Currículo

Etnomusicologia 02343

Contextos

Groupo: Antropologia: Políticas e Imagens da Cultura e Museologia > 3º Ciclo > Parte Escolar > Seminários Opcionais

Groupo: Antropologia: Políticas e Imagens da Cultura e Museologia > 3º Ciclo > Parte Escolar > Seminários Opcionais

ECTS

10.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Não se aplica visto a FUC remeter para uma UC leccionada na FCSH onde o modelo da FUC não contempla este item

Programa

a) Discussão das principais mudanças epistemológicas na Etnomusicologia, com destaque para o pós-modernismo, pós colonialismo e para a teoria crítica.b)Análise do impacto da adopção de novas perspectivas epistemológicas na abordagem etnomusicológica de processos centrais na música nos últimos vinte anos tais como:a globalização da produção e do consumo musicais;a cultura expressiva e a sua relação com a formação de comunidades em diáspora, para a interacção entre elas, e para a sua integração nas sociedades de acolhimento; a cultura expressiva decorrente do processo do encontro colonial; a música e a sua relação com os media;a integração da música dos subalternos e das periferias no mercado global; a manutenção,apropriação e ocultação de hierarquias estéticas Ocidentais; a reprodução ou contestação de relações de poder através da música.c) Análise crítica das principais obras onde se encontram patentes os paradigmas actuais da Etnomusicologia.

Método de Avaliação

A avaliação é realizada através de: .Avaliação continua da participação nas aulas(20%) .Recensões críticas apresentadas oralmente na aula(30%) .Ensaio escrito entregue no final do semestre (50%)

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 240.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • Stokes, Martin (2004). "Music and the Global Order," Annual Review of Anthropology 33:47-72. Slobin M. (1993). Subcultural Sounds: Micro- musics of the West. Hanover, CT: Wesleyan University Press. Erlman, Veit(1999).Music,Modernity and the Global Imagination.Oxford:Oxford University Press. Denning, Michael (2015) Noise Uprising: The Audiopolitics of a World Musical Revolution. London:Verso. Born,Georgina & Hesmondhalgh D, (eds) (2000).Western Music and its Others:Difference, Representation and Appropriation in Music. Berkeley: University of California Press. Bohlman, Philip & Radano, Ronald(eds.) (2000). Music and the Racial Imagination.Chicago:Chicago University Press. :

Secundária

  • N/A:

Disciplinas de Execução

2024/2025 - 1º Semestre

2025/2026 - 1º Semestre

2013/2014 - 2º Semestre

2014/2015 - 2º Semestre

2015/2016 - 2º Semestre

2016/2017 - 2º Semestre

2017/2018 - 1º Semestre

2018/2019 - 1º Semestre

2019/2020 - 1º Semestre

2020/2021 - 1º Semestre

2021/2022 - 1º Semestre

2022/2023 - 1º Semestre

2023/2024 - 1º Semestre