Currículo
Perspectivas Teóricas em Antropologia 00100
Contextos
Groupo: Antropologia > 3º Ciclo > Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias
Groupo: Antropologia > 3º Ciclo > Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias
ECTS
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Esta UC visa habilitar os estudantes a pensar criticamente a teoria e metodologia etnográfica a partir de uma perspectiva por um lado comparativa e crítica, por outro fenomenológica e hermenêutica.
Programa
1º módulo 1. A ANTROPOLOGIA HOJE. UM BALANÇO 2. RELAÇÕES ENTRE ANTROPOLOGIA E ETNOGRAFIA E PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO. Teoria, etnografia e metodologia. Abordagem teórica e abordagem analítica. 3. USOS DA COMPARAÇÃO, CONCEITOS E PROCESSOS DE CATEGORIZAÇÃO Categorias, classificações e conceitos. Produção de conhecimento na antropologia. Módulo II O divórcio da ciência e das humanidades. A ars critica e o historicismo. Teorias românticas da interpretação. O dualismo metodológico das ciências sociais (Dilthey e Weber) Entre Viena e Cracóvia - a antropologia. Da epistemologia à ontologia - arte, mundo e verdade em Heidegger. A reabilitação da tradição humanística e das suas ideias centrais - Bildung, sensus-communis, juizo, gosto (Gadamer). A antropologia - entre o pragmatismo e a solidariedade. A antropologia e os seus possíveis leitores - a tese como texto.
Método de Avaliação
A avaliação é continua e a assiduidade deve ser total. O ensaio tem uma ponderação de 80%. O ensaio (até 12 páginas)deverá estar centrado em torno de pelo menos 6 referências da bibliografia da UC.
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 124.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- Hacking, I., “The Looping Effect of Human Kinds” i, 1996, D. Sperber, D. Premack & A. J. Premack (eds.), Causal Cognition. A Multidisciplinary Approach, Oxford, Clarendon Press, pp.351-383., Verde, F., Fechados no quarto de espelhos: o perspectivismo ameríndio e o ´jogo comum´ da antropologia., 2017, Anuário Antropológico 42 (1)., Ortner, S., “Theory in Anthropology since the Sixties”,, 1984, Comparative Studies in Society and History 26(1): 126-166, https://www.jstor.org/stable/178524 Ortner, S., “Dark Anthropology and Its Others: Theory since the Eighties”, 2016, HAU: Journal of Ethnographic Theory 6(1): 47–73., https://www.haujournal.org/index.php/hau/article/view/hau6.1.004 Ingold, T., “Anthropology is not ethnography”, 2008, Proceedings of the British Academy,154: 69-92., Ingold, T, “That’s enough about ethnography”,, 2014, HAU: Journal of Ethnographic Theory, 4(1): 383-395., https://www.haujournal.org/index.php/hau/article/view/hau4.1.021 Ingold, T., “Anthropology contra ethnography”,, 2017, HAU: Journal of Ethnographic Theory, 7(1): 21-26., https://www.haujournal.org/index.php/hau/article/view/hau7.1.005 BERLIN, I., 1979 - "The Divorce Between the Sciences and the Humanities", in Against the Current - essays in the history of ideas. Princeton University Press. por Joel Weinsheimer e Donald G. Marshall. London: Sheed & Ward, 1989. RORTY, Richard. 1979 "Pragmatism, Relativism, Irrationalism". In: _____. Consequences of Pragmatism. Minneapolis: University of Minnesota Press, 1982. RORTY, R., 1998 - "Rationality and Cultural Difference", in Truth and Progress. Cambridge University Press. RORTY, R., 1991 - "Solidarity or Objectivity" & "On Ethnocentrism: A reply to Clifford Geertz", in Objectivism, in Relativism and Truth. Cambridge University Press. :
Secundária
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