Currículo

Seminário de Projecto em Ciências da Comunicação 01703

Contextos

Groupo: Ciências da Comunicação > 3º Ciclo > Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias

ECTS

18.0 (para cálculo da média)

Objectivos

O estudante que complete com sucesso esta UC será capaz de: OA1. Identificar os requisitos e as componentes principais de um projeto de investigação na área das ciências da comunicação, com parâmetros académicos exigentes em termos de qualidade e ética; OA2. Conceber um projeto de tese de doutoramento em ciências da comunicação que contribua para o avanço do conhecimento sobre fenómenos sociais, económicos, políticos e culturais tendo por objeto o estudo da comunicação e/ou dos instrumentos teóricos e metodológicos das ciências da comunicação, como por exemplo os métodos digitais, a um nível suscetível de publicação científica; OA3. Planear o desenvolvimento da investigação de maneira consistente, exequível e ajustada ao período de tempo disponível para a realização da tese de doutoramento.

Programa

CP1. A investigação em ciências da comunicação: objetivos, modalidades e resultados. CP2. Projetos de investigação científica, enquadramento em centros de investigação, publicação científica. CP3. Tipos de pesquisa e estratégias de investigação. Teoria e investigação empírica. Problemas de operacionalização. Familiarização e distanciamento: Problemas de interferência. Teorias auxiliares de pesquisa. Níveis de análise. Modos de inferência. Modos de explicação. CP4. Questões éticas na investigação em ciências da comunicação. CP5. Desenho da pesquisa e componentes do projeto de investigação.

Método de Avaliação

A avaliação incide sobre: i) a participação no seminário; ii) a elaboração de um projeto de investigação para tese de doutoramento, apresentado em documento escrito segundo modelo FCT.

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 416.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • Cardoso, Gustavo (2023). A Comunicação da Comunicação. As Pessoas são a Mensagem. Mundos Sociais. Castells, M. (2023). The Network Society Revisited. American Behavioral Scientist, 67(7). 940-946. https://doi.org/10.1177/00027642221092803 Eco, U. (2021) ‘Hard and Soft Communication’, Observatorio (OBS*), 15(2). doi: 10.15847/obsOBS15220212010. McQuail, D. & Deuze, M. (2020). McQuail’s Media & Mass Communication Theory (seventh edition). London: SAGE. Paquete de Oliveira, J.M. (2017) ‘A comunicação numa perspectiva sociológica’. In: Cardoso, G. (ed.) Comunicação e quotidiano: textos e intervenções (1983-2016). Lisboa: Tinta-da-China. Winston, B. (1998) Media technology and society: a history: from the telegraph to the internet. Oxford: Routledge. Winston, B. (2002) ‘Towards Tabloidization? Glasgow revisited, 1975-2001’, Journalism Studies, 3:1, 5-20. doi: 10.1080/14616700120107301.:

Secundária

Disciplinas de Execução

2025/2026 - 1º Semestre

2024/2025 - 1º Semestre