Currículo
Informação de Agência e Linguagem Jornalística 02421
Contextos
Groupo: Jornalismo em Língua Portuguesa > Pós-Graduação de 2º Ciclo > Unidades Curriculares
ECTS
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
No final da UC o estudante deverá: OA1 | identificar e seguir os processos de planeamento editorial em agências OA2 | saber pesquisar fontes de informação OA3 | aplicar as técnicas do jornalismo interpretativo OA4 | aplicar as técnicas de escrita para agência OA5 | compreender e utilizar os critérios de seleção e hierarquia da informação OA6| identificar e aplicar as técnicas de edição para agência OA7 | identificar a aplicar as regras e processos da edição multimédia para agência OA8| conhecer as áreas de especialização e o tratamento de informação em agência
Programa
1. Planeamento editorial em agência 1.1 Estratégias editoriais 1.2 Agenda e planificação 2. Investigação e análise de dados 2.1 Pesquisa e fontes de informação 2.2 Jornalismo interpretativo 3. Escrita e edição 3.1 Técnicas de escrita para agência 3.2 Critérios de seleção e hierarquia de informação 3.3 Técnicas de edição para agência 4. Edição multimédia 4.1 Conteúdos jornalísticos audiovisuais para agência 4.2 Conteúdos digitais para agência 4.3 Grafismo digital 5. Jornalismo especializado em agência 5.1 Áreas de especialização e tratamento de informação 5.2 Texto interpretativo e especialização temática e geográfica
Método de Avaliação
A avaliação tem 2 momentos:1)Período letivo: assiduidade (e pontualidade) igual ou superior a 80% e participação oral ativa (10%);2)Trabalho escrito individual. O tempo para o trabalho é de cerca de 20h de pesquisa em biblioteca, e/ou trabalho de campo. A versão final representa 70% da nota. A originalidade e a inovação na investigação para a redação do artigo contribui para a avaliação com 20%.São aprovados os alunos com notas superiores a 9,5 valores nas 2 avaliações (admitidas 2 faltas).
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 120.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- Schudson, M. (1995) The Power of News. Harvard University Press, Cambridge, MA. Rodriguez, P. (1994) Periodismo de investigación: técnicas y estrategias, Barcelona: Paidós Comunicación Mouriquand, J. (2002) O jornalismo de investigação, Lisboa, Editorial Inquérito Marcet, J. (1997) Periodismo de investigación. Teoria y práctica, Madrid: Sintesis Mesquita, M. (1998) O jornalismo em análise, Minerva Hargreaves, I. and Thomas, J. (2002) New News, Old News. Broadcasting Standards Commission, London Godinho, J. (2009) As Origens da Reportagem - Imprensa, Lisboa: Livros Horizonte Fortes, L. (2008). Os segredos das redações – O que os jornalistas só descobrem no dia-a-dia. São Paulo: Contexto Gans, H. (1979) Deciding What’s News. Pantheon, New York :