Currículo
Design e Produção de Jogos Digitais 03758
Contextos
Groupo: Escola de Tecnologias e Arquitetura > Optativas > Departamento de Ciências e Tecnologias da Informação > 2º Ciclo
ECTS
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
No fim o aluno deverá ser capaz de: OA1: Definir o tema e o público-alvo do jogo pedagógico a criar; OA2: Investigar, recolher, analisar, interpretar criticamente artigo científico na área em que o jogo do projecto vai ser desenvolvido; OA3: criar o jogo definindo o conteúdo original, validação do conteúdo, processo de interacção, navegação, jogabilidade, testes, grupos de teste, etapas de teste, recolha de resultados de testes, análise e conclusões sobre o jogo final; OA4: escrever um relatório sobre o desenvolvimento do projecto na forma de artigo científico.
Programa
CP1.Título,storyline/sinopse,guião,storyboard,etapas de produção,gestão do processo de design e de versões,congelamento de versão final,gestão de expectativas do cliente face ao projecto CP2.Tipos de jogos,níveis etários,público-alvo,tipos de jogadores CP3.Ambientes de desenvolvimento de jogos;jogo integrado versus integração de jogos CP4.Análise funcional do jogo,interface e interacção, tempo e pontuação,níveis de dificuldade CP5.Definição,planificação e validação de conteúdo CP6.Design gráfico,som,imagem, vídeo,animação,texto;mapa de navegação e interacção;programação com Low cost-Low fidelity CP7.Planificação dos testes;teste exaustivo e bateria de testes;público de teste e rotatividade;gestão de grupo alvo de testes;métricas e controlo de qualidade,avaliação,validação CP8.Estudo de casos,jogos seleccionados de trabalhos de avaliação realizados em anos anteriores;projectos referência,projectos didácticos e de gamificação CP9.Critérios para recolha e escrita de artigo científico
Método de Avaliação
Avaliação ao longo do semestre com componente de Projecto em Grupo (70% da Nota Final, avaliado semanalmente, sem nota mínima) e Avaliação Individual por Teste (30% da Nota Final, sem nota mínima). A Nota Final tem de ser igual ou superior a 9.5 valores. A componente de Projecto em Grupo baseia-se no desenvolvimento faseado de Projecto, analisado e avaliado todas as semanas, etapa a etapa. O Projecto finalizado é entregue na data do Estado de Projecto EP12 (definido no e-learning como o último dia de aulas do semestre) ou, por opção do Grupo de Projecto, na data de Estado de Projecto Extra, data a definir com Delegado de Turma para o período da 2ª Época. A avaliação semanal implica uma assiduidade às aulas mínima, não podendo esta ser inferior a 2/3 das aulas efetivamente lecionadas: para um total de 24 aulas, implica presença obrigatória em 16 aulas, 2/3 das aulas totais. Os alunos assinam uma Folha de Registo de Presenças FRP em cada aula. Pela natureza da UC com Avaliação de Projecto semanal, não há avaliação por Exames, nem Exame 1, nem Exame 2. A Avaliação semanal implica obrigatoriamente estar integrado em Grupo de Projecto até à 2ª semana de aulas. Época Especial EE: - Nota final composta por Projecto Especial, 70% da Nota Final, sem nota mínima, e Teste Escrito individual na data da EE, 30% da Nota Final, com nota mínima de 9.5 valores (nota inferior a 9.5 valores no Teste Escrito individual implica reprovar na UC). - Projecto Especial: Projecto de avaliação individual com características, entregáveis, métricas/critérios de avaliação e nível de dificuldade/esforço idênticos ao Projecto de avaliação de 1a Época, com enunciado que pode ser diferente do Projecto de 1a Época; para realizar o Projecto Especial da EE o estudante solicita o enunciado por email dois meses e meio antes do início da EE; o Projecto Especial é sujeito a Oral presencial numa data a definir no período da EE, sendo a entrega realizada obrigatoriamente antes da data da Oral; para os alunos que tenham obtido nota no Projecto de avaliação realizado ao longo do semestre em 1a Época, a nota pode ser atribuída directamente ao Projecto Especial da EE.
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 113.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- PF Lopes, EcoVasco an Ecological Multimedia Adventure, EUROGRAPHICS Multimedia 99 Workshop, Milan, Italy, September 1999 PF Lopes, A new computer game approach for multimedia digital video reuse, International Conference on Media Futures, Florence, Italy, 8-9 May 2001 Kapp, K. M. (2012). The gamification of learning and instruction: Game-based methods and strategies for training and education. San Francisco: Pfeiffer T Deus, T Marques, PF Lopes, I Alexandre, P Alexandre, Aprender Inglês com um Jogo por Computador didáctico, ARTECH 2012, 6th International Conference on Digital Arts, 2012 PF Lopes, D Jardim, I Alexandre, Math4Kids, Proc. First Iberian Workshop on Serious Games and Meaningful Play (SGaMePlay'2011), 2011, ISBN: 978-989-96247-5-7, pp711-716 PF Lopes, Jogos Multimédia Educativos: Estratégias de Desenvolvimento, 3º Simpósio Internacional de Informática Educativa, Viseu, 26-28 Setembro, 2001 PF Lopes, Design and Production of Digital Games, ISCTE-IUL, 2019 (a escrever):
Secundária
- C Gorriz, C Medina, Engaging Girls WITH Computers THROUGH SOFTWARE GAMES, COMMUNICATIONS OF THE ACM January 2000/Vol.43,No.1, pp. 42-49: