Currículo

Ritual e Performance (3ºciclo) 02345

Contextos

Groupo: Antropologia: Políticas e Imagens da Cultura e Museologia > 3º Ciclo > Parte Escolar > Seminários Opcionais

ECTS

10.0 (para cálculo da média)

Objectivos

OA1. Conhecer, problematizar e utilizar os principais conceitos associados ao ritual e à performance no campo do Patromónio Cultural Imaterial; OA2. Desenvolver pensamento crítico na avaliação de processos rituais e performativos através da leitura crítica da bibliografia OA3. Capacidade de comunicar oral e por escrito e de trabalhar individualmente ou em equipa OA4. Incorporar no seu projecto de tese os debates do seminário

Programa

P1. Ritual e performance: da teoria da festa e do ritual aos estudos da performance. Questões teórico-metodológicas P2. Performances culturais e ontologia da performance; performance como modo e como evento comunicativo P3. Ritual e performance: contextos, processos e agentes P4. Ritual, Performance e Património Cultural Imaterial. Questões, problemas e debates P5. Património, desigualdades sociais e minorias P6. Contextos e rituais em mudança P7. A vida das sociedades e a «imensa acumulação de espectáculos» P8. O poder em cena e o papel dos agentes sociais: autenticidade e as políticas e as poéticas do património P9. Aldeias históricas e Património Imaterial P10. Passados e Performances: as recriações históricas. Arquivo e Repertório. P11. Performances rituais e processos de turistificação, mediatização e consumo da performance cultural P.12 Filmando Performances e Rituais. Documentar o Intangível

Método de Avaliação

A avaliação no âmbito deste seminário pressupõe a assiduidade nas sessões semanais (pelo menos 70% das sessões), intervindo e participando de maneira informada e comentando os textos sugeridos nos seminários. Assim, cada doutoranda/os deverá cumprir: Participação e discussão dos textos em seminário (40%) Redigir um ensaio final individual escrito (60%).

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 240.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • TURNER, V. (1986), The Anthropology of Performance, NY, PAJ Publications TAYLOR, D. (2003) The Archive and the Repertoire: Performing Cultural Memory in the Americas, Durham, Duke University Press SCHNEIDER, A., & WRIGTH, C. (2010) Between Art and Anthropology, Berg, Oxford & New York. SCHECHNER, R (2005) Performance Theory (edição ampliada de "Essays on Performance Theory", 1977, 1988), NY & London, Routledge MANNING, F. (ed.) (1983) The Celebration of Society - Perspectives on Contemporary Cultural Performance, Bowling Green, Bowling Green University Popular Press. LOWENTHAL, D. (1985) The Past is a Foreign Country, Cambridge, CUP. HOBSBAWM, E.; RANGER, T. (1983) The invention of tradition, Cambridge, Cambridge University Press. CANCLINI, N. (1997) Culturas Híbridas - estratégias para entrar e sair da modernidade. São Paulo: EDUSP BOISSEVAIN, J., org. (1992) Revitalizing European Rituals, London, Routledge :

