Currículo

Jornalismo em Rede, Internet e Sociedade 02172

Contextos

Groupo: Jornalismo em Língua Portuguesa > Pós-Graduação de 2º Ciclo > Unidades Curriculares

ECTS

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

No final da UC o estudante deverá: OA1 | explicar de forma analítica e crítica as transformações do jornalismo nas vertentes produção, distribuição e fruição OA2 | analisar criticamente o jornalismo ao ritmo da internet, a emergência de novas ferramentas e práticas, a integração do feedback da audiência e a multiplicidade de perspetivas OA3 | avaliar a explosão do jornalismo graças à multiplicação dos meios de recolha, interpretação e divulgação da informação e o crowdsourcing e conteúdo gerado pela audiência AO4 | distinguir o jornalismo como bem público AO5 | analisar a transparência e independência: forças vitais para a credibilidade e o futuro do jornalismo. AO6 | criticar a psicologia social das relações mediadas por computador, telefones móveis, internet e contatibilidade permanente, AO7| distinguir Internet e sociedade: visões e realidades e o papel das tecnologias de informação e comunicação na vida quotidiana AO8| Executar trabalhos escritos que reflitam sobre as temáticas abordadas

Programa

1.As transformações do jornalismo: produção, distribuição e fruição i.o jornalismo ao ritmo da internet ii.A emergênca de novas ferramentas e práticas, iii.a integração do feedback da audiência e a multiplicidade de perspetivas, iv.a explosão do jornalismo graças à multiplicação dos meios de recolha, interpretação e divulgação da informação v.Crowdsourcing e conteúdo gerado pela audiência 2.Crise dos média, oportunidade dos jornalistas i.O jornalismo como bem público 1.Num mundo instável, a procura por informação, análise e interpretação é maior do que nunca 2.Transparência e independência: forças vitais para a credibilidade e o futuro do jornalismo 3.A Internet na Vida Quotidiana: Domesticação e Globalização i.A psicologia social das relações mediadas por computador ii.Telefones móveis, internet e contatibilidade permanente iii.Internet e sociedade: visões e realidades 4.O papel das tecnologias de informação e comunicação na vida quotidiana i.A fratura digital entre sociedades desenvolvidas e em vias de desenvolvimento ii.A relação entre a Internet e outras tecnologias, como telefones móveis

Método de Avaliação

A avaliação é realizada em 2 momentos: 1) ao longo do período letivo e 2) avaliação final. 1) Ao longo do período letivo, serão utilizados os seguintes instrumentos de avaliação: assiduidade (e pontualidade) igual ou superior a 80%, participação oral ativa nas sessões e exercícios de grupo) (avaliada em 10%); 2) Teste escrito individual, que consiste na escrita de um primeiro draft de um artigo de investigação. O tempo total de trabalho necessário para a redação deste trabalho é contabilizada em cerca de 20 horas de pesquisa em biblioteca, e/ou trabalho de campo. A versão final do artigo representará 70% da nota. A originalidade e a inovação no trabalho de investigação para a redação do artigo contribuirá para a avaliação com 20%. Esta avaliação pressupõe a revelação das competências de escrita e orais, qualidade da pesquisa bibliográfica realizada, conhecimentos adquiridos e a capacidade de análise e síntese. Ficam aprovados os alunos que tenham notas superiores a 9,5 valores nas duas avaliações (só são admitidas 2 faltas).

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 120.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • Castells, M. (2001), Internet Galaxy, OUP, Oxford. Van Dijk, J. (2005) The Deepening Divide: Inequality in the Information Society, Sage, London; Ito, M. (2010) Hanging Out, Messing Around and Geeking Out: Kids Living and Learning with New Media, MIT Press, Cambridge, MA; Buckingham D. and R. Willett, Digital Generations (Eds) (2006) Digital Generations, Erlbaum; Ito, M., Matsuda, M. & Okabe, D. (Eds) (2005) Personal, Portable, Pedestrian, Mobile Phones in Japanese Life, MIT Press; Berker, T, Hartmann, M., Punie, Y and Ward, K. (Eds) (2005) Domestication of Media and Technologies, Open University Press; Bakardjieva, M. (2005) Internet Society, Sage; Wellman, B. & Haythornthwaite, C. (Eds) (2002) The Internet in Everyday Life, Oxford University Press; Ling, R. (2004) The Mobile Connection: The Cell Phone's Impact on Society, Morgan Kaufmann; Haddon, L. (2004) Information and Communication Technologies in Everyday Life: A Concise Introduction and Research Guide, Berg; :

Secundária

Disciplinas de Execução

2024/2025 - 1º Semestre

2023/2024 - 1º Semestre

2014/2015 - 1º Semestre

2015/2016 - 1º Semestre

2016/2017 - 1º Semestre

2017/2018 - 1º Semestre

2025/2026 - 1º Semestre