Currículo
Ritual e Performance (3ºciclo) 02345
Contextos
Groupo: Antropologia: Políticas e Imagens da Cultura e Museologia > 3º Ciclo > Parte Escolar > Seminários Opcionais
ECTS
10.0 (para cálculo da média)
Objectivos
OA1. Conhecer, problematizar e utilizar os principais conceitos associados ao ritual e à performance no campo do Patromónio Cultural Imaterial; OA2. Desenvolver pensamento crítico na avaliação de processos rituais e performativos através da leitura crítica da bibliografia OA3. Capacidade de comunicar oral e por escrito e de trabalhar individualmente ou em equipa OA4. Incorporar no seu projecto de tese os debates do seminário
Programa
P1. Ritual e performance: da teoria da festa e do ritual aos estudos da performance. Questões teórico-metodológicas P2. Performances culturais e ontologia da performance; performance como modo e como evento comunicativo P3. Ritual e performance: contextos, processos e agentes P4. Ritual, Performance e Património Cultural Imaterial. Questões, problemas e debates P5. Património, desigualdades sociais e minorias P6. Contextos e rituais em mudança P7. A vida das sociedades e a «imensa acumulação de espectáculos» P8. O poder em cena e o papel dos agentes sociais: autenticidade e as políticas e as poéticas do património P9. Aldeias históricas e Património Imaterial P10. Passados e Performances: as recriações históricas. Arquivo e Repertório. P11. Performances rituais e processos de turistificação, mediatização e consumo da performance cultural P.12 Filmando Performances e Rituais. Documentar o Intangível
Método de Avaliação
A avaliação no âmbito deste seminário pressupõe a assiduidade nas sessões semanais (pelo menos 70% das sessões), intervindo e participando de maneira informada e comentando os textos sugeridos nos seminários. Assim, cada doutoranda/os deverá cumprir: Participação e discussão dos textos em seminário (40%) Redigir um ensaio final individual escrito (60%).
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 240.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
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Secundária
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