Currículo

Design e Produção de Jogos Digitais 03758

Contextos

Groupo: Escola de Tecnologias e Arquitetura > Optativas > Departamento de Ciências e Tecnologias da Informação > 2º Ciclo

ECTS

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

No fim o aluno deverá ser capaz de: OA1: Definir o tema e o público-alvo do jogo pedagógico a criar; OA2: Investigar, recolher, analisar, interpretar criticamente artigo científico na área em que o jogo do projecto vai ser desenvolvido; OA3: criar o jogo definindo o conteúdo original, validação do conteúdo, processo de interacção, navegação, jogabilidade, testes, grupos de teste, etapas de teste, recolha de resultados de testes, análise e conclusões sobre o jogo final; OA4: escrever um relatório sobre o desenvolvimento do projecto na forma de artigo científico.

Programa

CP1.Título,storyline/sinopse,guião,storyboard,etapas de produção,gestão do processo de design e de versões,congelamento de versão final,gestão de expectativas do cliente face ao projecto CP2.Tipos de jogos,níveis etários,público-alvo,tipos de jogadores CP3.Ambientes de desenvolvimento de jogos;jogo integrado versus integração de jogos CP4.Análise funcional do jogo,interface e interacção, tempo e pontuação,níveis de dificuldade CP5.Definição,planificação e validação de conteúdo CP6.Design gráfico,som,imagem, vídeo,animação,texto;mapa de navegação e interacção;programação com Low cost-Low fidelity CP7.Planificação dos testes;teste exaustivo e bateria de testes;público de teste e rotatividade;gestão de grupo alvo de testes;métricas e controlo de qualidade,avaliação,validação CP8.Estudo de casos,jogos seleccionados de trabalhos de avaliação realizados em anos anteriores;projectos referência,projectos didácticos e de gamificação CP9.Critérios para recolha e escrita de artigo científico

Método de Avaliação

Avaliação por Exame (100%) – 1ª Época, 2ª Época e Época Especial, – ou Avaliação ao longo do semestre composta por: Projeto em Grupo (80% da Nota Final, avaliado semanalmente, sem nota mínima) e Avaliação Individual por Teste (20% da Nota Final, sem nota mínima). A Nota Final da Avaliação ao longo do semestre tem de ser igual ou superior a 9.5 valores. O Projeto em Grupo baseia-se no desenvolvimento faseado de Projeto, acompanhado, analisado e avaliado todas as semanas, etapa a etapa. A avaliação semanal do Projeto em Grupo implica obrigatoriamente estar integrado num grupo para realizar o Projeto em Grupo até à 2ª semana de aulas. A não integração em Grupo implica realizar a avaliação da UC por Exame. O Projeto em Grupo finalizado é entregue no último dia de aulas do semestre. A Avaliação Individual por Teste ocorre na mesma data do Exame 1 / 1ª Época. A nota do Projeto em Grupo não serve para MN Melhoria de Nota. A MN Melhoria de Nota realiza-se apenas por Exame de 2ª Época caso o aluno tenha passado em 1ª Época. A avaliação semanal do Projeto em Grupo implica uma assiduidade mínima às aulas, não podendo esta ser inferior a 2/3 das aulas efetivamente lecionadas: para um total de 24 aulas, implica presença obrigatória em 16 aulas, 2/3 das aulas totais. Os alunos assinam uma Folha de Registo de Presenças FRP em cada aula. Caso um aluno não cumpra a assiduidade mínima às aulas passa automaticamente para Avaliação por Exame.

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 113.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • PF Lopes, EcoVasco an Ecological Multimedia Adventure, EUROGRAPHICS Multimedia 99 Workshop, Milan, Italy, September 1999 PF Lopes, A new computer game approach for multimedia digital video reuse, International Conference on Media Futures, Florence, Italy, 8-9 May 2001 Kapp, K. M. (2012). The gamification of learning and instruction: Game-based methods and strategies for training and education. San Francisco: Pfeiffer T Deus, T Marques, PF Lopes, I Alexandre, P Alexandre, Aprender Inglês com um Jogo por Computador didáctico, ARTECH 2012, 6th International Conference on Digital Arts, 2012 PF Lopes, D Jardim, I Alexandre, Math4Kids, Proc. First Iberian Workshop on Serious Games and Meaningful Play (SGaMePlay'2011), 2011, ISBN: 978-989-96247-5-7, pp711-716 PF Lopes, Jogos Multimédia Educativos: Estratégias de Desenvolvimento, 3º Simpósio Internacional de Informática Educativa, Viseu, 26-28 Setembro, 2001 PF Lopes, Design and Production of Digital Games, ISCTE-IUL, 2019 (a escrever):

Secundária

  • C Gorriz, C Medina, Engaging Girls WITH Computers THROUGH SOFTWARE GAMES, COMMUNICATIONS OF THE ACM January 2000/Vol.43,No.1, pp. 42-49:

Disciplinas de Execução