Currículo
Tópicos Avançados em Ciências da Complexidade II 02913
Contextos
Groupo: Ciências da Complexidade - 2015 > 3º Ciclo > Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias
ECTS
12.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Com esta unidade curricular os alunos ficarão aptos a: 1. utilizar os conceitos teóricos e as ferramentas da Economia para o estudo dos sistemas complexos, de acordo com o estado da arte neste domínio; 2. utilizar os conceitos teóricos e as ferramentas da Sociologia para o estudo dos sistemas complexos, de acordo com o estado da arte neste domínio; 3. utilizar os conceitos teóricos e as ferramentas da Antropologia para o estudo dos sistemas complexos, de acordo com o estado da arte neste domínio; 4. utilizar os conceitos teóricos e as ferramentas da Psicologia para o estudo dos sistemas complexos, de acordo com o estado da arte neste domínio; 5. utilizar os conceitos teóricos e as ferramentas da Redes Sociais para o estudo dos sistemas complexos, de acordo com o estado da arte neste domínio; 6. utilizar os conceitos teóricos e as ferramentas da Tratamento de Dados para o estudo dos sistemas complexos, de acordo com o estado da arte neste domínio.
Programa
1. Economia: John Reed, Brian Arthur; Hayek; individualismo metodológico, reducionismo; economia baseada em agentes artificiais computacionais. 2. Sociologia: Norbert Elias. Estruturas sociais vs. níveis de análise. Raimond Boudon. 3. Antropologia: diversidade cultural, etnocentrismo; sociedades primitivas, evolução; sociedades actuais, funcionalismo. 4. Psicologia: Bibb Latané, Teoria do Impacto Social. James Davies. Esquemas de decisão sociais. Piaget: psicologia genética. Keith Sawyer: individualismo vs. holismo. Max Weber. Holismo: Durkheim, factos sociais. Vigotsky. Funcionalismo. Socio-culturalismo. Fodor e Davidson. 5. Redes Sociais: seis graus de separação (Erdos); grafos aleatórios; efeito small world; Watts e Strogatz; scale-free; efeito hub; efeito Mateus. 6. Tratamento de dados
Método de Avaliação
Avaliação Continua: - Exercícios (90%) - Exercícios referentes às matérias apresentadas na aula. - Participação nas aulas (10%).
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 275.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- - John H. Miller, Scott E. Page, "Complex Adaptive Systems: An Introduction to Computational Models of Social Life ", Princeton University Press, 2007 - Melanie Mitchell, "Complexity: A Guided Tour", Oxford University Press, 2011 - Brian Arthur, "Complexity and the Economy", Oxford University Press, 2014 - David Byrne, Gillian Callaghan, "Complexity Theory and the Social Sciences: The state of the art", Routledge, 2013 :
Secundária
- .: