em Grupo finalizado é entregue no último dia de aulas do semestre. A Avaliação Individual por Teste ocorre na mesma data do Exame 1 / 1ª Época. A nota do Projeto em Grupo não serve para MN Melhoria de Nota. A MN Melhoria de Nota realiza-se apenas por Exame de 2ª Época caso o aluno tenha passado em 1ª Época. A avaliação semanal do Projeto em Grupo implica uma assiduidade mínima às aulas, não podendo esta ser inferior a 2/3 das aulas efetivamente lecionadas: para um total de 24 aulas, implica presença obrigatória em 16 aulas, 2/3 das aulas totais. Os alunos assinam uma Folha de Registo de Presenças FRP em cada aula. Caso um aluno não cumpra a assiduidade mínima às aulas passa automaticamente para Avaliação por Exame.
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 113.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- Gerald Millerson, Video Production Hand Quantel, "The Digital Fact Book, Converged media, 20th anniversary edition", B. Pank editor, 20th Edition, 2008 PF Lopes, Digital Video for Multimedia: Good Practices for Acquisition and Processing, Portuguese Journal of Computer Graphics - Advances in Computer Graphics in Portugal, Special Edition, 2004 WHAT DO EDITORS DO, The Cutting Edge - The Magic of Movie Editing, Director W Apple; TCEP Inc, ACE, NHK Enterprises, BBC, 2004 PF Lopes, Sound Recording, INOCOP, Ref INOCOP-ADETTI-D-2-P-SOA, Issue 1.0RC1, Contract Ref. 2004/EQUAL/A2/AD/235, Nov 2005 PF Lopes, Digital audio recording, editing and manipulation (5 modules), Tutorial modules, video for e-learning/b-learning, ISCTE-IUL, 2006 PF Lopes, Digital video editing and manipulation (4+2 modules), Tutorial modules, video for e-learning/b-learning, ISCTE-IUL, 2006 PF Lopes, Som e vídeo digital, ISCTE-IUL, 2019 (a escrever) PF Lopes, Digital Content Authoring, ISCTE-IUL, 2019 (a escrever) :
Secundária
- -: