Currículo

Comunicação Estratégica 01699

Contextos

Groupo: Ciências da Comunicação > 3º Ciclo > Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias

ECTS

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Pretende-se enquadrar a publicidade como um elemento do sistema de comunicação social, mas que possui objectivos pré-determinados, e verdadeiramente estratégicos. É também objectivo revelar a publicidade como um discurso que valoriza o novo, o ideal de juventude, a cultura do efémero, a estetização dos produtos e a construção de universos imagéticos. O objectivo da segunda parte consiste em promover a discussão e reflexão sobre qual dos cenários traçados por White e Mazur (1995) será mais pertinente para pensar o futuro das Relações Públicas. Pretende-se, assim, fomentar o pensamento crítico e a aquisição de competências que permitam a todos os que desejem tornar-se investigadores na área da Comunicação Estratégica,Relações Públicas ou da Comunicação no Interesse Público um elevado grau de conhecimento e capacidade de reflexão crítica sobre os fundamentos,problemas e desenvolvimentos desta disciplina tanto ao nível dos seus pressupostos teóricos como da sua prática profissional.

Programa

Esta unidade curricular organiza-se em unidades temáticas: Na primeira serão abordadas as problemáticas da publicidade como estratégia de Comunicação e da relevância dos objectivos de comunicação; do discurso publicitário, da persuasão e dos apelos; das condicionantes do Consumo; e da dimensão psicológica do acto de consumo Na segunda será abordada a noção de ?comunicação? no quadro delimitado pelas Relações Públicas: a) a comunicação não é uma adenda às nossas acções mas um tipo especial de acção humana, uma acção humana intencional; b) aquilo que significamos excede o que dizemos; c) a linguagem está imbricada na trama que são todas as nossas actividades. As RP como uma função estratégica de integração e desenvolvimento social permitindo às organizações conhecer e adaptar-se ao meio envolvente, promovendo e fomentando a negociação entre diferentes grupos visando o desenvolvimento social e económico.

Método de Avaliação

Os doutorandos serão avaliados através de uma investigação de carácter individual.

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 133.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • White, J. e E Mazur, L. [1995] Strategic Communications Management, Addison, England. Veríssimo, J.(2008) O corpo na Publicidade, Lisboa:Edições Colibri Tellis, Geradrd (2004), Effective Advertising, Sage Publications, Califórnia Searle, J. R.[1969] Speech Acts,An Essay in the Philosophy of Language, Cambridge University Press, New York, reimpresso 1994 Percy, Larry, Elliott, Richard (2005), Strategic Advertising Management, New York., Oxford University Press, Lipovestky, Jilles(2007) A felicidade paradoxal, Lisboa, Edições 70 Grice, H. P.[1957] ?Meaning?, Philosophical Review, 66 Falconi, T.[2004] Governare le relazioni ? obiettivi, strumenti e modelli delle relazioni pubbliche, il sole 24 ORE, Milão. Dilenshneider,R.[2010] The AMA Handbook of Public Relations, AMA, New York De Pelsmacker P.; Geuens M.; Van den Bergh J.(2004), Marketing Communications - A European Perspective, London: Prentice Hall Adam,J-M. & Bonhomme, M.(2000) La Argumentación Publicitaria, Madrid, Catedra:

Secundária

Disciplinas de Execução

2024/2025 - 1º Semestre

2011/2012 - 1º Semestre

2012/2013 - 1º Semestre

2013/2014 - 1º Semestre

2014/2015 - 1º Semestre

2015/2016 - 1º Semestre

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2018/2019 - 1º Semestre

2019/2020 - 1º Semestre

2020/2021 - 1º Semestre

2021/2022 - 1º Semestre

2022/2023 - 1º Semestre

2023/2024 - 1º Semestre