Currículo

Reportagem, Entrevista e Investigação em Rede 02175

Contextos

Groupo: Jornalismo em Língua Portuguesa > Pós-Graduação de 2º Ciclo > Unidades Curriculares

ECTS

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

No final da UC o estudante deverá: OA1 | identificar o jornalismo de investigação OA2 | descrever a evolução histórica do jornalismo de investigação OA3 | explicar o jornalismo de investigação AO4 | descrever a reportagem de investigação e desfazer os seus mitos AO5 | descrever as várias realidades e processos de reportagem, desde a hipótese, os métodos, a documentação e as fontes abertas, oficiais e privadas AO6| explicar os fundamentos da reportagem: conhecimento do tema, local, pessoa ou situação económica, política ou social, capacidade de observação, curiosidade AO7 | explicar as técnicas de reportagem e o tratamento da informação - fontes, pesquisa, competências analíticas, rapidez da reflexão e material AO8 | explicar o que é a entrevista AO9 | identificar exemplos positivos e negativos de entrevista AO10| descrever a preparação e investigação, o perfil do entrevistado, as perguntas e as questões de emoção e credibilidade

Programa

1. - O jornalismo de investigação 1.Definições - Jornalismo convencional vs Jornalismo de investigação 2.História - Tradição e grandes repórteres 3.Evolução - A afirmação e a crise do jornalismo de investigação 4.A importância do jornalismo de investigação na sociedade contemporânea 5.Os profissionais - who's who, organização, funções e objectivos 2. - A reportagem de investigação 1.Introdução - mitos e realidades 2.A hipótese 3.A estratégia - métodos 4.A documentação 5.Fontes abertas (incluindo electrónicas: web, sinais - comunicações, radares, imagem, etc.) 6.Fontes humanas oficiais e privadas ON THE RECORD e OFF THE RECORD - incluindo motivações (teoria MISE) 7.A verificação dos factos (fact-checking) 8.A definição da estrutura narrativa 9.A divulgação da reportagem 10.O seguimento (follow-up) 3. - A reportagem 1.A História da reportagem enquanto género jornalístico: dos gazeteiros aos obreiros do imaginário colectivo. 2.Dogmas : representação da realidade ou interpretação dos 3.acontecimentos? Objectividade vs Subjectividade. 4.Novo Conceito do Jornalismo: A Comunicação Pública (Jornalismo, Relações Públicas e Publicidade). 5.Televisão - A idade da maturidade? 6.Imprensa - O Futuro é ontem? 7.Rádio e Web - conceitos. 4. - As técnicas de reportagem 1.Opções e mutações do jornalismo contemporâneo: hiperconcorrência e lógica financeira, económica e política para tutelar as práticas e o discurso dos actores sociais. 2.O Directo ou a vitória do repórter (tv/rádio/web). 3.Tipos e técnicas do Directo (tv/rádio/web). 4.A evolução do Directo (tv/rádio/web). 5.Vox Populi - mitos, princípios éticos e facilitismo. 6.Regras e métodos - conhecimento do tema, local, pessoa ou situação económica, política ou social, capacidade de observação, curiosidade. 7.O tratamento da informação - fontes, pesquisa, competências analíticas, rapidez da reflexão e material. 8.A interpretação dos factos e a apresentação do acontecimento (ângulo). 9.A contextualização e a análise (na perspectiva da procura de um acréscimo de significado). 10.A narrativa: vocabulário, estilo, impressões (e sentido critíco), atmosfera, "côr", tom e concisão. 11.Associação texto/imagem/som (tv/rádio/web). 12.Conclusões: O monopólio da mediação (ou deliberação) no espaço público. 5. - Entrevista 1.A entrevista jornalística em televisão . Conceitos gerais. 2.A entrevista política 3.A entrevista de personalidade 4.A arte da pergunta 5.Tipologia de perguntas. Elaboração do questionário. Alinhamento do questionário 6.As regras da entrevista 7.A entrevista e o debate : Semelhanças e diferenças. O papel do moderador

Método de Avaliação

A avaliação é realizada em 2 momentos: 1) ao longo do período letivo e 2) avaliação final. 1) Ao longo do período letivo, serão utilizados os seguintes instrumentos de avaliação: assiduidade (e pontualidade) igual ou superior a 80%, participação oral ativa nas sessões e exercícios de grupo (avaliada em 20%); produção de conteúdos jornalísticos integrando as temáticas e assuntos apresentados na UC, que serão reunidos num portefólio final. 2) Avaliação do portefólio final composto pelos conteúdos jornalísticos produzidos no âmbito da UC ao longo do período letivo. O tempo total de trabalho necessário para a redação deste trabalho é contabilizada em cerca de 20 horas de pesquisa em biblioteca, e/ou trabalho de campo. A versão final do portefólio representará 80% da nota. A originalidade e a inovação no trabalho contribuirá para a avaliação. Esta avaliação pressupõe a revelação das competências de escrita e orais, qualidade da pesquisa bibliográfica realizada, conhecimentos adquiridos e a capacidade de análise e síntese. Ficam aprovados os alunos que tenham notas superiores a 9,5 valores nas duas avaliações (só são admitidas 2 faltas).

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 100.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • Heinrich, Ansgard (2011) Network journalism: journalistic pratice in interactive spheres, Routledge, Nova Iorque, Eua; Briggs, Mark (2010) Journalism next, Sage, Washington, EUA; Quinn, Stephen e Vicent f. Filak (2005) Convergent journalism: writing and producing across media, Focal Press, Burlington, Eua; Gall, Sandy (1983) "Don't worry about the money now", New English Library, Sevenoaks (Kent, GB) Moeller, Susan (1999) "Compassion Fatigue - How the media sell disease, famine, war and death", Routledge, Nova Iorque Chancellor, John e Mears ,Walter R. (1983) "The news business", Harper & Row Publishers, Nova Iorque "Stalking the feature story" (1979) William Ruehlmann, Vintage Books, Nova Iorque,; Brady, John (1977) "The craft of interviewing", Vintage Books, Nova Iorque, Pinto, Mário (2006) "Como evitar o atamancado do 'Jornalês'", Papiro Editora, Lisboa,; "Repórteres e Reportagens de Primeira Página", II Volume, 1910-1926, Conselho de Imprensa, Lisboa; "Repórteres e Reportagens de Primeira Página", I Volume,1901-1910, Conselho de Imprensa, Lisboa; "Grandes repórteres portugueses da I República", Foto-Jornal, Colecção Grande Reportagem, Lisboa 1986; Lage, Nilson (2001) "A reportagem: teoria e técnica de entrevista e pesquisa jornalística" Record, Rio de Janeiro; Halperín, Jorge (1998) "La entrevista periodística: intimidades de la conversacíon pública" Paidós, Buenos Aires; Grijelmo, Alex (2001) "El estilo del periodista" 7 edicion, Taurus, Madrid; Cotteret, Jean-Marie (1991) "Gouverner c'est parâitre" Presses Universitaires de France, 1991 ; Charon, Yvan (1995) "A entrevista na televisão" Editorial Inquérito; :

Secundária

Disciplinas de Execução

2024/2025 - 1º Semestre

2023/2024 - 1º Semestre

2014/2015 - 1º Semestre

2015/2016 - 1º Semestre

2016/2017 - 1º Semestre

2017/2018 - 1º Semestre

2025/2026 - 1º Semestre