No final desta UC, os estudantes terão adquirido conhecimento teórico avançado para:
- Compreender as Teorias Clássicas de Estado, incluindo as suas origens e influências na formação de sociedades e sistemas políticos na Europa, através de leituras críticas e debates.
- Analisar a evolução da Democracia e suas implicações nas instituições políticas, usando estudos de caso e debates.
- Explorar Teorias e Modelos de AP e PP, com aulas expositivas, leituras críticas e estudos de caso.
- Explorar modelos de Administração Pública em perspetiva comparada com casos práticos e apresentações.
- Aplicar teorias e modelos na prática de gestão da AP e PP, desenvolvendo habilidades para analisar processos de reforma, modernização e decisão administrativa.
- Discutir questões e temas atuais de Administração Pública e PP, em aulas e seminários.
Programa
1. Estado, Sociedade e Sistemas Políticos
-Teorias Clássicas de Estado, Sociedades e Sistemas Políticos Europeus
-Democracia, Instituições Políticas e Tipos de Sociedade
-Desempenho dos Sistemas Políticos
-Seminário: O Papel do Estado, Sistemas Políticos e Instituições no Desenvolvimento das Democracias
2. Modelos e Teorias de Estado, AP e PP
-Teorias e Modelos de Estado, AP e PP : Evolução e Perspectivas Futuras
-Seminário: Análise Crítica aos Modelos e Teorias
3. Reforma e Modernização Administrativa
-AP Comparada e Instituições Supranacionais
-Seminário de Tendências Relativas à Reforma e Modernização Administrativa
4. Tendências Estruturantes da Sociedade Contemporânea e Implicações para a AP
-Transformação Digital
-Sustentabilidade e Ambiente
-Globalização e Interdependência
-Demografia e Desafios Sociais
-Desenvolvimento Organizacional, Transparência e Participação
5. Temas Avançados em Ciência da Administração
-Seminários sobre Temas Relevantes para a AP, PP e Gestão Pública
Método de Avaliação
A avaliação desta UC terá uma natureza periódica, dando particular relevo à capacidade de investigação e produção de conhecimento científico. Assim, o método de avaliação passa pela elaboração de trabalhos científicos (working papers) ao longo de seminários a ocorrer em cada semestre, correspondendo a:
1- Cada estudante é responsável por preparar um trabalho de investigação (trabalho final baseado em 2 working papers) relevante para os tópicos abordados na UC em cada semestre. Os trabalhos intermédios, em número de 2, devem basear-se numa revisão crítica da literatura, análise de dados (se aplicável) e contribuição original para o campo e tema de estudo. Os trabalhos devem ser submetidos no final de cada semestre, de acordo com as datas estabelecidas.
Cada working paper terá uma ponderação equitativa entre si e, o conjunto dos trabalhos (previsivelmente 2), terão, no conjunto, uma ponderação de 35% na nota final da UC.
2- Cada estudante deve apresentar os seus trabalhos nos seminários a ocorrer ao longo do programa. A apresentação deve ser seguida de uma sessão de discussão e perguntas pelos colegas e por professores/orientadores. Os trabalhos serão avaliados por um painel composto pelo orientador (q.a.) e outros docentes especializados na área, de modo o a que os estudantes possam receber feedback construtivo e orientações para melhorar o seu trabalho.
O conjunto das apresentações realizadas terá um peso de 25% na avaliação final da UC. Cada apresentação contribuirá para a formação de uma classificação única correspondente a uma ponderação aritmética simples.
3- No último semestre, os alunos devem, com base nos working papers produzidos (2) , e nos comentários obtidos com a sua apresentação e discussão, apresentar um artigo científico final (com base nos 2 working papers), que cumpra com os padrões de qualidade de publicação em revistas científicas e/ou conferências da área.
O trabalho final contribuirá em 40% para a formulação da classificação final da UC.
Os workingpapers e trabalhos serão avaliados com base em critérios como originalidade, rigor metodológico, relevância teórica, contribuição para o campo, clareza da escrita e capacidade de apresentação e discussão. A participação ativa nos seminários, incluindo a contribuição para as discussões dos colegas, é também considerada na avaliação.
Este método de avaliação permite que os estudantes desenvolvam capacidades de investigação incrementais ao longo do programa, potenciando a produção de trabalhos científicos finais de elevada qualidade. Além disso, a apresentação em seminários proporciona oportunidades de interação e feedback, promovendo a investigação e o debate académico.