Currículo
Seminário em Administração Pública: Teorias e Modelos de Estado e Administração Pública 04777
Contextos
Groupo: Administração Pública > 3º Ciclo > Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias
ECTS
18.0 (para cálculo da média)
Objectivos
No final desta UC, os estudantes terão adquirido conhecimento teórico avançado para: - Compreender as Teorias Clássicas de Estado, incluindo as suas origens e influências na formação de sociedades e sistemas políticos na Europa, através de leituras críticas e debates. - Analisar a evolução da Democracia e suas implicações nas instituições políticas, usando estudos de caso e debates. - Explorar Teorias e Modelos de Administração Pública, com aulas expositivas, leituras críticas e estudos de caso. - Explorar modelos de Administração Pública em perspetiva comparada com casos práticos e apresentações. - Aplicar teorias e modelos na prática de gestão na Administração Pública, desenvolvendo habilidades para analisar processos de reforma ou modernização administrativa. - Discutir questões e temas atuais de Administração Pública, em aulas e seminários.
Programa
1: Estado, Sociedade e Sistemas Políticos Teorias Clássicas de Estado, Sociedades e Sistemas Políticos Europeus Democracia, Instituições Políticas e Tipos de Sociedade Desempenho dos sistemas políticos Seminário: O papel do Estado, dos sistemas políticos e das instituições no desenvolvimento das democracias 2: Modelos e Teorias de Estado e Administração Teorias e Modelos Contemporâneos de Estado e Administração Pública: evolução e perspectivas futuras Seminário: Análise Crítica aos Modelos e Teorias de Administração 3: Reforma e Modernização Administrativa Administração Pública comparada O papel das instituições supranacionais Seminário de tendências relativamente à reforma e modernização administrativa 4: Temas avançados em Ciência da Administração Serão realizadas seminários tendo em vista o desenvolvimento de temas relevantes para a Administração e Gestão Pública, no quadro da Ciência da Administração.
Método de Avaliação
A avaliação desta UC terá uma natureza periódica, dando particular relevo à capacidade de investigação e produção de conhecimento científico. Assim, o método de avaliação passa pela elaboração de trabalhos científicos (working papers) ao longo de seminários a ocorrer em cada semestre, correspondendo a: 1- Cada estudante é responsável por preparar um trabalho de investigação (trabalho final baseado em 2 working papers) relevante para os tópicos abordados na UC em cada semestre. Os trabalhos intermédios, em número de 2, devem basear-se numa revisão crítica da literatura, análise de dados (se aplicável) e contribuição original para o campo e tema de estudo. Os trabalhos devem ser submetidos no final de cada semestre, de acordo com as datas estabelecidas. Cada working paper terá uma ponderação equitativa entre si e, o conjunto dos trabalhos (previsivelmente 2), terão, no conjunto, uma ponderação de 35% na nota final da UC. 2- Cada estudante deve apresentar os seus trabalhos nos seminários a ocorrer ao longo do programa. A apresentação deve ser seguida de uma sessão de discussão e perguntas pelos colegas e por professores/orientadores. Os trabalhos serão avaliados por um painel composto pelo orientador (q.a.) e outros docentes especializados na área, de modo o a que os estudantes possam receber feedback construtivo e orientações para melhorar o seu trabalho. O conjunto das apresentações realizadas terá um peso de 25% na avaliação final da UC. Cada apresentação contribuirá para a formação de uma classificação única correspondente a uma ponderação aritmética simples. 3- No último semestre, os alunos devem, com base nos working papers produzidos (2) , e nos comentários obtidos com a sua apresentação e discussão, apresentar um artigo científico final (com base nos 2 working papers), que cumpra com os padrões de qualidade de publicação em revistas científicas e/ou conferências da área. O trabalho final contribuirá em 40% para a formulação da classificação final da UC. Os workingpapers e trabalhos serão avaliados com base em critérios como originalidade, rigor metodológico, relevância teórica, contribuição para o campo, clareza da escrita e capacidade de apresentação e discussão. A participação ativa nos seminários, incluindo a contribuição para as discussões dos colegas, é também considerada na avaliação. Este método de avaliação permite que os estudantes desenvolvam capacidades de investigação incrementais ao longo do programa, potenciando a produção de trabalhos científicos finais de elevada qualidade. Além disso, a apresentação em seminários proporciona oportunidades de interação e feedback, promovendo a investigação e o debate académico.
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 418.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
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Secundária
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