Currículo
Seminário de Acompanhamento do Projeto de Doutoramento em Ciências e Tecnologias da Informação SAPDCTI
Contextos
Groupo: Ciências e Tecnologias da Informação - 2020 > 3º Ciclo > Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias
ECTS
12.0 (para cálculo da média)
Objectivos
O Seminário tem o propósito de garantir que o aluno: 1. Define as alternativas disponíveis para o seu projeto e os requisitos associados a cada uma: Os alunos devem ter desenvolvido a aptidão de apresentar uma visão global do projeto, centrando-se nos seus aspetos mais relevantes, apontando soluções para alternativas analisadas 2. Descreve diferenças relativas a abordagens originalmente pensadas, e reage adequadamente às intervenções dos participantes nas sessões de apresentação (alunos e orientadores).
Programa
Esta UC não tem um programa típico. Em vez disso, a UC organizará um conjunto de apresentações de todos os alunos das propostas de tese, perante um júri que inclui um(a) orientador(a) e o diretor do programa doutoral. Idealmente os alunos do programa devem assistir às apresentações dos seus colegas, mesmo que já tenham tido aprovação à UC.
Método de Avaliação
Avaliação ao longo do semestre: Cada aluno tem dois elementos de avaliação: um documento escrito de suporte, e a sua apresentação ao vivo no final do semestre. Cada um destes elementos é avaliado relativamente à qualidade do conteúdo e à qualidade da comunicação. Nota final = 50% x conteúdo + 50% x comunicação A nota final será dada pelo responsável da UC depois de conhecer a sugestão do(a) orientador(a).
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 278.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- - Montgomery, Scott L. (2017). The Chicago Guide to Communicating Science (2nd ed.), Chicago Guides to Writing, Editing, and Publishing, The University of Chicago Press. - Valiela, Ivan (2009). Doing Science: Design, Analysis, and Communication of Scientific Research (2nd ed.), Kindle Edition, Oxford University Press. - Turk, Christopher & Kirkman, John (2002). Effective Writing: Improving Scientific, Technical, and Business Communication (2nd ed.), Kindle Edition, Routledge. - Bucchi, Massimiano & Trench, Brian (Eds.) (2021). Routledge Handbook of Public Communication of Science and Technology (3rd ed.), London: Routledge.:
Secundária
- - Barañano, Ana Maria (2008). Métodos e Técnicas de Investigação em Gestão. Lisboa: Edições Sílabo, ISBN: 978-972-618-312-9. - Carvalho, José Eduardo (2009). Metodologia do Trabalho Científico. «Saber Fazer» da investigação para dissertações e teses. Lisboa: Escolar Editora (2ª ed.), ISBN: 978-972-592-244-6. - Creswell, John W. & Creswell, J. David (2018). Research design: Qualitative, quantitative, and mixed methods approaches. London, Los Angeles and New Delhi: SAGE (5th ed.), ISBN: 978-1-5063-8670-6. - Davies, Martin Brett (2007). Doing a Successful Research Project: Using Qualitative or Quantitative Methods. London: Palgrave Macmilan, ISBN: 978-140-399-379-3. - Dias, Maria Olívia (2010). Planos de Investigação, Avançando passo a passo. Porto: Edições Afrontamento, ISBN: 978-989-967-860-6. - Oliveira, Luís Adriano (2011). Dissertação e Tese em Ciência e Tecnologia Segundo Bolonha. Lisboa: LIDEL, ISBN: 978-972-757-742-2. - Spector, Nelson (2002). Manual para redação de teses, projetos de pesquisa e artigos científicos. Ed. Guanabara Koogan (2ª ed.), ISBN: 978-852-770-702-2. - Vilelas, José (2020). Investigação - O Processo de Construção do Conhecimento. Lisboa: Edições Sílabo (3ª ed.), ISBN: 978-989-561-097-6.: