Currículo
Media e Mediações Socioculturais 01698
Contextos
Groupo: Ciências da Comunicação > 3º Ciclo > Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias
Groupo: Ciências da Comunicação > 3º Ciclo > Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias
ECTS
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
1 - Abordar a comunicação via media como processo de construção de sentido e acção social. Considerar as características dos media e do sistema de media no respectivo contexto, nomeadamente, como articulam entendimentos e interesses sociais, culturais, económicos e políticos. Situar o desempenho dos media e o agir via media como vector de mediação social e potenciador de oportunidades que: resulta e tende a reproduzir as relações de força na sociedade; viabiliza influência que depende de envolvimento e adesão; propicia conhecimento, partilha e relação, cultura e entretenimento, rentabilidade, poder, controlo e dominação, susceptíveis de contestação e contraposição. 2 - Promover conhecimento teórico e capacidade de análise do desempenho dos media como recursos de comunicação e mediação, em diferentes vertentes da vida social. 3 - Desenvolver capacidade de pesquisa, selecção, apreensão de abordagens e problemáticas, formulação e apresentação de reflexão e problematização própria.
Programa
Os conteúdos programáticos desta unidade curricular visam o aprofundamento teórico e analítico de temáticas relacionadas com a elucidação do lugar e papel social dos media no tempo contemporâneo. Tema geral Comunicação, media e mediações na época das redes digitais Temas específicos Comunicação, media e mediação Media, mediação e poder simbólico. Informação, conhecimento, jornalismo e media. Media, cultura e entretenimento. Media, sociabilidade e comunidade. Media, públicos e audiências. Media, consumo e identidade. Media, opinião pública, política e democracia. Media, inovação e mudança social.
Método de Avaliação
A avaliação atenderá à prestação nas apresentações, debates e seminários e à classificação do trabalho final: um paper sobre uma problemática da escolha do discente, concertada com o docente, dentro do âmbito temático de UC, com dimensão entre 3000 e 3500 palavras (cerca de 10 páginas A4).
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 133.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- LEISS et al,1990, Social Communication in Advertising, Routledge LASH & LURRY,2007, Global Cultures industry, Polity K. MONTGOMERY,2009, Generation Digital, MIT,Press J. JONES,2004, Entertaining Politics, Rowman & Littlefield J. CURRAN et al 2009, ?Media System, Public Knowledge and Democracy?, E J of Communication 24, Sage H.ORNEBRING, et al(2004),?Tabloid Journalism and the Public Sphere?,Journalism Studies,5:3, Sage G. MARCUS, 2002,Emotion in democratic politics, Pennsylvania U Press CROTEAU & HOYNES,2005,Corporate Media and the Public Interest, Pine Forge R. SILVERSTONE,2005,?The Sociology of Mediation and Communication?, in CALHOUN et al, The Handbook of Sociology, Sage COWHEY & ARONSON,2009,The Political Economy of Innovation, MIT Press CARON & CARONIA,2007,Mobile communication in everyday life, Montréal, McGill U Press BRETON & PROULX, 2002,L?Explosion de la Communication a l?Aube du XXIe Siècle, La Découverte BRIGS & BURKE, 2002,A Social History of the Media, Polity :