Currículo
Jornalismo Internacional: Técnicas, Práticas e Deontologia 02420
Contextos
Groupo: Jornalismo em Língua Portuguesa > Pós-Graduação de 2º Ciclo > Unidades Curriculares
ECTS
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
No final da UC o estudante deverá: OA1 | identificar o conceito de notícia e a origem das agências noticiosas OA2 | perceber a publicidade enquanto modelo de negócio ligado ao jornalismo OA3 | identificar as principais agências noticiosas a nível mundial OA4 | conhecer o papel da Unesco e do relatório Macbride para uma nova ordem internacional da informação OA5 | identificar o modelo de negócio, estrutura e práticas redatoriais das agências OA6| identificar as principais regras profissionais e deontologia OA7 | conhecer os fenómenos de globalização e localização OA8| identificar a importância da geopolítica para a informação jornalística OA9| identificar o jornalismo em áreas de conflito OA10| identificar as ameaças da internet e da especialização jornalismo
Programa
1. As agências noticiosas 1.1 O “nascimento” do conceito de notícia 1.2 O modelo de negócio da Publicidade 1.3 A origem das agências noticiosas 1.4 As “cinco irmãs”: Associated Press, France Presse, United Press International, Reuters e Tass 2. Paradigmas informativos 2.1 A Nova Ordem Internacional da Informação, a Unesco e o relatório MacBride 2.2 As agências nacionais de informação 2.3 Modelo de negócio, estrutura, e práticas redatoriais das agências 2.4 Regras profissionais e deontologia 3. Jornalismo Internacional 3.1 Globalização e localização 3.2 Geopolítica na informação jornalística 3.3 Jornalismo em áreas de conflito 3.4 A ameaça da Internet e da especialização do jornalismo
Método de Avaliação
A avaliação tem 2 momentos:1)Período letivo: assiduidade (e pontualidade) igual ou superior a 80% e participação oral ativa (10%); 2)Trabalho escrito individual. O tempo para o trabalho é de cerca de 20h de pesquisa em biblioteca, e/ou trabalho de campo. A versão final representa 70% da nota. A originalidade e a inovação na investigação para a redação do artigo contribui para a avaliação com 20%.São aprovados os alunos com notas superiores a 9,5 valores nas 2 avaliações (admitidas 2 faltas).
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 120.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- Press, Minneapolis Mattelart, A. (2000) Networking the World 1794–2000. University of Minnesota Hannerz, U. (1996) Transnational Connections: Culture, People, Places. Routledge, London Gramling, O.(1940) AP: The Story of the News. Farrar and Rinehart, Inc., New York Frédérix, P. (1959) Un siècle de chasse aux nouvelles: de l’agence d’information Havas à l’Agence France-Presse. Flammarion, Paris Chalaby, J.K. (1998) The Invention of Journalism. Macmillan Press, Basingstoke Castells, M. (1989) The Informational City. Information Technology, Economic Restructuring, and the Urban-Regional Process. Blackwell, Oxford Boyd-Barrett, O. (1998) “Global” news agencies: Trends and issues over 150 years.In Boyd-Barrett, O. and Rantanen, T. (eds) The Globalization of News. Sage, London, 19–34. Boyd-Barrett, O. (1980) The International News Agencies. Constable. London Beck, U. (2000) What is Globalization? Polity Press, Cambridge :