Currículo

Fundamentos de Aprendizagem Profunda 04942

Contextos

Groupo: Aprendizagem Automática Aplicada > Pós-Graduação de 2º Ciclo > Unidades Curriculares Obrigatórias

ECTS

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

No final desta UC, cada estudante deverá ser capaz de: OA1: Compreender os princípios fundamentais da aprendizagem profunda e reconhecer as diferenças face à aprendizagem automática tradicional, relacionando-os com problemas reais. OA2: Identificar e explicar as principais camadas, técnicas e arquiteturas de redes profundas, compreendendo a sua adequação a diferentes tipos de dados e desafios. OA3: Aplicar, de forma orientada, frameworks como Keras e PyTorch para implementar modelos de aprendizagem profunda, desde a preparação dos dados até ao treino e inferência. OA4: Ajustar e avaliar o desempenho dos modelos, interpretando métricas, analisando resultados e propondo melhorias. OA5: Resolver problemas reais, colaborando com outros estudantes em estudos de caso e projetos, desenvolvendo competências analíticas, comunicacionais e de trabalho em equipa.

Programa

CP1: Introdução à aprendizagem profunda: conceitos chave, histórico, distinção face à aprendizagem automática tradicional. CP2: Camadas convolucionais, densas, recorrentes, normalização, dropout, funções de ativação e técnicas de regularização. CP3: Seleção e aplicação de técnicas adequadas aos diferentes tipos de dados tais como imagens 2D/3D, sequências temporais univariadas e multivariadas. CP4: Introdução prática às frameworks TensorFlow, Keras e PyTorch, desenvolvimento de modelos simples e análise dos resultados. CP5: Arquiteturas pré-existentes (e.g., ResNet, VGG, U-Net) e o seu reuso, transferência de aprendizagem e fine-tuning de modelos pré-treinados. CP6: Métricas de desempenho, interpretação de resultados, identificação de estrangulamentos, propostas de otimização e ajuste fino. CP7: Exploração de casos de estudo reais, desde a definição do desafio, modelação de dados, implementação e treino do modelo, até à análise crítica e apresentação dos resultados.

Método de Avaliação

Esta UC, pelo seu carácter prático, segue o modelo de Avaliação ao Longo do Semestre (previsto em RGACC), sem exame final, e possui a seguinte composição: - 2 Quizzes (20%): Ao longo do semestre serão disponibilizados vários quizzes online de curta duração, para serem realizados individualmente. Realizados individualmente, visam aferir a compreensão dos conteúdos teóricos e práticos à medida que são introduzidos, permitindo um feedback rápido e contínuo. Não será exigida nota mínima nos quizzes, mas a sua realização contribui para a consolidação das aprendizagens. - Mini-Projeto (30%): Neste mini-projeto realizado em grupos, o estudante desenvolve uma aplicação simples de aprendizagem profunda, desde a preparação dos dados até à primeira versão funcional do modelo. São avaliadas a capacidade de implementação, a clareza do código e a correta utilização das ferramentas abordadas. - Projeto Final (50%): O Projeto Final, realizado em grupo, é mais complexo e requer a integração de camadas, arquiteturas e técnicas avançadas. Valoriza-se a otimização do modelo, a análise crítica de resultados e a capacidade de propor melhorias. Este projeto permite consolidar todas as competências adquiridas. Para obter aprovação na UC, o estudante deverá alcançar uma nota final mínima de 10 valores, resultante da soma ponderada dos quizzes (20%), do Mini-Projeto (30%) e do Projeto Final (50%). Cada componente de avaliação (quizzes, mini-projeto e projeto final) possuí uma nota mínima de 8,5 valores. É exigida uma nota mínima de 10 valores na classificação final. Se o estudante não obtiver aprovação à UC, será considerado como Reprovado. Um estudante é considerado como Reprovado caso não atinja aprovação com a Avaliação ao Longo do Semestre (quizzes + projeto) desta UC. A melhoria de nota poderá ser obtida no ano letivo seguinte, repetindo as componentes de avaliação, em conformidade com o regulamento em vigor. A 1ª Época e 2ª Época poderão ser utilizadas para realização de momentos de avaliação. A presença nas sessões síncronas não é obrigatória. Para além do RGACC, o estudante deve consultar o Regulamento de Estudantes com Estatuto Especial (REEE) e o Código de Conduta Académica (CCA).

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 0.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • "1. Goodfellow, I., Bengio, Y., & Courville, A. (2016). Deep Learning. MIT Press. 2. Godoy, D. V. (2022). Deep learning with PyTorch step-by-step: A beginner’s guide: Volume I: Fundamentals. 3. Chollet, F. (2021). Deep Learning with Python (2.ª ed.). Manning. : . .

Secundária

  • 1. Stevens, J., Antiga, L., & Viebranz, T. (2020). Deep Learning with PyTorch. Manning. 2. Patterson, J., & Gibson, A. (2017). Deep Learning: A Practitioner’s Approach. O’Reilly." : . .

Disciplinas de Execução