Currículo

Estudos de Internet 01700

Contextos

Groupo: Ciências da Comunicação > 3º Ciclo > Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias

Groupo: Ciências da Comunicação > 3º Ciclo > Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias

ECTS

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Os Objetivos de Aprendizagem (OA) são os seguintes: OA1. Compreender o desenvolvimento histórico dos estudos da Internet e dos seus principais referenciais teóricos. OA2. Analisar criticamente a forma como a internet influencia vários aspetos da sociedade, incluindo as interações sociais, a cultura, a política e a economia. OA3. Analisar questões atuais, como as desigualdades digitais, a plataformização e a governação. OA4. Avaliar as implicações éticas e sociais das tecnologias da Internet. Os OA estão alinhados com os métodos de ensino. As aulas permitem uma compreensão do desenvolvimento histórico e das estruturas teóricas, reforçada através de leituras e seminários críticos. Os estudos de caso e as discussões em grupo facilitam a análise dos impactos da internet. As apresentações dos alunos garantem uma familiarização com questões atuais e emergentes. As implicações éticas e sociais são integradas nos tópicos tratados na UC e em estudos de caso.

Programa

CP1. Introdução aos Estudos da Internet e aos seus principais quadros teóricos CP2. Para Além de “Dualismos Digitais”: o Género, o Corpo e a interseccionalidade na era Digital CP3. Desigualdades digitais: Divisões, acesso e Participação Digital CP4. Os impactos das redes digitais na vida quotidiana e social dos utilizadores CP5. Plataformização e a Economia Política da Internet CP6. Internet e as crises epistémica, epistemológica e comunicacional CP7. Redes, Governação e Política da Internet CP8. Poder e Movimentos Sociais na Era Digital

Método de Avaliação

Estrutura de Avaliação: A avaliação será realizada em dois momentos essenciais, destinados a avaliar tanto a compreensão dos alunos sobre conceitos-chave como a sua capacidade de realizar investigação original. Apresentação de Texto em Aula (30% da Nota Final): Descrição: Cada aluno escolherá um texto relacionado com uma das áreas temáticas do curso. Apresentarão em aula uma revisão crítica e análise do texto escolhido. Objetivos avaliados: Compreender o desenvolvimento histórico e os fundamentos teóricos. Analise criticamente os impactos sociais, culturais, políticos e económicos. Avalie as implicações éticas e sociais. Critério de avaliação: Compreensão e explicação dos principais argumentos e teorias do texto. Análise crítica e capacidade de contextualizar o texto dentro da literatura mais vasta de estudos da Internet. Clareza, coerência e profundidade da apresentação. Envolvimento com o público através de perguntas e respostas e discussões. Trabalho Final (70% da Nota Final): Descrição: Os alunos escreverão um ensaio crítico e argumentado num ponto específico do programa da UC. Este ensaio deve demonstrar a sua capacidade de se envolver profundamente com o conteúdo da UC e fornecer um argumento bem fundamentado. Objetivos avaliados: - Análise crítica dos impactos sociais, culturais, políticos e económicos. - Identificação de questões atuais e emergentes. - Avaliar as implicações éticas e sociais. Critérios de avaliação do trabalho final: - Profundidade de análise e argumentação. - Integração de evidência teórica e empírica. - Clareza, coerência e organização do trabalho. - Originalidade e pensamento crítico demonstrados na argumentação. Cronograma e Prazos: Apresentação do Texto: Seleção e aprovação do texto: Até ao final da Semana 3. Datas de apresentação: Programadas ao longo das semanas 4 a 10, com base na relevância do tema. Trabalho final: Envio de proposta ou esboço de trabalho: Final da semana 8. Esta estrutura de avaliação garante uma avaliação equilibrada da compreensão teórica, do pensamento crítico e das capacidades de investigação dos alunos, estando alinhada com os objetivos de aprendizagem e o conteúdo programático do curso.

