Currículo
Design Of Net Zero Energy Buildings 03143
Contextos
Groupo: Escola de Tecnologias e Arquitetura > Optativas > Departamento de Arquitetura e Urbanismo > 2º Ciclo
ECTS
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
OA1. Identificar o conjunto abrangente de condições que baseia o projeto de NZEB no contexto das especificidades climáticas e funcionais ao longo do ciclo de vida. OA2. Calcular o impacte ambiental de soluções construtivas. OA3. Simular e avaliar o balanço energético de edifícios. OA4. Conceber e avaliar soluções alternativas de projeto NZEB, integrando processos de arquitetura e de engenharia, e selecionar as que mais se adequam num ambiente projetual.
Programa
CP1. Introdução: impacte ambiental da produção de energia, dos edifícios e dos materiais. Alterações climáticas. CP2. Ciclo de vida: LCA, fronteiras, fluxos, métodos, indicadores, oportunidades e limitações. CP3. Ciclo de vida de materiais e de soluções construtivas: energia incorporada, pegada de carbono. CP4. Seleção de materiais: estratégias, projeto aplicado e fim de vida numa abordagem circular. CP5. Edifícios com balanço de energia zero (NZEB): consumo de energia, sistemas energéticos, balanço de energia zero, simulação dinâmica e integração de sistemas renováveis. CP6. Redução das necessidades energéticas - a base de um NZEB: a importância dos utilizadores, estratégias passivas, ventilação natural versus VMC. CP7. Apresentação do exercício de projeto de NZEB: metodologias de colaboração arquitetura/engenharia, programa, local e clima.
Método de Avaliação
O Processo de ensino-aprendizagem baseia-se na complementaridade entre aulas teóricas e aulas práticas. Nas aulas teóricas serão expostos e discutidos os fundamentos e os conteúdos teóricos do programa. Nas aulas práticas os alunos terão contacto com metodologias de projeto integrado. A componente prática adquire importância crescente ao longo do semestre com a realização do projeto de um NZEB. | Avaliação periódica: - 6 exercícios concisos a desenvolver ao longo do semestre, com entregas regulares em datas pré-definidas (30%); - Teste intercalar (30%); - Exercício prático de projeto de um NZEB (40%), em equipas mistas com alunos de arquitetura e de engenharia. O exercício inclui 2 entregas intercalares e uma final, e uma apresentação e discussão. Os trabalhos serão acompanhados pelos docentes no âmbito dos períodos letivos práticos e da orientação tutorial. Não há lugar a exame final.
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 113.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- Parker, D. S. (2009). Very low energy homes in the United States: Perspectives on performance from measured data. Energy and Buildings, 41(5), 512?520. Hammond, G. P., & Jones, C. I. (2008). Embodied energy and carbon in construction materials. Proceedings of the Institution of Civil Engineers, 161(2), 87-98. Carrilho da Graça, G., Augusto, A., & Lerer, M. M. (2012). Solar powered net zero energy houses for southern Europe: Feasibility study. Solar Energy, 86(1), 634-646. Ashby, M. (2013). Materials and the Environment. Amsterdam: Butterworth-Heinemann. :
Secundária
- Ellen MacArthur Foundation and the McKinsey Center for Business and Environment. (2015). Growth Within : A Circular Economy Vision for a Competitive Europe. Ellen MacArthur Foundation and the McKinsey Center for Business and Environment. Cabeza, L. F., Rincón, L., Vilariño, V., Pérez, G., & Castell, A. (2014). Life cycle assessment (LCA) and life cycle energy analysis (LCEA) of buildings and the building sector: A review. Renewable and Sustainable Energy Reviews, 29, 394-416. Ashby, M. (2015). Materials and Sustainable Development. Amsterdam: Butterworth-Heinemann. :