Currículo

Tecnologias de Digitalização e Simulação 04208

Contextos

Groupo: Inovação Digital para Práticas de Projeto > Pós-Graduação de 2º Ciclo > Optativas

ECTS

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

OA1: Descrever a evolução das metodologias de projeto arquitetónico para as quais as áreas da RV, RA, das modalidades naturais de IPC e digitalização/modelação 3D; OA2: Identificar tópicos chave do estado da arte (em RV, RA e IPC), com aplicabilidade na resolução de problemas contemporâneos nas práticas de projeto, através da investigação e análise crítica de fontes da literatura. OA3: Conhecer os princípios e métodos digitais de levantamento 3D e sua aplicabilidade, antevendo possibilidades de inovação nos processos. OA4: Conhecer o ambiente de desenvolvimento de aplicações em RV e RA em uso no ISTAR-IUL assim como os princípios básicos para conceber uma experiência de RV e uma outra de RA. OA5: Discutir o contributo das ferramentas para os processos de inovação nas práticas de projeto.

Programa

CP1: Introdução à RV, RA e IPC, e sua contextualização na Arquitetura, Engenharia, Construção e Manutenção de Edifícios; CP2: Introdução à Digitalização e Modelação 3D em contextos de intervenção em património, atelier, design de produto; CP3. Laboratório Digitalização e Modelação 3D: princípios básicos de projeto, tecnologias utilizadas; CP4. Laboratório de RV: princípios básicos de projeto, tecnologias utilizadas, uma experiência em RV, e avaliação da usabilidade e satisfação; CP5. Laboratório de RA: princípios básicos de projeto, tecnologias utilizadas, uma experiência em RA, e avaliação da usabilidade e satisfação. CP6. Discussão sobre a situação atual e perspectivas de inovação futuras.

Método de Avaliação

Os estudantes serão avaliados em regime de avaliação contínua, através da: - Realização de exercícios práticos e/ou redação de um relatório final - 80%; - Assiduidade e participação nos debates - 20%; Não está previsto no funcionamento da UC a possibilidade de regime de avaliação final.

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 125.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • Mazuryk, T. & Gervautz, M., 1996. Virtual Reality: History, Applications, Technology and Future. Viena, Áustria : Institute of Computer Graphics and Algorithms, Vienna University of Technology. HEIM, M. 1993 The Metaphysics of Virtual Reality, Oxford University Press, 208 pages. Kalay, Y.E. (2004). Architecture?s new media: principles, theories and methods of computer-aided design. MIT Press Egels, Y., Kasser, M. 2002. Digital Photogrammetry. Routledge Bowman, D. A., Kruijff, E., Laviola, J., Poupyrev. I., ?3D User Interfaces, Theory and Practice?, Addison Wesley 2004 Achten, H., Jessurun, J. & Vries, b., 2004. A Low-Cost Versatile Virtual Reality Design and Research Setup Between Desktop and CAVE. Eindhoven, Holanda, Technische Universiteit Eindhoven, The NetherlandsBernstein, P. (2018). Architecture ? design ? data: practice competency in the era of computation. Birkhauser. Azuma, R. T. A survey of augmented reality. Presence, 6(4):355?385, 1997:

Secundária

Disciplinas de Execução

2024/2025 - 2º Semestre