Currículo

Gestão de Desempenho 03151

Contextos

Groupo: Controlo de Gestão e Execução da Estratégia > Pós-Graduação de 2º Ciclo > Unidades Curriculares Obrigatórias

ECTS

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

OA1 - Identificar modelos de gestão de desempenho e de performance organizacional OA2 - Ser capaz de identificar os aspetos críticos para implementar com eficácia um sistema de gestão de desempenho OA3 - Ser capaz de usar estrategicamente os sistemas de gestão de desempenho.

Programa

1. Modelos de avaliação de desempenho a. Apreender e analisar os principais aspetos envolvidos na avaliação de desempenho. b. Identificar contingências contextuais e de alinhamento estrutural. 2. Sistemas de gestão do desempenho a. Reconhecer os aspetos críticos na implementação eficaz de um sistema de gestão de desempenho. b. Desenhar processos eficazes de gestão de desempenho.

Método de Avaliação

A avaliação periódica implica: - Trabalho de grupo + debate (40%) - Exame (individual - 60%)

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 120.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • Nascimento, G. e Pereira, A. (2015). A Gestão e Avaliação de Desempenho. GRH para Gestores. Lisboa: Rh Editora, 247-305. Armstrong, M. e Taylor, S. (2014). Armstrong's Handbook of Human Resource Management Practice: Building Sustainable Organizational Performance Improvement (13th ed), Londres: Kogan. :

Secundária

  • Weber, A. (1995). Making performance appraisals consistent with a quality environment, Quality Progress, Vol. 28, p.65-70. Spencer, L. and Spencer, S. (1993). Competence at work - models for superior performance. USA: John Wiley & Sons, Inc. Sandberg, J. (2000). Understanding Human Competence at work: an interpretative approach. Academy of Management Journal. Vol. 43, p. 9-25. Rynes, S., Gerhart, B. e Parks, L. (2005). Personnel Psychology: Performance Evaluation and Pay for Performance. Annual Review of Psychology. Vol. 56, pp. 571-600. Murphy K. and Cleveland, J. (1995). Understanding performance appraisal. Sage Publication. Locke, E. and Lathan, G. (1990). A theory of goal setting & task performance. New Jersey: Prentice Hall. Kaplan, S. e Norton, D. (1996). "Using the balanced scorecard as a strategic management system" in Harvard Business Review, Jan-Fev. Flannery, T., Hofrichter, D. & Platen, P. (1996). People, performance, and pay. New York: Free Press. Deblieux, M. (2003). Performance Appraisal: Source Book. Virginia: Society for Human Resource Management. Cascio, W. F. e Aguinis, H. (2005). Applied psychology in human resource management. Upper Saddle River: Prentice Hall. Caetano, A. e Vala, J. (2008). Gestão de Recursos Humanos - Contextos, Processos e Técnicas. Lisboa: Editora RH. Caetano, A (2008). Avaliação de desempenho: O essencial que avaliadores e avaliados precisam de saber. Lisboa: Horizonte. Caetano, A. (1996). A avaliação de desempenho - metáforas, conceitos e práticas. Lisboa: RH Editores. Arvey, R. e Murphy, K. (1998). Performance evaluation in work settings. Annual Review of Psychology. Vol. 49, pp. 141-168. Aguinis, H. (2009). Performance management (2nd ed.). Upper Saddle River: Pearson Prentice Hall. :

Disciplinas de Execução

2024/2025 - 2º Semestre

2023/2024 - 2º Semestre