Currículo
Tese em Antropologia: Políticas e Imagens da Cultura e Museologia 02341
Contextos
Groupo: Antropologia: Políticas e Imagens da Cultura e Museologia > 3º Ciclo > Tese em Antropologia: Políticas e Imagens da Cultura e Museologia (180 Créditos)
ECTS
180.0 (para cálculo da média)
Objectivos
No final desta UC, o discente deverá ser capaz de: OA 1 . Aprofundamento do conhecimento e da compreensão crítica dos referenciais teóricos e das metodologias da Antropologia, e da sua aplicação num contexto de investigação determinado, incluindo, quando relevante, conexões interdisciplinares; OA2- Capacidade de enquadrar o problema de investigação num estados da questão aprofundado do conhecimento antropológico e interdisciplinar OA3 - Identificar métodos e técnicas da prática cientifica e nomeadamente os referentes ao método etnográfico
Programa
Trata-se de uma unidade curricular de enquadramento, acompanhamento e avaliação do trabalho autónomo de investigação do estudante, e de redacção e discussão da Tese resultante. Os objectivos são os seguintes: P1 - Critica dos resultados da pesquisa P2 - Debate sobre os capítulos da tese P3 - Participação em conferências e seminários O objectivo do programa é o desenvolvimento das competências de investigação, análise e debate de alguns temas presentes nos debates antropológicos.
Método de Avaliação
Avaliação com base no seminário e um relatório de progresso a apresentar no final da cada semestre. A assiduidade aos seminários é obrigatória
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 4972.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- Stocking, G.W. Delimiting Anthropology, Madison, The University of Wisconsin Press, 2001. Sperber, D. O saber dos antropólogos, Lisboa, Edições 70, 1992. Sankek, R. Fieldnotes. The Making of Anthropology, Ithaca & London, Cornell University Press, 1990. Ingold, T., Making, London and New York, Routledge, 2013 Bourdieu, P. Esquisse d'une théorie de la pratique, Paris, Seuil, 2002 ( 1972) Bloch. M. Essays on Cultural Transmission, Oxford, Berg, 2005 :
Secundária
- Daston, L. ed., Biographies of Scientific Objects, Chicago, The University of Chicago Press, 2000. Bloch, M. How we think they think, Westview Press, 1998. :