Currículo
Brasil: Mídia, Jornalismo, Política e Economia 02425
Contextos
Groupo: Jornalismo em Língua Portuguesa > Pós-Graduação de 2º Ciclo > Optativas
ECTS
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
No final da UC o estudante deverá: OA1|Analisar a formação contemporânea do Brasil, e as relações entre media e poder que moldam diferentes imaginários nacionais. OA2|Explicar as transformações estruturais da sociedade brasileira, nas últimas 3 décadas, tendo como suporte de análise as dimensões política, económica, cultural e de media. OA3|Distinguir de forma crítica o papel dos veículos de comunicação tradicionais e alternativos na consolidação da democracia brasileira. OA4|Refletir sobre o atual estágio de desenvolvimento da sociedade em rede no país. OA5|Avaliar o impacto das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) na vida dos brasileiros. OA6|Criticar as relações entre media tradicionais e poderes políticos/econômicos. OA7|Avaliar o impacto das TIC, sobretudo das redes da internet, nos movimentos sociais contemporâneos e nas recentes manifestações. OA8|Desconstruir os mitos sobre o Brasil, e a dicotomia entre crescimento econômico e desenvolvimento social.
Programa
1. A invenção do Brasil: uma introdução 2. O povo brasileiro: matrizes, raízes e mitos 3. Brasil pós-85: media, poder e democracia 4. A formação do Brasil contemporâneo 5. Panorama dos media nacionais 6. A sociedade em rede brasileira 7. Impacto das TICs na vida dos brasileiros 8. Cidades partidas: acesso, exclusão e geografias de poder 9. Economia informacional e desiguldade estrutural 10. Revoltas hiperconectadas e movimentos em rede
Método de Avaliação
A avaliação tem 2 momentos:1)Período letivo: assiduidade (e pontualidade) igual ou superior a 80% e participação oral ativa (10%);2)Trabalho escrito individual. O tempo para o trabalho é de cerca de 20h de pesquisa em biblioteca, e/ou trabalho de campo. A versão final representa 70% da nota. A originalidade e a inovação na investigação para a redação do artigo contribui para a avaliação com 20%.São aprovados os alunos com notas superiores a 9,5 valores nas 2 avaliações (admitidas 2 faltas).
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 115.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- Takahashi, Tadao (Org.) (2001), Sociedade da informação no Brasil, Brasília, Ministério da Ciência e da Tecnologia. Neri, Marcelo Cortes (Org) (2012), Mapa da inclusão digital, Rio de Janeiro, Fundação Getúlio Vargas. Kinzo, Maria D’Alva G. (2004), Partidos, eleições e democracia no Brasil pós-1985, Revista Brasileira de Ciências Sociais, Vol. 19, Nº 54. Lima, Venício A, De ( 2009), Revisitando as sete teses sobre mídia e política no Brasil, Comunicação & Sociedade, Ano 30, Nº 51, p. 13-37. Intervozes (2006), Vozes da democracia: história da comunicação na redemocratização do Brasil, São Paulo, Imprensa Oficial. Chauí, Marilena (2000), Brasil: mito fundador e sociedade autoritária, São Paulo, Fundação Pereseu Abramo. Castells, Manuel (2009), Comunicación y poder, Madrid, Alianza Editorial. Cardoso, Gustavo e Di Fátima, Branco (2013), Movimento em rede e protestos no Brasil: Qual gigante acordou?, Revista Eco-Pós, Vol. 16, p. 143-176. :