Currículo

Programação e Geração de Mundos Virtuais PGMV

Contextos

Groupo: Escola de Tecnologias e Arquitetura > Optativas > Departamento de Ciências e Tecnologias da Informação > 2º Ciclo

ECTS

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Nesta UC os estudantes aprendem a desenhar, programar e gerar mundos virtuais interativos. A UC parte do pressuposto que os estudantes já têm conhecimentos prévios de álgebra linear, geometria, probabilidades, estatística, desenho de algoritmos e programação em C, C++, C#, Java ou Python. Concretamente, no final da UC, cada estudante deverá ter adquirido as competências necessárias para: OA1 - Desenhar, programar e aplicar algoritmos de computação gráfica essenciais à geração de mundos virtuais interativos; OA2 - Desenhar, programar e aplicar algoritmos de interação humano-computador no contexto dos mundos virtuais; OA3 - Desenhar e programar mundos virtuais com base em pacotes de software contemporâneos para geração de gráficos e programação de jogos; OA4 - Desenhar, programar e aplicar algoritmos para geração procedimental de conteúdo e integrar soluções de realidade virtual e aumentada.

Programa

Os principais Conteúdos Programáticos (CP) a abordar nesta UC são: CP1 - Tópicos de álgebra linear e geometria analítica: estruturas de dados, transformações, polígonos, sistemas de coordenadas, raios e interseções; CP2 - Tópicos de síntese de imagem fotorealista: iluminação local, iluminação global, mapeamento de texturas, câmaras e projeções, rasterização, ray tracing; CP3 - Tópicos de programação de mundos virtuais: programação de shaders para GPU, programação de mundos virtuais com motores gráficos e de jogos (e.g., Unity3D); CP4 - Tópicos de interação com mundos virtuais: experiência de utilização em mundos virtuais, metáforas de visualização, manipulação de objetos virtuais e navegação em mundos virtuais (controlo direto e com base em IA); CP5 - Tópicos que visam expandir a abrangência dos mundos virtuais, tais como a realidade virtual, a realidade mista e a geração de mundos abertos de larga escala recorrendo à geração procedimental (automática) de conteúdo com base em IA.

Método de Avaliação

Avaliação ao longo do semestre: - Nota final: Projeto Prático em Grupo (PPG) (60% da nota final) + Avaliação Escrita Individual (AEI) (40% da nota final). - Projeto Prático em Grupo (PPG): desenvolvido em grupo ao longo do semestre, com demonstração de progresso semanal, entregas e discussões orais intermédias e finais; discussões orais poderão incluir uma componente de avaliação escrita individual relativa ao projeto caso o docente assim o determine; a entrega final do PPG terá de ser realizada até à data limite indicada no seu enunciado, data essa que ocorrerá exclusivamente durante a 1ª Época de Avaliação; o PPG não poderá ser entregue na 2ª Época de Avaliação; as discussões orais finais do PPG realizam-se em grupo após a entrega final, na(s) data(s) indicada(s) no seu enunciado; apesar do PPG ser desenvolvido em grupo, a nota a atribuir a cada estudante do grupo é individualizada em função da contribuição do estudante para o PPG e a prestação do estudante na discussão oral. - Avaliação Escrita Individual (AEI): 2 Mini-Testes escritos individuais realizados ao longo do semestre (50%+50% da AEI) ou 1 Teste escrito individual realizado na 2ª Época de Avaliação (100% da AEI); nota na AEI inferior a 7.5 valores (de um máximo de 20 valores) resulta em reprovação na UC. - Com excepção dos momentos de avaliação, que requerem presença obrigatória para a sua realização, não existem critérios mínimos de assiduidade. Avaliação por Exame: - Dado o caráter iminentemente prático desta UC, não existe a possibilidade de Avaliação por Exame (aprovado pela Comissão Pedagógica da ISTA a 01/03/2021, em conformidade com o Ponto 3 do Art. 7.º do RGACC). Melhoria de nota: - Dado o caráter iminentemente prático desta UC, não existe a possibilidade de melhoria de nota no Projeto Prático em Grupo (PPG), podendo apenas ser realizada melhoria de nota na Avaliação Escrita Individual (AEI), em conformidade com o Ponto 4 do Art. 18.º do RGACC. Época Especial: - Nota final: Projeto Prático Especial (PPE) (60% da nota final) + Teste Escrito Individual (TEI) (40% da nota final). - Projeto Prático Especial (PPE): projeto desenvolvido em grupo ou individualmente, de acordo com decisão do docente; características, entregáveis, critérios de avaliação e esforço de desenvolvimento do PPE equiparáveis ao PPG da 1ª Época de Avaliação; o enunciado do PPE poderá ser diferente do enunciado do PPG da 1ª Época de Avaliação; caso o estudante tenha obtido nota no PPG na 1ª Época de Avaliação, essa nota pode ser diretamente atribuída ao PPE; para poder realizar PPE e requerer o respetivo enunciado, o estudante terá de informar o docente dessa sua intenção, por e-mail, até 2 meses antes da data de início da Época Especial de Avaliação. - Teste Escrito Individual (TEI): teste realizado na Época Especial de Avaliação; nota no TEI inferior a 7.5 valores (de um máximo de 20 valores) resulta em reprovação na UC.

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 113.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • [B1] P. Shirley et al., “Fundamentals of computer graphics”, 2005, from AK Peters Ltd, ISBN 1-56881-269-8. [B2] P. Santana, “Diapositivos de Programação e Geração de Mundos Virtuais”, disponibilizados na plataforma e-learning do ISCTE-IUL. [B3] P. Santana, “Vídeos tutoriais e de Programação e Geração de Mundos Virtuais”, disponibilizados através da plataforma e-learning do ISCTE-IUL. [B4] Unity3D, “Unity Learn”, URL: https://learn.unity.com/, Acedido: 23/04/2023.:

Secundária

  • [B5] T. Akenine-Möller et al., “Real-Time Rendering”, 2008, A.K. Peters Ltd., 3rd edition, ISBN 987-1-56881-424-7. [B6] D. Bowman et al., “3D User Interfaces: Theory and Practice”, 2005, Addison-Wesley, ISBN 0-201-75867-9. [B7] D. Hearn et al., “Computer graphics with openGL”, 2011, Prentice Hall, ISBN 0132484579.:

Disciplinas de Execução

2024/2025 - 2º Semestre

2020/2021 - 2º Semestre

2021/2022 - 2º Semestre

2022/2023 - 2º Semestre

2023/2024 - 2º Semestre