Currículo

Métodos Avançados em Ciências da Comunicação 01702

Contextos

Groupo: Ciências da Comunicação > 3º Ciclo > Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias

ECTS

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

MÓDULO I (M I) - Identificar e avaliar criticamente uma variedade de métodos de investigação utilizados pelos investigadores na área da comunicação. - Proporcionar o desenvolvimento de competências práticas que permitam aos estudantes a recolha, análise e exposição de dados de investigação. Principais competências a adquirir: - Domínio das principais metodologias aplicáveis a contextos comunicacionais. - Capacidade de identificar um problema de investigação, decidir sobre os objectivos da investigação e seleccionar os métodos e técnicas apropriados para levar a cabo a investigação. MÓDULO II (M II) Proporcionar uma formação avançada em tratamento qualitativo dos resultados de uma pesquisa qualitativa, através do desenvolvimento de competências necessárias à utilização, em contexto académico e profissional, do software para Análise de Conteúdo - MAXqda(R).

Programa

MÓDULO I 1.Teorias e abordagens gerais às questões da investigação. 2. O primado da teoria. A construção dos modelos de análise. 2.1.Modelos de investigação qualitativos, quantitativos e mistos. 3. Metodologias lógico-dedutivas 4. Metodologias compreensivas 4.1. Fundamentos, características, objetivos e conceitos fundamentais. 4.2. Modelos e modelização da investigação qualitativa. 4.3. Principais técnicas qualitativas de recolha de informação. As entrevistas, as abordagens biográficas, a observação. 5. Selecção das unidades de observação e amostragem. MÓDULO II Design da pesquisa Análise de Conteúdo: teoria e método Análise de Conteúdo Assistida por Computador: - Introdução ao MAXqda - Codificação em MAXqda - Codificação automática com Maxdictio - Outputs do MAXqda - Ferramentas visuais do MAXqda Análise da relevância temática: Articulação entre o MAXqda e o Excel. Análise quantitativa de conteúdo: desenvolvimento de análise estatística a partir das categorias conceptuais

Método de Avaliação

Trabalho individual com nota mínima de 10 valores e correspondendo a 100% da avaliação. O trabalho tem a estrutura de um projecto de investigação que traduza reflexão e aprofundamento de metodologias e técnicas a utilizar em Ciências da Comunicação. A avaliação desta UC não contempla a realização de exame escrito final.

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 133.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • Bryman, Alan (2012), Social research methods. 4th Ed. Oxford University Press Inc., New York. Lessard-Hébert, M; G. Goyette; G. Boutin (2005), Investigação Qualitativa ? Fundamentos e Práticas, Lisboa: Piaget Ketele, J-M. e X. Roegiers (s/d), Metodologia de Recolha de Dados - Fundamentos dos Métodos de Observações, de Questionários, de Entrevistas e de Estudo de Documentos, Lisboa: Instituto Piaget. Gigglione, R e B. Matalon (1992), O Inquérito-Teoria e prática, Oeiras: Celta. Flick, U. (2005), Métodos Qualitativos na Investigação Científica, Lisboa: Monitor. MÓDULO II Wimmer, R. D., & Dominick, J. R. (2003). Mass Media Research: An Introduction. CA: Thomson/Wadsworth. Hammersley, M. & Atkinson, P. (2007). Ethnography: Principles in practice. London: Routladge. Gunter, B. (2000). Media research methods: measuring audiences, reactions and impact. London: Sage. Creswell, J. W. (2009). Research Design ? Quantitative, Qualitative and Mixed Methods Approaches. London: Sage.:

Secundária

  • Guerra, I. C. (2006), Pesquisa Qualitativa e Análise de Conteúdo, Estoril: Principia.:

Disciplinas de Execução

2024/2025 - 1º Semestre

2025/2026 - 1º Semestre

2011/2012 - 1º Semestre

2012/2013 - 1º Semestre

2013/2014 - 1º Semestre

2014/2015 - 1º Semestre

2015/2016 - 1º Semestre

2016/2017 - 1º Semestre

2017/2018 - 1º Semestre

2018/2019 - 1º Semestre

2019/2020 - 1º Semestre

2020/2021 - 1º Semestre

2021/2022 - 1º Semestre

2022/2023 - 1º Semestre

2023/2024 - 1º Semestre