Currículo
Som, Vídeo e Autoria de Conteúdos Digitais SVACD
Contextos
Groupo: Escola de Tecnologias e Arquitetura > Optativas > Departamento de Ciências e Tecnologias da Informação > 2º Ciclo
ECTS
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
No fim da UC o aluno deverá ser capaz de: OA1: Especificar o projecto, definindo o meio em função dos objectivos e do público-alvo; OA2: Estruturar a planificação de sequências e planos, utilizando a gramática e linguagem audiovisual; OA3: Adquirir, seleccionar e montar vídeo e áudio digitais; OA3: Optimizar a codificação e compressão final do projecto.
Programa
CP1: Storyline/Sinopse, guião, storyboard, etapas de produção, planificação. CP2: Técnica: Aquisição, suportes, fita/DVD, HD, SSM, implicações; imagem e enquadramento, 4/3, 16/9, "safe area" em aquisição; varrimento progressivo e entrelaçado; tipos de microfones, ruído; Transcrição de áudio e vídeo, largura de banda, dropped frames e implicações; edição à frame, NLE. CP3: Conteúdo: Sequências e Planos, travelings, panorâmicas, picado e contra-picado, plano e contra-plano; Enquadramento e espaço imagem: cinema, vídeo, vídeo para multimédia, implicações; Linguagem e narrativa vídeo e áudio; Tipos de som; mistura, equalização, filtragem; redução/remoção de ruído. CP4: Montagem e pós-produção; Repicagem de som, montagem à banda sonora, sincronização e pós-sonorização; Ritmo; Transições, corte, Chromakey, transparência, motion, titulagem e "safe area" em montagem CP5: Codificação e compressão, selecção do CODEC, "Constant Bit Rate", "Variable Bit Rate", "1 pass / 2 pass coding", implicações
Método de Avaliação
Avaliação ao longo do semestre com componente de Projecto em Grupo (70% da Nota Final, avaliado semanalmente, sem nota mínima) e Avaliação Individual por Teste (30% da Nota Final, sem nota mínima). A Nota Final tem de ser igual ou superior a 9.5 valores. A componente de Projecto em Grupo baseia-se no desenvolvimento faseado de Projecto, analisado e avaliado todas as semanas, etapa a etapa. O Projecto finalizado é entregue na data do Estado de Projecto EP12 (definido no e-learning como o último dia de aulas do semestre) ou, por opção do Grupo de Projecto, na data de Estado de Projecto Extra, data a definir com Delegado de Turma para o período da 2ª Época. A avaliação semanal implica uma assiduidade às aulas mínima, não podendo esta ser inferior a 2/3 das aulas efetivamente lecionadas: para um total de 24 aulas, implica presença obrigatória em 16 aulas, 2/3 das aulas totais. Os alunos assinam uma Folha de Registo de Presenças FRP em cada aula. Pela natureza da UC com Avaliação de Projecto semanal, não há avaliação por Exames, nem Exame 1, nem Exame 2. A Avaliação semanal implica obrigatoriamente estar integrado em Grupo de Projecto até à 2ª semana de aulas. Época Especial EE: - Nota final composta por Projecto Especial, 70% da Nota Final, sem nota mínima, e Teste Escrito individual na data da EE, 30% da Nota Final, com nota mínima de 9.5 valores (nota inferior a 9.5 valores no Teste Escrito individual implica reprovar na UC). - Projecto Especial: Projecto de avaliação individual com características, entregáveis, métricas/critérios de avaliação e nível de dificuldade/esforço idênticos ao Projecto de avaliação de 1a Época, com enunciado que pode ser diferente do Projecto de 1a Época; para realizar o Projecto Especial da EE o estudante solicita o enunciado por email dois meses e meio antes do início da EE; o Projecto Especial é sujeito a Oral presencial numa data a definir no período da EE, sendo a entrega realizada obrigatoriamente antes da data da Oral; para os alunos que tenham obtido nota no Projecto de avaliação realizado ao longo do semestre em 1a Época, a nota pode ser atribuída directamente ao Projecto Especial da EE.
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 113.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- Gerald Millerson, Video Production Hand Quantel, "The Digital Fact Book, Converged media, 20th anniversary edition", B. Pank editor, 20th Edition, 2008 PF Lopes, Digital Video for Multimedia: Good Practices for Acquisition and Processing, Portuguese Journal of Computer Graphics - Advances in Computer Graphics in Portugal, Special Edition, 2004 WHAT DO EDITORS DO, The Cutting Edge - The Magic of Movie Editing, Director W Apple; TCEP Inc, ACE, NHK Enterprises, BBC, 2004 PF Lopes, Sound Recording, INOCOP, Ref INOCOP-ADETTI-D-2-P-SOA, Issue 1.0RC1, Contract Ref. 2004/EQUAL/A2/AD/235, Nov 2005 PF Lopes, Digital audio recording, editing and manipulation (5 modules), Tutorial modules, video for e-learning/b-learning, ISCTE-IUL, 2006 PF Lopes, Digital video editing and manipulation (4+2 modules), Tutorial modules, video for e-learning/b-learning, ISCTE-IUL, 2006 PF Lopes, Som e vídeo digital, ISCTE-IUL, 2019 (a escrever) PF Lopes, Digital Content Authoring, ISCTE-IUL, 2019 (a escrever) :
Secundária
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