Secundária

  • WILLIAMS, Raymond (1982) [1958] Culture and Society, London, The Hogarth Press. (1993)[1973] The Country and the City, London, The Hogarth Press. SCHECHNER, Richard (1985) Between Theatre and Anthropology, Philadelphia, University of Pennsylvania Press SEGALEN, Martine (1998) Rites et rituels contemporains, Paris, Nathan. RAPOSO, Paulo et all (2013) A terra do não-lugar: diálogos entre antropologia e performance, Ed. UFSC, Santa Catarina-Brasil RAPOSO, Paulo (2011) Por Detrás da Máscara. Ensaio de Antropologia da Performance sobre os Caretos de Podence. Lisboa: IMC. PRATS, Llorenç (1997) Antropologia y património, Barcelona, Ariel. PEREIRA, Benjamim, ed. (2006) Rituais de Inverno com Máscaras, Bragança, Museu Abade de Baçal. PEIRANO, Mariza (2006) "Temas ou teorias? O estatuto das noções de ritual e performance" in Campus, 7 (2), pp. 9-16. NOYES, Dorothy (2011) La fête ou le fétiche, le geste ou la gestion: du patrimoine culturel immatériel comme effet pervers de la démocratisation, en Chiara Bortolotto (dir..), Le patrimoine culturel immatériel. Enjeux d'une nouvelle catégorie. Paris: Éditions de la Maison des sciences de l'homme, p. 125-148. MESNIL, Marianne (1974) Trois essais sur la Fête - Du Folklore à l'etno-sémiotique, Bruxelles, Ed. de l'Université de Bruxelles. LEAL, João (2000) Etnografias Portuguesas (1870-1970) Lisboa, Publicações D. Quixote. LANGDON, Jean (2007) "Performance e sua diversidade como paradigma analítico" in Antropologia em Primeira Mão, UFSC, Santa Catarina (Brasil) KIRSHENBLATT-GIMBLETT, Barbara (2004) Intangible cultural heritage as a meta-cultural production. Museum International, n° 221-222, «Visages et visions de l'immatériel», p. 53-66. HUGHES-FREELAND, Felicia, CRAIN, Mary 1996 Recasting Ritual, London, Routledge HEINICH, N. (2009) "L'inflation patrimoniale" in Nathalie Heinich La fabrique du patrimoine: de la cathédrale à la p etite cuillère, Paris, Editions de la Maison des sciences de l'homme:15-39. HARTOG, F. (2003) "Patrimoine et présent" in François Hartog Régimes d'historicité - Présentismes et expériences du temps, Paris, Seuil : 163-201. GUTIERREZ, R., FABRE, G. 1995 Feasts and Celebrations in North American Ethnic Communities, Albuquerque, U. N.Mexico Press GOTHAM, Kevin Fox (2002) "Marketing Mardi Gras: Commodification, Spectacle and the Political Economy of Tourism in New Orleans", Urban Studies, 39 (10):1735-1756. (2012) Máscaras, mistérios e segredos, Lisboa, Colibri. GODINHO, Paula, (2011) Festas de Inverno no Nordeste de Portugal - Património, mercantilização e aporias da «cultura popular», Castro Verde, 100Luz FABRE, Daniel (2001) "L'Histoire a changé de lieu", Alban Bensa e Daniel Fabre (dir.) Une Histoire à Soi, Paris, Maison des Sciences de L'Homme :13-41. DUVIGNAUD, Jean (1991) Fêtes et Civilizations, Paris, Actes Sud  1ª edição, Weber, 1973. COX, Harvey (1971) La fête des fous - essai théologique sur les notions de fête et de fantaisie, Paris, Seuil. CONNERTON, Paul (1989)1993 Como as Sociedades Recordam, Oeiras, Celta BORTOLOTTO, Chiara. 2007b. From objects to processes. Unesco's intangible cultural heritage, Journal of Museum Ethnography, n° 19, p. 21-33. BORTOLOTTO, Chiara (2011) Le Patrimoine culturel immatériel. Enjeux d'une nouvelle catégorie. Paris: Éditions de la Maison des sciences de l'homme. BAROJA, Julio Caro (1979) El Carnaval - analisis historico-cultural, Madrid, Taurus. ANICO, Marta; PERALTA, Elsa, eds. Patrimónios e Identidades - Ficções Contemporâneas, Oeiras, Celta :

Disciplinas de Execução

2024/2025 - 2º Semestre

2013/2014 - 2º Semestre

2014/2015 - 2º Semestre

2015/2016 - 2º Semestre

2016/2017 - 2º Semestre

2017/2018 - 2º Semestre

2018/2019 - 2º Semestre

2019/2020 - 2º Semestre

2020/2021 - 2º Semestre

2021/2022 - 2º Semestre

2022/2023 - 2º Semestre

2023/2024 - 2º Semestre