Currículo
Gestão da Inovação e Empreendedorismo 04204
Contextos
Groupo: Inovação Digital para Práticas de Projeto > Pós-Graduação de 2º Ciclo > Unidades Curriculares Obrigatórias
ECTS
3.0 (para cálculo da média)
Objectivos
OA1. Promover uma abordagem integrada da gestão da inovação e do empreendedorismo nas práticas de design; OA2. Adquirir competências de precisão no domínio dos processos de gestão e de inovação; OA3. Identificar, explicar, relacionar metodologias em soluções sustentáveis específicas; OA4. Desenvolver competências que permitam identificar, analisar, criar e implementar numa perspetiva estratégica e sustentável soluções digitais inovadoras.
Programa
A UC semestral obrigatória será composta pelos seguintes conteúdos: P1. Pensamento criativo e transformação digital; P2. Gestão da inovação: Conceitos, propriedade intelectual; P3. Introdução ao empreendedorismo: motivação, liderança e gestão de equipas; P4. O processo de criação de novos modelos de negócios/empresas na 4ª revolução industrial; P5. Elaboração de um Pitch.
Método de Avaliação
Avaliação ao longo do semestre: A avaliação individual será fundamentada num trabalho teórico-prático de base científica. i) Elaboração de um Paper ou de um Projeto - 55%; ii) Apresentação de uma Comunicação ou de Projeto - 30%; iii) Assiduidade e Participação nos Debates - 15%. A nota mínima em cada componente é 8 valores. A nota de aprovação é 10 valores. Não está previsto no funcionamento da UC a possibilidade de regime de avaliação final.
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 62.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- - Bosma, N., & Kelley, D. (2023). Global Entrepreneurship Monitor (2023). Global Entrepreneurship Research Association. Available at: https://www.gemconsortium.org/reports/latest-global-report - Hirsch, R. D., Peters, M. P., & Shepherd, D. A. (2020). Entrepreneurship (11th ed.). McGraw Hill. - European Commission. (2024). Innovation Union Scoreboard 2024. Available at: https://ec.europa.eu/commission/ - OECD/Eurostat. (2018). Oslo Manual 2018: Guidelines for Collecting, Reporting and Using Data on Innovation (4th ed.). OECD Publishing. - Soltanifar M., Hughes M. & Göcke L. (2021). Digital Entrepreneurship. Springer Cham.: