Currículo

Jornalismo Empreendedor 02422

Contextos

Groupo: Jornalismo em Língua Portuguesa > Pós-Graduação de 2º Ciclo > Unidades Curriculares

ECTS

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

No final da UC o estudante deverá: OA1 | identificar o que é o jornalismo empreendedor OA2 | descrever os problemas do jornalismo atual OA3 | explicar o novo ecossistema dos média OA4 | avaliar o empreendedorismo no jornalismo OA5 | avaliar a inovação de um projeto jornalístico OA6| desenvolver um projeto jornalístico OA7 |desenvolver a apresentação de um projeto OA8| identificar os princípios do Design Thinking OA9| desenvolver canvas para modelos de negócio

Programa

O novo ecossistema dos média na Era Pós-Industrial A rutura dos modelos de média da Era Industrial O jornalista empreendedor: reinventar o jornalismo A cultura das startup tecnológicas e sua importância para o jornalismo Da ideia inicial à startup: o desenvolvimento de um projeto Elevator pitch: como apresentar um projeto Sete passos para o jornalismo empreendedor segundo Jeremy Caplan Princípios do Design Thinking: inspiração, ideation e implementação Business Model Generation: a elaboração de canvas para modelos de negócio

Método de Avaliação

A avaliação tem 2 momentos:1)Período letivo: assiduidade (e pontualidade) igual ou superior a 80% e participação oral ativa (10%); 2)Trabalho escrito individual. O tempo para o trabalho é de cerca de 20h de pesquisa em biblioteca, e/ou trabalho de campo. A versão final representa 70% da nota. A originalidade e a inovação na investigação para a redação do artigo contribui para a avaliação com 20%.São aprovados os alunos com notas superiores a 9,5 valores nas 2 avaliações (admitidas 2 faltas).

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 120.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • Ries, Eric. The Lean Startup. Crown Business, New York, NY. 2011. Osterwalder, Alexander and Pigneur, Yves. Business Model Generation. John Wiley and Sons Inc., Hoboken, NJ 2010. Christensen, Clayton M.; Skok, David; Allworth, James. Be the Disruptor, in Nieman Reports, Fall 2012, Vol. 66, No. 3, The Nieman Foundation for Journalism at Harvard University. disponível online. Briggs, Mark. Entrepreneurial Journalism: How to Build What?s Next for News. CQ Press, Thousand Oaks, CA, 2012. Anderson, C.W.; Bell, Emily; and Sharky, Clay. Post-Industrial Journalism: Adapting to the Present. Columbia Journalism School, Tow Center, 2012. disponível online :

Secundária

Disciplinas de Execução

2024/2025 - 2º Semestre

2023/2024 - 2º Semestre

2014/2015 - 2º Semestre

2015/2016 - 2º Semestre

2016/2017 - 2º Semestre

2017/2018 - 2º Semestre