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 133.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • Baldi, V. (2024). Otimizados e desencontrados: ética e crítica na era da inconsciência artificial. Braga: Húmus. Cardoso G, (org) (2024). A Nova Comunicação. Coimbra: Almedina 2024 Cardoso, G. (2023). A comunicação da comunicação. As pessoas são a mensagem. Lisboa: Mundos Sociais. Cardoso, G., da Costa, A. F., Coelho, A. R., & Pereira, A. (2015). A sociedade em rede em Portugal: uma década de transição. Coimbra: Almedina. Castells, M. (2013). Communication power. Oxford: OUP Oxford. Dutton, W. H. (Ed.). (2013). The Oxford handbook of internet studies. Oxford: OUP Oxford. Espanha, R., & Lapa, T. (2019). Literacia dos novos media. Lisboa: Mundos sociais. Van Dijck, J., Poell, T., & De Waal, M. (2018). The platform society: Public values in a connective world. Oxford university press. Van Dijk, J. (2020). The digital divide. John Wiley & Sons. Webster, F. (2014). Theories of the information society. Londres: Routledge.:

Secundária

  • Altay, S., Berriche, M., & Acerbi, A. (2023). Misinformation on misinformation: Conceptual and methodological challenges. Social media+ society, 9(1) Burgess, J., Marwick, A., & Poell, T. (Eds.). (2017). The SAGE handbook of social media. Sage. Cardoso, G. et al. (2013). A sociedade dos ecrãs. Lisboa: Tinta da China. Cardoso, G., Lapa, T., & Di Fatima, B. (2016). People are the message? Social mobilization and social media in Brazil. International Journal of Communication, 10, 22. Cardoso, G., Accornero, G., Lapa, T. & Azevedo, J. (2017). Social movements, participation and crisis in Europe. In Manuel Castells, Olivier Bouin, Joao Caraça, Gustavo Cardoso, John Thompson, Michel Wieviorka (Ed.), Europe’s crises. (pp. 405-427). Cambridge: Polity Press. Dahlgren, P. (2018). Media, knowledge and trust: The deepening epistemic crisis of democracy. Javnost-The Public, 25(1-2), 20-27. Evangelista, R., & Bruno, F. (2019). WhatsApp and political instability in Brazil: targeted messages and political radicalisation. Internet policy review, 8(4), 1-23. Graham, M., & Dutton, W. H. (Eds.). (2019). Society and the internet: How networks of information and communication are changing our lives. Oxford University Press. Helsper, E. J. (2021) The digital disconnect: the causes and consequences of digital inequalities. EBSCOhost Hirsch-Kreinsen, H. (2023). Artificial intelligence: A “promising technology”. AI & SOCIETY, 1-12. Kitchin, R. (2014). The data revolution: Big data, open data, data infrastructures and their consequences. Sage. Lapa, T. et al (2018) “As desigualdades digitais e a sociedade portuguesa: divisão, continuidades e mudanças” In Carmo et al (Orgs.) Desigualdades Sociais: Portugal e a Europa, Lisboa: Mundos Sociais. Lima-Quintanilha, T., Torres-da-Silva, M., & Lapa, T. (2019). Fake news and its impact on trust in the news. Using the Portuguese case to establish lines of differentiation. Communication & Society, 32(3), 17-33. Munn, L. (2022). Thinking through silicon: Cables and servers as epistemic infrastructures. New Media & Society, 24(6), 1399-1416. Rowell, L., & Call-Cummings, M. (2020). Knowledge Democracy, Action Research, the Internet and the Epistemic Crisis. Journal of Futures Studies, 24(4). Tsatsou, P. (2016). Internet studies: Past, present and future directions. Routledge. Üzelgün, M. A., Giannouli, I., Archontaki, I., Odstrčilová, K., Thomass, B., & Álvares, C. (2024). Transforming Toxic Debates towards European Futures: Technological Disruption, Societal Fragmentation, and Enlightenment 2.0. Central European Journal of Communication, 17. Zuboff, S. (2019). The age of surveillance capitalism. Profile Books.:

Disciplinas de Execução

2024/2025 - 1º Semestre

2011/2012 - 2º Semestre

2012/2013 - 2º Semestre

2013/2014 - 2º Semestre

2014/2015 - 2º Semestre

2015/2016 - 2º Semestre

2016/2017 - 1º Semestre

2017/2018 - 1º Semestre

2018/2019 - 1º Semestre

2019/2020 - 1º Semestre

2020/2021 - 1º Semestre

2021/2022 - 1º Semestre

2022/2023 - 1º Semestre

2023/2024 - 1º Semestre