Currículo

Seminário em Ciência Política e Relações Internacionais 04005

Contextos

Groupo: Ciência Política - 2020 > 3º Ciclo > Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias

ECTS

12.0 (para cálculo da média)

Objectivos

No final da UC, cada estudante deverá ser capaz de: OA1 – Familiarização dos/as estudantes com as principais abordagens em CP e teorias de RI; OA2 – Desenvolvimento de competências metodológicas que permitam o desenvolvimento de uma tese de doutoramento em CP e RI; OA3 – Desenvolvimento de competências de problematização de tópicos de investigação, de análise de questões de pesquisa, e de concepção de propostas de investigação; OA4 – Obtenção de bases de conhecimento sobre técnicas metodológicas específicas. OA5 – Desenvolvimento de competências de análise crítica de trabalhos de pesquisa em CP e RI na óptica da sua concepção metodológica; OA6 – Familiarização dos estudantes com referências bibliográficas da CP e RI relevantes sob a óptica da metodologia seguida; OA7 – Desenvolvimento de aptidões de redacção de ensaios críticos sobre tópicos relativos à pesquisa em CP e RI e respectiva capacitação para a exposição oral e discussão dos trabalhos apresentados.

Programa

CP1. Principais abordagens em Ciência Política e principais teorias de Relações Internacionais CP2. Desenho de pesquisa CP3. Inferência causal e desenho experimental CP4. Investigação comparativa CP5. Técnicas de análise quantitativas CP6. Técnicas de análise qualitativas CP7. Métodos: entrevistas, process tracing e etnografia

Método de Avaliação

A avaliação ao longo do semestre tem as seguintes componentes: a) Assiduidade (mínimo 70% de presenças) e participação nas aulas (incluindo participação nos exercícios desenvolvidos em sala de aula) (Ponderação: 15% da nota final); b) Realização de atividades fora das aulas, atribuídas aula a aula (Ponderação: 25% da nota final) c) Trabalho escrito individual sobre um tópico de investigação da CP ou RI, dando especial ênfase aos objectivos e proposta metodológica (Ponderação: 55% da nota final; 15% para o documento submetido no 1.º semestre, 40% para o documento submetido no 2.º semestre) Não é possível realizar a UC por exame. Mais detalhes sobre as componentes da avaliação ao longo do semestre: a) Ser participativo nas aulas significa: fazer intervenções interessantes nas aulas, fazer perguntas que revelam que se está a seguir a matéria, participar nos debates e exercícios, ter uma postura que demonstra estar a seguir as aulas com atenção. b) No final de cada aula, é pedido aos estudantes que desenvolvam uma actividade relacionada com a matéria leccionada naquela aula, que é depois discutida no início da aula seguinte. Essa discussão revela quem realizou a actividade e com que qualidade o fez. O/a docente pode também pedir para que a actividade seja realizada em formato escrito. c) O trabalho final consiste em fazer a revisão de um tópico (à escolha do/a estudante), dando ênfase à forma este tem sido tratado empiricamente: as investigações sobre esse tópico visam que objectivos? que tipo de metodologias têm sido adoptadas (mais qualitativas, mais quantitativas)?; qual o nível de análise mais comum (micro, macro, etc)?; que tipo de análises têm sido feitas?; que factores explicativos têm sido analisados?; a análise desse tópico tem incidido sobretudo em que países?, etc. No primeiro dia de aula, os/as estudantes recebem instruções mais específicas sobre o conteúdo do trabalho final. No final do 1º semestre, os/as estudantes devem entregar aos docentes (de CP ou RI, consoante a área de especialização da sua tese) uma primeira versão do trabalho final, com base em 5-10 artigos, à qual receberão feedback. Essa primeira versão vale 15% da nota final. No final do 2º semetre, os/as estudantes devem entregar aos docentes (de CP ou RI, consoante a área de especialização da sua tese) a versão final do trabalho, com base num número ilimitado de artigos. A versão final vale 40% da nota final. Nº de páginas (1º semestre): 8, excluindo capa e bibliografia (5-10 artigos) Nº de páginas (2º semestre): 10, excluindo capa e bibliografia (sem limite de artigos).

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 266.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • CP: Della Porta D, Keating M, (2008, eds). Approaches and Methodologies in the Social Sciences: A Pluralist Perspective. Cambridge University Press. Lowndes, Vivien; David Marsh e Gerry Stoker (2018), Theory and methods in political science, Londres, Palgrave. Bryman, Alan (2012), Social Research Methods, Oxford University Press. Howard, Christopher (2017), Thinking like a Political Scientist: a practical guide to research methods, The University of Chicago Press. RI: Devin, Guillaume, et al. (2018). Resources and Applied Methods in International Relations. Houndmills, Basingstoke, Hampshire: Palgrave Macmillan. Lamont, C. (2020). Research methods in International Relations. SAGE. Savigny, H., and Marsden, L. (2011). Doing Political Science and International Relations: Theories in Action. Houndmills, Basingstoke, Hampshire: Palgrave Macmillan. Roselle, L., Shelton, J. T., & Spray, S. (2019). Research and writing in international relations. Routledge.:

Secundária

  • CP: Box-Steffensmeier, Janet M. (ed.) (2010), The Oxford Handbook of Political Methodology, Oxford, OUP. Burnham, Peter, Karin Lutz, Wyn Grand and Zig Layton-Henry (2008, 2nd edition), Research Methods and Politics, Palgrave, 38-68. Gerring, Jonh (2007), Case Study Research Principles and Practices . NY: CUP. Gustafsson, Karl & Hagström, Linus (2018) “what is the point? teaching graduate students how to construct political science research puzzles”. European Political Science 17, 634–648. Kamler, Barbara & Pat Thomson (2014, 2nd edition), Helping Doctoral Students Write: Pedagogies for Supervision, Routledge. Johnson, Janet Buttolph, e H. T. Reynolds (2020), Political Science Research Methods, 9ªed., Los Angeles, Sage. Hancke, B. (2009), Intelligent Research Design. A Guide for Beginning Researchers in the Social Sciences, Oxford, OUP. RI Jackson, P. T. (2011). The Conduct of Inquiry in International Relations. New York: Routledge. Burchill, S. et al. (Ed.) (2009). Theories of International Relations. (4th ed.). New York: Palgrave. Cravinho, J. G. (2008). Visões do Mundo: as Relações Internacionais e o Mundo Contemporâneo (3rd ed.). Lisboa: ICS. 
 Reus-Smit, C., and Snidal, D. (Eds.). (2010). The Oxford Handbook of International Relations. Oxford, New York: Oxford University Press. Dunne, T., Kurki, M., & Smith, S. (Eds.). (2021). International relations theories: Discipline and diversity. Oxford University Press, USA.:

Disciplinas de Execução

2024/2025 - 1º Semestre

2020/2021 - 1º Semestre

2020/2021 - 2º Semestre

2021/2022 - 2º Semestre

2021/2022 - 1º Semestre

2022/2023 - 1º Semestre

2022/2023 - 2º Semestre

2023/2024 - 1º Semestre